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Qualidade na Construção

Código: EC0067     Sigla: QCON

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construções

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 49 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 60 133
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-14.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Lingua de trabalho, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:

Os conceitos de Gestão da Qualidade, inicialmente desenvolvidos em ambiente industriais clássicos de produção em série, expandiram-se para o domínio da indústria da construção. No entanto, o contexto produtivo e operacional em que devem ser entendidos e aplicados é completamente diverso, pelo que faz sentido abordar as diversas técnicas e estratégias que podem conduzir a sistemas produtivos igualmente com elevado nível de controlo de qualidade mas direcionados para a produtos de características não repetitivas e para os quais contribui uma fileira de profissionais e componentes em número muito elevado e perfis muito distintos.

OBJETIVOS:
- Transmitir um conhecimento abrangente do universo produtivo da construção civil;
- Testar conhecimentos adquiridos, em enquadramentos diversos dos habituais;
- Demonstrar a importância de fatores não exclusivamente tecnológicos para o trabalho do Engenheiro Civil;
- Enquadrar as aplicações das referências relativas a Modelos de Garantia e Gestão da Qualidade no universo da construção civil;
- Definir critérios de apreciação da qualidade conforme a posição do interveniente;
- Ser crítico em relação ao seu trabalho;
- Analisar e explorar metodologias de eficiência de trabalho individual e coletivo;
- Desenvolver noções de bom senso.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

Conhecimento: Descrever os principais conceitos dos sistemas e normas de gestão da qualidade e identificar os domínios em que podem ser aplicadas nas áreas específicas de projeto, fiscalização e produção de obras de construção. Listar os parâmetros definidores das diversas vertentes de atividade empresarial.

Compreensão: Interpretar e manipular os elementos escritos e desenhados que fazem parte de projetos de construção. Identificar as características de elementos de construção e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica. Selecionar informação operacional e corporativa passível de utilização como indicadores de nível de eficiência

Aplicação: Estabelecer processos de mapeamento de diversas soluções conceptuais e construtivas de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos. Calcular e organizar informação estatística orientada para a identificação de boas práticas.

Análise: Hierarquizar os resultados da aplicação de metodologias de avaliação de modo a possibilitar a escolha das melhores relações custo/eficiência. Relacionar os resultados de vários indicadores de modo a identificar tendências e influências mútuas.

Síntese: Propor novas soluções para incremento da qualidade construtiva e sustentabilidade a curto e longo prazo. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias empresariais.

Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir.

Projeto em Engenharia: lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício.

Investigação em Engenharia: identificar as várias fontes de referências técnicas e científicas acessíveis via Web (nomeadamente através do portal da Biblioteca da FEUP) e sua aplicabilidade no contexto nacional.

Prática em Engenharia: conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção, tanto em termos nacionais como internacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Formação geral a nível de 1º ciclo, complementado com UCs de 2º ciclo nas diversas areas da Engenharia Civil.

Programa

1. INTRODUÇÃO - Apresentação da disciplina e do seu modo de funcionamento. Motivação dos estudantes para assumirem a postura de pré-profissionais e não apenas de estudantes ainda em formação. Sensibilização para a discussão aberta que se pretende estabelecer nas aulas.

2. A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL - Descrição detalhada da sequência de atividades necessárias para obter um edifício e as funções assumidas por cada um dos intervenientes. Destaque especial para as interdependências entre as diversas atividades.

3. O DESEMPENHO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL - Processos de análise de produtividade e desempenho. Os KPI britânicos. A informação global e por projeto. O Benchmarking e as ideias que o modo de operação de outras indústrias podem trazer. Indicadores de desempenho aplicáveis em Portugal. A plataforma icBench.

4. LEAN CONSTRUCTION - A filosofia da Lean Production e a sua transposição para a indústria da construção. Noção de desperdício na produção. Técnicas da Lean Construction e áreas de aplicação na IC. O Lean Design e a Value Engineering.

5. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PROJETOS TÉCNICOS - Demonstração das vantagens de uma análise lógica da sequência de atividades e opções de projeto. Compreensão da existência de uma vasta base de dados de sucessos e insucessos e como a utilizar para a melhoria do produto final. Utilização do Método FEUP para o estabelecimento de uma consciência sobre a influência diversa dos fatores em jogo no desenvolvimento de um projeto de especialidade. Modo de avaliação das expectativas dos intervenientes.

6. ANÁLISE DE RISCO NA CONSTRUÇÃO - Riscos no desenvolvimento de qualquer actividade de construção. O processo FMEA – Failure Modes and Effects Analysis aplicado à construção. Equacionamento de níveis de risco e desenvolvimento de planos de contingência. Adaptação das soluções de Projeto aos níveis de risco existentes. Avaliação do nível de Severidade em função das características mensuráveis de uma obra.

7. DEFINIÇÃO DE QUALIDADE - Apresentação do léxico da Qualidade e explicação do âmbito das suas diversas vertentes. As Normas da série ISO 9000:2000 e ISO 9001:2008. A nova norma ISO 9001:2015. Explicação, em terminologia corrente e com exemplos acessíveis, dos processos de garantia de qualidade. Esclarecimento de dúvidas e noções erróneas existentes na opinião pública corrente.

8. A PROBLEMÁTICA DAS RELAÇÕES HUMANAS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL - Consciência da enorme diversidade de perfis técnicos e culturais que gravitam no meio da construção civil. Importância das relações hierárquicas e detalhes a ter em atenção no relacionamento com os diversos níveis de competência e ação.

9. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFISSIONAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL - Orientar os estudantes na definição dos seus primeiros investimentos profissionais. Como manter uma atividade bem organizada. Como elaborar documentação ajustada à sua finalidade técnica e ao destinatário.

10. AS PERSPETIVAS PROFISSIONAIS DO FUTURO ENGENHEIRO - Descrever aos estudantes as diversas áreas profissionais e os contornos de cada uma - técnicos e económicos - em especial no que respeita a recém-licenciados. A procura do desenvolvimento de um trabalho com qualidade e os constrangimentos sofridos nesse esforço.

Conteúdo Científico – 40%
Conteúdo Tecnológico – 60%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conceitos de Gestão da Qualidade, inicialmente desenvolvidos em ambiente industriais clássicos de produção em série, expandiram-se para o domínio da indústria da construção. No entanto, o contexto produtivo e operacional em que devem ser entendidos e aplicados é completamente diverso, pelo que faz sentido abordar as diversas técnicas e estratégias que podem conduzir a sistemas produtivos igualmente com elevado nível de controlo de qualidade mas direcionados para a produtos de características não repetitivas e para os quais contribui uma fileira de profissionais e componentes em número muito elevado e perfis muito distintos.

Bibliografia Obrigatória

Ver Obs.; Ver Obs. (Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na opção "Conteúdos" da página Sigarra da UC. )

Observações Bibliográficas

Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na opção "Conteúdos" da página Sigarra da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- 1 bloco de aulas teórico-práticas, com uma carga horária total de 4 horas semanais por turma.
- Introdução das temáticas de forma faseada, com proposta de pequenos trabalhos a desenvolver e apresentar durante a aula; lançamento de trabalhos de aplicação para realizar entre cada aula, com dimensão limitada e relacionada com a temática em estudo.
- Trabalho Individual de tema a apresentar na primeira semana de Novembro.2018. Entrega até 21.Dezembro.2018.


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: Estabelecer processos de mapeamento de diversas soluções conceptuais e construtivas de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos. Calcular e organizar informação estatística orientada para a identificação de boas práticas. Hierarquizar os resultados da aplicação de metodologias de avaliação de modo a possibilitar a escolha das melhores relações custo/eficiência. Relacionar os resultados de vários indicadores de modo a identificar tendências e influências mútuas. Propor novas soluções para incremento da qualidade construtiva e sustentabilidade a curto e longo prazo. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias empresariais.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 44,00
Trabalho de campo 48,00
Trabalho de investigação 24,00
Total: 152,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos. No caso desta UC, estão previstas 12 aulas, o limite de faltas será 3.

Fórmula de cálculo da classificação final

A. Avaliação distribuída

1. Trabalhos a desenvolver e apresentar nas aulas = Grupos de 3-4 estudantes. 25%

2. Trabalhos de aplicação = Trabalhos individuais a entregar via e-mail. 25%

3. Trabalho individual = Entrega prevista até 21.Dez.2018. 25%

B. Exame Final

4. Exame escrito = Duração de 1h00, sem consulta. 8 questões de escolha múltipla e uma de desenvolvimento. 25%

C. Classificação Final  = (1.)*25%+(2.)*25%+(3.)*25%+(4.)*25%


NOTA: no respeitante aos itens anteriores, não serão consideradas as classificações menos favoráveis de 2 Trabalhos de Aula (item 1) e 1 Trabalho de Aplicação (item 2) (não entrega = 0).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalhadores estudantes que não possam acompanhar as aulas regularmente e submeter os trabalhos referidos em 1 e 2 poderão ser avaliados (caso o pretendam e o comuniquem até 30.Setembro.2017) através do trabalho individual e de um exame com 14 questões de EM e 3 de desenvolvimento com um peso de 75%, tendo uma duração de 2h00.

Melhoria de classificação

Items (1.) e (2.) - sem possibilidade de melhoria, uma vez que se trata de trabalho desenvolvido durante as aulas. Item (3.) - possibilidade de reformular o trabalho, a ser entregue até à data do Exame de Recurso. Item (4.) - melhoria no Exame de Recurso

Observações

Conhecimentos Prévios: idealmente todas as UCs do ramo de Construções do curso. A não frequência e/ou aprovação nas UCs de Gestão de Projectos e Gestão de Obras e Segurança poderão levantar dificuldades acrescidas.

Conhecimento de Excel, ou outras aplicações de folha de cálculo, recomendada.

Utilização de classificações do ano anterior:

Estudantes com frequência no ano anterior poderão solicitar que sejam consideradas as classificações que tenham obtido nos items (2.) e (3.) - se os submeteram na globalidade - com o peso correspondente ao processo de classificação do corrente ano. Este pedido deverá ser enviado via e-mail, dirigido ao responsável pela UC, até ao dia 30.Setembro.2018.

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