| Código: | CINF010 | Sigla: | FISR |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciência da Informação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 47 | CINF - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Dotar os alunos de competências necessárias para dar resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação de caráter geral e científico-técnica, desenvolvendo concomitantemente o seu sentido crítico no processo de referência.
No fim da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar e caracterizar os principais tipos de fontes de informação impressas ou digitais;
2. Realizar pesquisa eficiente de informação, quer em bases de dados, quer na Internet;
3. Avaliar criticamente as fontes e os recursos de informação;
4. Dominar e aplicar os processos de referência para satisfazer as necessidades de informação dos utilizadores;
5. Interpretar a panorâmica geral dos atuais serviços de referência e projectar a sua evolução.
1. A era da (des)informação e o papel do profissional de informação.
1.1 -A evolução do cérebro e os diferentes significados e usos da informação: uma perspetiva diacrónica.
1.2 - Dos consumidores aos prossumidores.
1.3 -Do analógico para o digital: as fontes de informação e as funções sobre estas dos Gestores da Informação.
2. Fontes de informação e protocolos de comunicação
2.1 - Tipologias de fontes de informação.
2.2 - Informação e fontes disponíveis.
2.3 - Criação e gestão de referências bibliográficas em ciência e tecnologia: (1) referência de fontes de informação; (2) utilização do Mendeley.
3. Pesquisa nas fontes, recuperação e organização da informação. 3.1 - Pesquisa de informação na Web
3.2 - Pesquisa de informação estruturada.
3.3 - Organizar as pesquisas e representar o conhecimento: FreeMind.
4. A qualidade das fontes de informação
4.1 - Critérios de avaliação, seleção e produção de fontes de informação.
4.2 - Avaliação de fontes de informação em ciência e tecnologia: Fatores de impacto de publicações periódicas.
5. Serviços de informação e referência
5.1 - O processo de referência nos diferentes modelos de serviços de informação e referência.
5.2 - Difusão seletiva da informação: (1) princípios éticos; (2) serviços específicos para grupos singulares.
5.3 - Tecnologias de colaboração.
Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada em projeções. A componente prática da unidade curricular assenta sobretudo no contacto e trabalho com as fontes de informação, na análise documental, na experimentação de diferentes aplicações e simulação de casos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 46,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de investigação | 60,00 |
| Total: | 162,00 |
Nota mínima na AD = 8
Nota mínima no EX = 8
AD= 40% 2 Trabalhos (Estudos de caso) com percentagens distintas + 10% desempenho aulas práticas
Nota=50% AD + 50% EX
AD - Avaliação Distribuída
EX - Exame
O 'Trabalho', um dos elementos de avaliação, requer a realização de dois trabalho de grupo, sendo os grupos constituídos por três elementos. A sua classificação poderá ser diferente para os distintos elementos do mesmo grupo.
Os alunos trabalhadores e as restantes exceções não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação, regendo-se pelas mesmas regras de avaliação dos alunos regulares.
A melhoria da classificação poderá ser obtida: - na componente teórica por via da repetição do exame; - na componente avaliação distribuída pela apresentação de um novo trabalho.