Código: | MM0064 | Sigla: | JD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes visuais |
OFICIAL | Tecnologia da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MM | 18 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
2 |
Docente | Responsabilidade |
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António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,00 |
João Nuno Oliveira Costa | 1,50 | ||
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho | 1,50 |
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
No final da unidade curricular o estudante será capaz de:
Nenhum conhecimento prévio específico é necessário. No entanto todas as valências na área da multimédia e da programação são mais valias para o desenvolvimento de jogos digitais.
O programa desta unidade curricular baseia-se no documento “IGDA* Curriculum Framework”, com uma incidência predominante sobre as questões mais relacionadas com a tecnologia multimédia.
* A International Game Developers Association é a maior organização internacional sem fins luvrativos no âmbito do desenvolvimento de jogos digitais.
As aulas serão teórico-práticas. Uma das componentes das aulas inclui a exposição e a discussão dos tópicos do programa, bem como um conjunto de palestras de oradores convidados retratando casos reais do desenvolvimento de jogos de computador. Numa outra componente, os estudantes irão realizar um trabalho prático e um projeto de desenvolvimento de jogos de computador, enquadrados em grupos de trabalho multidiscplinares. No final será organizado um workshop onde serão apresentados os projetos desenvolvidos.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o número limite de faltas e participar ativamente na elaboração do trabalho prático e do projeto. Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários.
O cálculo da classificação final obedece à seguinte fórmula:
CF = TP * 25% + Proj * 45% + Apres * 10% + TT * 20%
Legenda:
A apresentação do projeto será realizada em workshop, na presença de um júri.
O teste teórico poderá ser substituído por uma outra componente de avaliação individual, se acordado com os docentes até data a definir na primeira aula.
Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a fórmula de cálculo da classificação fonal é a mesma, devendo os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência". Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.
A melhoria da classificação final será realizada em momento único com a entrega e apresentação de um projeto de desenvolvimento de um jogo digital. O estudante deverá contactar o docente, oportunamente, para a especificação do projecto, sendo também necessário apresentar a evolução do seu trabalho ao docente, com periodicidade a combinar com este.