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Sistemas de Propulsão e Suspensão Automóvel

Código: EM0081     Sigla: SPSA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Fluidos e Calor

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais e Processos Tecnológicos
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 33 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 45,5 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

a) Objectivos específicos: Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos. b) Resultados esperados O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel. No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta Unidade Curricular (UC) pretende proporcionar ao estudante uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da UC centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de selecionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos.
Esta UC está estruturada de modo a capacitar o estudante à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados diretamente com a Engenharia Automóvel. Pretende-se que o estudante adquira os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis atuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1 – A evolução histórica do automóvel 2 – Sistemas de Propulsão 2.1 - Motores de combustão interna Evoluções nos motores de combustão interna Tipo de ciclos Parâmetros de funcionamento Estrutura dos motores Motores a gasolina Motores a diesel 2.1.1 - Princípios de funcionamento Motores a 2 tempos Motores a 4 tempos Motores Wankel 2.1.2 - Motores a 2 tempos Modo de funcionamento Soluções construtivas: Porta Pistão,Admissão ao cárter por lamelas e Válvula rotativa Diagramas de funcionamento: Admissão e Escape 2.1.3 - Motores a 4 tempos Modo de funcionamento Motores a gasolina: Soluções construtivas, Carburadores, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistemas de Ignição Motores a diesel: Soluções construtivas, Bombas injectoras, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistema Common Rail Sobre alimentação: Tipos de turbos, Compressores, Intercooler 2.1.4 – Combustíveis Combustíveis de origem fóssil Combustíveis alternativos:BioDiesel, Etanol, Metanol, GPL, Gás Natural, Hidrogénio 2.2 – Outros sistemas de propulsão 2.2.1 - Sistemas híbridos: Série e Paralelo 2.2.2 – Sistemas eléctricos: Com baterias, Pilhas de combustível Desenvolvimento das células de combustível Funcionamento de uma célula de combustível 2.3 – Sistemas anti-poluição Catalizadores Filtros de partículas 3 – Sistemas de transmissão Caixas de velocidades: Manuais, Pilotadas, Automáticas, Sequenciais Diferenciais 4 – Suspensões Tipos de suspensão Molas Amortecedores

Bibliografia Obrigatória

Martins, Jorge; Motores de combustão interna. ISBN: 972-98726-8-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de análise de equipamento automóvel. Sessões de montagem e desmontagem de componentes automóvel. Aulas de acompanhamentos dos trabalhos em curso. Aulas teórico-práticas proferidas por entidades externas Visitas Os alunos realizarão um trabalho teórico ou teórico-prático com apresentação pública

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica > Engenharia automóvel

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Participação presencial 5,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Elaboração de projeto 56,50
Elaboração de relatório/dissertação/tese 10,00
Frequência das aulas 45,50
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final: NF=A*0.3+B*0.3+C*0,35+D*0,05 NF-nota final A- Nota do teste B- Media das notas dos relatórios das várias actividades C- Nota do Trabalho (relatório+apresentação) D- Nota de avaliação prática

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame sobre toda a matéria e todas as actividades realizadas no âmbito da disciplina Realização apresentação e defesa de um trabalho sobre um assunto abordado na disciplina (2 semanas de prazo de entrega) NF=A*0.6+B*0.4 NF- nota final A- Nota de exame B- Nota do trabalho

Melhoria de classificação

Não aplicável

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