Código: | EM0081 | Sigla: | SPSA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Fluidos e Calor |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Materiais e Processos Tecnológicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEM | 33 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 6 | 45,5 | 162 |
a) Objectivos específicos: Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos. b) Resultados esperados O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel. No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.
Esta Unidade Curricular (UC) pretende proporcionar ao estudante uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da UC centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de selecionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos.
Esta UC está estruturada de modo a capacitar o estudante à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados diretamente com a Engenharia Automóvel. Pretende-se que o estudante adquira os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis atuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel.
Não aplicável
1 – A evolução histórica do automóvel 2 – Sistemas de Propulsão 2.1 - Motores de combustão interna Evoluções nos motores de combustão interna Tipo de ciclos Parâmetros de funcionamento Estrutura dos motores Motores a gasolina Motores a diesel 2.1.1 - Princípios de funcionamento Motores a 2 tempos Motores a 4 tempos Motores Wankel 2.1.2 - Motores a 2 tempos Modo de funcionamento Soluções construtivas: Porta Pistão,Admissão ao cárter por lamelas e Válvula rotativa Diagramas de funcionamento: Admissão e Escape 2.1.3 - Motores a 4 tempos Modo de funcionamento Motores a gasolina: Soluções construtivas, Carburadores, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistemas de Ignição Motores a diesel: Soluções construtivas, Bombas injectoras, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistema Common Rail Sobre alimentação: Tipos de turbos, Compressores, Intercooler 2.1.4 – Combustíveis Combustíveis de origem fóssil Combustíveis alternativos:BioDiesel, Etanol, Metanol, GPL, Gás Natural, Hidrogénio 2.2 – Outros sistemas de propulsão 2.2.1 - Sistemas híbridos: Série e Paralelo 2.2.2 – Sistemas eléctricos: Com baterias, Pilhas de combustível Desenvolvimento das células de combustível Funcionamento de uma célula de combustível 2.3 – Sistemas anti-poluição Catalizadores Filtros de partículas 3 – Sistemas de transmissão Caixas de velocidades: Manuais, Pilotadas, Automáticas, Sequenciais Diferenciais 4 – Suspensões Tipos de suspensão Molas Amortecedores
Aulas teórico-práticas de análise de equipamento automóvel. Sessões de montagem e desmontagem de componentes automóvel. Aulas de acompanhamentos dos trabalhos em curso. Aulas teórico-práticas proferidas por entidades externas Visitas Os alunos realizarão um trabalho teórico ou teórico-prático com apresentação pública
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
Elaboração de projeto | 56,50 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 10,00 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 162,00 |
Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final: NF=A*0.3+B*0.3+C*0,35+D*0,05 NF-nota final A- Nota do teste B- Media das notas dos relatórios das várias actividades C- Nota do Trabalho (relatório+apresentação) D- Nota de avaliação prática
Não aplicável
Não aplicável
Exame sobre toda a matéria e todas as actividades realizadas no âmbito da disciplina Realização apresentação e defesa de um trabalho sobre um assunto abordado na disciplina (2 semanas de prazo de entrega) NF=A*0.6+B*0.4 NF- nota final A- Nota de exame B- Nota do trabalho
Não aplicável