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Gestão da Qualidade Total

Código: EM0126     Sigla: GQT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 54 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 45,5 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-10-01.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos


  • Objetivo 1: compreender os princípios fundamentais do controlo, garantia e gestão da qualidade;

  • Objetivo 2: compreender os princípios, organização e requisitos da norma ISO 9001;

  • Objetivo 3: ser capaz de analisar e documentar procedimentos e processos de trabalho de acordo com a norma ISO 9001;

  • Objetivo 4: conhecer as ferramentas fundamentais de melhoria da qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;

  • Objetivo 5: utilizar a resolução estruturada de problemas e os métodos  estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;

  • Objetivo 6: utilizar ferramentas de controlo estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

  • Objetivo 7: conhecer outros referenciais, metodologias e ferramentas no âmbito da gestão da qualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular o aluno deve:

  • compreender os princípios fundamentais de controlo, da garantia e da gestão da qualidade;
  • ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;
  • ser capaz de analisar e documentar procedimentos e processos de trabalho;
  • conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
  • utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
  • utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência de uma unidade curricular de Estatística:
• Estatística descritiva e tenteoria elemar de probabilidade;
• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade;
• Amostragem aleatória e distribuições amostrais;
• Inferência estatística: intervalos de confiança e teste de hipóteses;
• Análise de variância: modelo com um fator com efeitos fixos.

Programa

PRIMEIRA PARTE – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

  • Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações;
  • Conceitos de controlo, garantia e gestão da qualidade;
  • Princípios da gestão da qualidade (controlo dos processos, orientação ao cliente, melhoria contínua, envolvimento e liderança, gestão baseada em factos)
  • Custos da qualidade.
  • Análise de casos.

SEGUNDA PARTE - REFERENCIAIS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE

  • Apresentação e análise os princípios, organização e requisitos da família das normas ISO 9000, com ênfase na norma ISO 9001.
  • Análise e documentação de procedimentos de trabalho no contexto da norma ISO 9001;
  • Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a norma ISO 9001. Análises de casos práticos.
  • Processos de auditoria e de certificação de Sistemas de Gestão.
  • Referência a outros referenciais de gestão no âmbito ambiental da higiene e segurança e da responsabilidade social.

TERCEIRA PARTE - MÉTODOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE

  • Resolução estruturada de problemas: apresentação de diversas abordagens e introdução à metodologia Six Sigma;
  • Evolução histórica dos métodos estatísticos para a melhoria da qualidade: amostragem, controlo estatístico do processo, desenho de experiências;
  • Ferramentas básicas da Qualidade - fluxogramas, folhas de registo de dados, histogramas, diagrama de Pareto, diagrama de causa-efeito, diagrama de dispersão;
  • Controlo estatístico de processos: cartas de controlo Shewart para atributos e variáveis;
  • Análise da capacidade dos processos;
  • Amostragem: desenho de planos de amostragem. Norma ISO 2859;
  • Análise de sistemas de medida;
  • Evolução das metodologias de melhoria contínua: da gestão da qualidade total à metodologia Lean Six Sigma. Uma visão integrada das metodologias de melhoria contínua.

Bibliografia Obrigatória

Américo Azevedo - José Faria; Material de Apoio à Disciplina
José António Cabral - Henriqueta Nóvoa; Slides de Apoio à Disciplina

Bibliografia Complementar

Montgomery, Douglas C.; Introduction to statistical quality control. ISBN: 0-471-30353-4 (Montgomery, Douglas C. ; 3ª ed. 1997; John Wiley & Sons, Inc. )
Juran, Joseph M.; Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-033183-9 (Juran, J e F. Gryna ; 3ª ed. 1993 ; Mc-Graw-Hill Book Company )
Feigenbaum, Armand Vallin; Total quality control (Feigenbaum, A. ; 3ª ed. 1991; Mc-Graw-Hill International Editions )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
- Seminários com palestrantes convidados.
- Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.

Software

Minitab

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas (em conformidade com as normas gerais de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das seguintes componentes:
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): 10%
- prova escrita: 50%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): 40%

A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): mínimo de 50%
- prova escrita: mínimo de 40%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): mínimo de 40%

No caso de haver uma diferença superior a 3 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 3 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso dos Estudantes que usufruam de um estatuto especial que os dispense da presença nas aulas, a componente de avaliação "participação em aula", será substituída por uma prova oral. Essa prova será realizada durante o mês de janeiro e terá o mesmo peso (10%) e estará sujeita à mesma nota mínima (50%). Os Estudantes nestas condições, podem também optar pelo regime de avaliação dos Estudantes ordinários. Nesse caso, devem comunicar a sua opção aos Docentes, o mais tardar, até ao final da 3ª semana de aulas (dia 28 de setembro).

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.

Observações

Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.

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