Código: | EIC0026 | Sigla: | PLOG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Programação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 183 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 3 | - | 4,5 | 56 | 121,5 |
O paradigma da Programação em Lógica apresenta uma abordagem declarativa e baseada em processos formais de raciocínio à programação, mais apropriada para a resolução de alguns tipos de problemas. A programação em lógica com restrições permite abordar problemas de satisfação de restrições e de optimização, modelando-os de uma forma directa e elegante.
Objetivos: Adquirir familiaridade com os paradigmas da Programação em Lógica e da Programação com Restrições. Desenvolver as capacidades de raciocínio abstracto e de representação de problemas de forma declarativa.
A Unidade Curricular centra-se no paradigma da programação baseada em lógica de primeira ordem. A componente prática baseia-se na utilização da linguagem de programação Prolog. Adicionalmente, é também abordada a programação em lógica com restrições, com ilustração de diversas aplicações práticas.
Distribuição Percentual: Componente científica: 50%; Componente tecnológica: 50%
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ter competências para:
Os estudantes deverão também ter apreendido competências de programação requeridas nos trabalhos das unidades curriculares da área da Inteligência Artificial.
Embora a Unidade Curricular não tenha pré-requisitos especiais, conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Fundamentos de Programação, Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, e Concepção e Análise de Algoritmos, são muito úteis para a Unidade Curricular de Programação em Lógica.
Fundações da Programação em Lógica
Conceitos da Programação em Lógica
A Linguagem Prolog
Técnicas Avançadas de Programação em Prolog
Programação em Lógica com Restrições
As aulas teóricas são usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de exemplos e sua discussão. Nas aulas teórico-práticas são propostos exercícios de programação e acompanha-se o desenvolvimento dos trabalhos práticos dos alunos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Teste | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 10,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 122,00 |
Um aluno inscrito obtém frequência se cumprir a assiduidade às aulas teórico-práticas (máximo de faltas permitido corresponde a 25% das aulas previstas).
Nota Final = 50% * Trabalhos + 50% * Testes
Trabalhos = 65% * Trabalho1 + 35% * Trabalho2
Trabalho1 = 25% * Inter1 + 75% * Final1
Testes = 65% * Teste1 + 35% * Teste2
Trabalhos: Nota global dos Trabalhos Práticos.
Inter1: Nota da Avaliação Intercalar do Trabalho 1.
Final1: Nota da Avaliação Final do Trabalho 1 (Relatório e Demonstração).
Trabalho2: Nota da Avaliação do Trabalho 2 (Relatório e Demonstração).
Testes: Nota global dos dois Testes.
Teste1: Nota obtida no Teste 1.
Teste2: Nota obtida no Teste 2.
Para obter aprovação, aplicam-se as seguintes classificações mínimas:
- Trabalho1: 7 valores em 20
- Trabalho2: 7 valores em 20
- Teste1: 7 valores em 20
- Teste2: 5 valores em 20
Os dois testes serão realizados em ambiente Moodle.
A Unidade Curricular tem 50% de avaliação prática, que é o resultado da realização de dois trabalhos práticos seguindo as regras indicadas na página da unidade curricular. O 1º trabalho prático tem interface com a Unidade Curricular de LAIG (para os estudantes inscritos nessa UC). Os restantes 50% da avaliação correspondem a dois testes feitos em ambiente Moodle.
A avaliação em épocas especiais consiste na elaboração de um Trabalho prático e de um Exame escrito (com consulta), valendo cada uma destas componentes 50% da nota final. A aprovação na Unidade Curricular pressupõe a obteção de uma classificação mínima de 7 valores em 20, em cada uma destas componentes (Trabalho prático e Exame escrito).
Todos os componentes de avaliação são exigidos a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência. Os alunos inscritos ao abrigo de regimes especiais sem frequência de aulas práticas devem acordar com os docentes sessões de acompanhamento e avaliação prática. Devem igualmente comparecer nas datas previstas para os testes.
A melhoria da classificação só pode ser obtida na edição seguinte da Unidade Curricular.