Código: | EC0102 | Sigla: | TMAR2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 16 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 60 | 133 |
Conceção e dimensionamento de estruturas costeiras e portuárias tendo por base conhecimentos dos fenómenos de interação agitação / fronteiras sólidas e estruturas. Apresentação de técnicas de modelação laboratoriais e numéricas. Iniciação ao planeamento de instalações portuárias e de sistemas de defesa costeira e aos seus impactes ambientais.
JUSTIFICAÇÃO:
A disciplina de Trabalhos Marítimos abarca temáticas sobre o mar, a costa, as intervenções / estruturas portuárias e costeiras essenciais à preparação de profissionais de engenharia civil altamente qualificados para lidar com essas temáticas a nível de conceção, projeto, execução e acompanhamento das intervenções. Um País que estrategicamente defenda uma forte ligação ao mar necessita desses profissionais.
OBJECTIVOS:
- Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspetos físicos, dos interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira.
- Iniciação à conceção, projeto, execução e observação de diversas estruturas marítimas e portuárias tendo por base conhecimentos dos fenómenos de interação agitação / fronteiras sólidas e estruturas.
- Apresentação de técnicas de modelação laboratoriais e numéricas.
- Iniciação ao planeamento de instalações portuárias e de sistemas de defesa costeira e aos seus impactes ambientais.
- Aplicar, testar e relacionar os conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares.
- Desenvolver sentido crítico, autonomia e capacidade de diálogo com outras especialidades, identificar boas e más práticas, relacionar aspetos de projeto com a construção e a manutenção, projetar e calcular reconhecendo as potencialidades e as limitações das ferramentas disponíveis.
- Reconhecer as especificidades e dinâmicas específicas do meio ambiente onde são projetadas e executadas as intervenções e estruturas.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
- Conhecimento: Apreender, interligar e transmitir conceitos teóricos e procedimentos práticos.
- Compreensão: Interpretar, selecionar e avaliar elementos bibliográficos e peças de projeto.
- Aplicação: Conceber, calcular, executar e avaliar possíveis soluções.
- Análise: Identificar questões críticas e prioridades.
- Hidráulica Marítima (2ª parte): Ações da agitação marítima sobre estruturas (cont.).
- Propagação e deformação da agitação marítima (continuação).
- Quebramares (2ª parte): Conceção, funcionamento hidráulico e estrutural, dimensionamento, aspetos construtivos. Aplicações práticas.
- Modelos. Ensaios em modelos hidráulicos.
- Ondas de longo período.
- Agitação irregular.
- Conceção de obras de defesa costeira.
- Planeamento Portuário: Sistemas intermodais, implantação e conceção, terminais especializados, equipamentos, marinas, dragagens, segurança.
- Problemas Ambientais: Ambientes costeiros, sistemas estuarinos e lagunares, EIA.
Este Programa está articulado com o Programa da Unidade Curricular Trabalhos Marítimos 1, de forma a que alguns dos alunos estrangeiros Erasmus que só frequentam a Unidade Curricular Trabalhos Marítimos 1 também obtenham alguma formação sobre estruturas não abrigadas em relação à agitação marítima (quebramares).
Conteúdo Científico - 50%
Conteúdo Tecnológico - 50%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A unidade curricular de Trabalhos Marítimos abarca temáticas sobre o mar, a costa, as intervenções, estruturas portuárias e costeiras essenciais à preparação de profissionais de engenharia civil altamente qualificados para lidar com essas temáticas a nível de conceção, projeto, execução e acompanhamento das intervenções. Um País que estrategicamente defenda uma forte ligação ao mar necessita desses profissionais.
- Apresentação das matérias recorrendo a uma grande variedade de exemplos práticos, de vivências profissionais e de resultados de investigação. - Divulgação de conceitos e terminologias específicas. - A importância da concepção das soluções e dos aspectos físicos. - Metodologias de cálculo. - Aspectos construtivos. - A interligação com outras matérias das disciplinas do curso. - Consulta de estudos e projectos reais. - Visitas de estudo a intervenções em execução ou já concretizadas. - Aplicações e Casos de Estudo. - Visitas a ensaios a decorrer no Laboratório de Hidráulica. - Assistência a palestras Recomenda-se vivamente a participação dos estudantes em todas as aulas e visitas de estudo. Todas as aulas assumem um carácter teórico-prático e há controlo de assiduidade.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino usadas permitem a abordagem dos temas essenciais associados aos trabalhos marítimos, a análise, discussão e interpretação crítica das soluções, evidenciando-se as potencialidades de comunicação escrita, formulação de problemas, aplicação de conhecimentos e verificação regulamentar.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A classificação final resulta da soma das classificações de duas avaliações:
Trabalho T : 0 - 20 valores (peso 5/20)
Exame Final E : 0 - 20 valores (peso 15/20)
Classificação Final = (Tx 4/20) + (P x15/20), escala 0 a 20 valores
O Trabalho que integra a avaliação e a classificação final será parcialmente desenvolvido durante as aulas, por cada estudante ou por grupos de dois estudantes. Será produzido e entregue aos docentes um Relatório individual ou do grupo de dois estudantes.
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES DA MOBILIDADE: Nos exames escritos, exercícios e trabalhos práticos os estudantes poderão usar uma das seguintes línguas: Português, Inglês, Espanhol ou Francês.
A melhoria de classificação será possível mediante nova comparência a exame escrito ou, a solicitação do estudante, a uma prova oral.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas
Conhecimentos prévios : será desejável que os estudantes tenham obtido aprovação nas Unidades Curriculares da Área Científica de Hidráulica, nas Unidades Curriculares da área da Matemática e Fisica e nas Unidades Curriculares de Estruturas e Geotecnia. É necessária pelo menos a frequência da Unidade Curricular Trabalhos Marítimos 1.