| Código: | CINF018 | Sigla: | II |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciência de Computadores |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 47 | CINF - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Este curso destina-se a ajudar os alunos a adquirir competências nos diferentes aspectos de programação da Internet. Uma ênfase especial será dada à World Wide Web, como uma interface consistente para praticamente todas as outras aplicações da Internet em termos de estrutura e tecnologia, criação de documentos, desenvolvimento e manutenção de sítios e as perspectivas de desenvolvimento futuro.
Pretende-se que os estudantes que obtenham aprovação à disciplina, consigam:
1 - Identificar e selecionar as linguagens e tecnologias mais apropriadas para o desenvolvimento de aplicações web.
2 - Ter um bom domínio das linguagens de definição de páginas web e de folhas de estilo.
3 - Descrever um conjunto de informação num documento XML válido segundo uma DTD ou um XML Schema.
4 - Criar uma DTD, ou um XML Schema, para descrever uma linguagem de anotação para um determinado domínio utilização.
5 - Definir, usando a linguagem declarativa XSL, um conjunto de regras para transformação de documentos XML.
Anotação de Documentos.
Folhas de estilos.
Documentos semi-estruturados.
Definição de tipos e estruturas de dados.
Transformação e manipulação de dados semi-estruturados.
Aulas teóricas
Exposição dos conceitos teóricos e apresentação de exemplos.
Discussão e demonstração de casos e suas variações que eventualmente surjam no decurso da apresentação dos tópicos
Exemplificação online e interativa durante as aulas.
Aulas práticas
Resolução de exercícios sobre os temas previamente abordados nas aulas teóricas.
A avaliação inclui um trabalho prático na forma de um projeto que aborda os conteúdos leccionados na unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 45,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho laboratorial | 45,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho laboratorial | 82,00 |
| Total: | 168,00 |
A obtenção de aprovação obriga a ter:
1 - Nota do exame igual ou superior a 40% e
2 - Nota do trabalho igual ou superior a 50%.
A presença nas aulas teóricas e práticas é registada. Não se considera obrigatória a presença nas aulas teóricas, mas a não comparência afetará a avaliação da participação presencial.
Para a obtenção da nota mínima não são considerados arredondamentos. Ou seja, a nota mínima do exame é 40%. Ex: 7,95 < 8 => logo reprova.
Estudantes Ordinários
Nota final = arredonda (45% * NE + 45% * NT + 10% * PP).
Estudantes em regime de avaliação especial
Nota final = arredonda (50% * NE + 50% * NT).
Legenda:
Não há. Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário têm de realizar os trabalhos práticos da unidade curricular na época em que estes têm lugar.
Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário têm de realizar os trabalhos práticos da unidade curricular na época em que estes têm lugar.
A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso. A melhoria da classificação prática requer a inscrição na edição seguinte da disciplina, de forma a cumprir os requisitos estabelecidos.