| Código: | MM0048 | Sigla: | SE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=662 |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MM | 10 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
1-DEMONSTRAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA E AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO
1.1– Alguns exemplos de software educativo: nuances e tipos de utilização
1.2– Instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais: roteiros de exploração e WebQuests
1.3– Modelos e práticas de avaliação de software educativo
1.4– Dimensões de qualidade de uma peça de software educativo
1.5– Instrumentos e técnicas de avaliação de software educativo
2-NOS BASTIDORES DO SOFTWARE EDUCATIVO: WORKFLOW DO PROCESSO DE PRODUÇÃO NUM CASO REAL
2.1 – Fase 1: Preparação e Guionismo
2.2 – Fase 2: Ilustração
2.3 – Fase 3: Desenvolvimento
2.4 – Fase 4: Revisão/Correção/Aprovação3-
3-APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS
3.1 – Aspetos sociais e psicológicos dos jogos
3.2 – Jogos Sérios: conceito, metodologia de desenvolvimento e aplicações
3.3 – Gamification: Conceito, metodologia de desenvolvimento e aplicações
- Exposição teórica.
- Testagem prática de software educativo.
- Desenvolvimento de trabalho individual e em grupo.
- Apresentação oral de trabalhos.
Algumas partes das aulas terão um estilo assumidamente “magistral” (no bom sentido do termo) embora se encoraje a participação dos alunos. Serão usadas apresentações PowerPoint, como linha orientadora para os alunos, mas recorre-se com grande frequência à mostra de simulações, jogos digitais, figuras dinâmicas e outras ferramentas de ambiente virtual.
Todos os textos, simulações e materiais associados à disciplina são disponibilizados aos alunos na plataforma de e-learning associada. Esta área virtual potencia e “estende” a sala de aula, no espaço e no tempo: fóruns continuam conversas, textos prolongam leituras, simulações podem ser revisitadas, documentos dos alunos podem ser partilhados.
Uma lista de bibliografia, acessível em papel mas também, na maioria dos casos, disponível digitalmente, é oferecida aos alunos. As aulas serão muito pró-ativas, fomentando-se a participação dos alunos, e, em alguns casos constituindo-se pequenos grupos de trabalho. Os alunos terão pequenos projetos e tarefas a seu cargo, que desenvolverão ora individualmente ora em pequenos grupos. Estes trabalhos serão submetidos por upload em plataforma digital da disciplina e, alguns deles, apresentados oralmente. Versões papel serão tendencialmente não usadas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 5,00 |
| Teste | 20,00 |
| Trabalho escrito | 75,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 80,00 |
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 42,00 |
| Total: | 162,00 |
2/3 das presenças. Algumas ausências presenciais podem ser compensadas com participações virtuais.
A avaliação terá componentes formativas e contínuas, conjugando parâmetros flexíveis com outros mais “convencionais”, como um teste. Haverá momentos de auto e heteroavaliação nas apresentações das tarefas desenvolvidas. As avaliações das tarefas práticas dependem do trabalho em si e da apresentação. Em todos os casos, as atividades dos alunos são tipicamente balizadas por quatro critérios:
a) Rigor científico.
b) Criatividade/originalidade.
c) Clareza.
d) Empenho/apresentação.
Além das tarefas haverá um teste teórico relativamente curto, com um grupo de questões abertas (o aluno escolhe duas de um conjunto de três). Numa escala de 0 a 20, a nota final terá o seguinte perfil:
A- Avaliação formativa continuada
B- Avaliação da execução da tarefa: roteiro de exploração ou webquest
C- Avaliação da execução do projeto de software educativo
D- Teste escrito final.
Ponderação:
A- 5 %
B- 25%
C- 50 %
D- 20 %
A nota final de cada aluno será: 0,05 X A + 0,25 x B + 0,5 x C + 0,20 x D
Os descritos na FEUP. Exceções a ponderar em cada caso.
Sem exame final. A nota apenas pode ser melhorada, durante a época de recurso, por melhoramento efetivo dos trabalhos a apresentar.