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Programação de Computadores II

Código: EIG0011     Sigla: PC II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.fe.up.pt/1213/course/view.php?id=319
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEGI 124 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos na área de informática, em particular no âmbito da programação de computadores.

Resultados de aprendizagem e competências

RESULTADOS ESPERADOS:
Os estudantes devem ser capazes de:

- Criar páginas HTML e programação em linguagens 'script';

- utilizar aplicações de produtividade pessoal tais como folhas de cálculo com recurso a programação;

- desenvolver aplicações integradas usando linguagens de programação de suporte tal como o Visual Basic for Applications (VBA);

- construir algoritmos independentemente de uma linguagem de programação;

- implementar algoritmos e desenvolver aplicações na linguagem 'Visual Basic';

- desenvolver aplicações usando programação orientada a objetos em 'Visual Basic' no ambiente Windows.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes devem ter conhecimentos ao nível de um curso de iniciação à programação.

 

Programa

Utilização de ferramentas de produtividade pessoal: folha de cálculo - programação em VBA. Criação de páginas HTML: programação em Java e Visual Basic script (ASP e ASPX). Programação: Programação em ambiente de janelas. Programação orientada a objetos. Conceitos gerais. Os objetos em Visual Basic. Classes, propriedades, métodos e eventos. Estruturas de dados: Primitivas. Pilhas (stack). Recursividade. Listas ligadas (linked lists). Filas (queues). Métodos de ordenação (troca, seleção, inserção e junção).

Bibliografia Obrigatória

J. P. Hamilton; Object-oriented programming with Visual Basic.NET. ISBN: 0-596-00146-0

Bibliografia Complementar

Henrique Loureiro; Visual Basic 2008. ISBN: 978-972-722-294-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação desta unidade curricular baseia-se nos seguintes tipos de atividades:
 (i) Aulas teóricas para apresentação pelo docente dos assuntos e discussão teórica de exercícios, bem como indicação das referências bibliográficas;
 (ii) Atividades da iniciativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, de preparação de soluções dos exercícios apresentados nas aulas teóricas, bem como consulta das referências bibliográficas;
 (iii) Aulas teórico-práticas para discussão com o docente das soluções dos exercícios e do trabalho prático, bem como discussão de referências bibliográficas;

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho laboratorial 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas efetivas.

Fórmula de cálculo da classificação final

0.35x (Nota 1º teste) + 0.35x (Nota 2º teste) + 0.2x (Trabalho prático) +0.1x (Avaliação do Docente)
A aprovação é obtida com a classificação final maior ou igual a 9,5 valores e a classificação do 2º teste maior ou igual a 7,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho prático que consiste no desenvolvimento de uma aplicação em VBasic .NET com recurso a classes de objetos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de todas as componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

Realização de todas as componentes de avaliação.

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