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Modelação Física em Hidráulica Marítima

Código: PRODEC048     Sigla: MFHM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Eng. Civil - Hidráulica, Rec. Hídricos e Ambiente

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 0 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os fundamentos das técnicas laboratoriais e da modelação física e saber aplicá-los aos vários tipos de ensaios de engenharia costeira (estabilidade de quebramares, transporte sólido, etc).

Resultados de aprendizagem e competências

Planear e definir as características de teste para ensaios em modelo físico aplicados a casos reais de engenharia costeira,, envolvendo a definição da escala geométrica, selecção de materiais, construção do modelo, interpretação dos resultados e avaliação de efeitos de escala.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Análise dimensional e semelhança hidráulica. Reprodução e controlo da agitação marítima em laboratório: geração unidireccional de 1ª ordem e não-linear; agitação irregular, agitação tridimensional. Medição e análise: tipo de medições, instrumentação, ferramentas e técnicas; absorção activa e passiva; dados de agitação e controlo da reflexão. Escalas, distorção dos modelos, efeitos de escala. Modelos hidrodinâmicos e de estabilidade. Modelos hidromorfológicos. Aplicações laboratoriais.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

Bibliografia Obrigatória

Dalrymple, Robert A.; Physical Modelling in Coastal Engineering, Balkema, 1985.
Hughes, Steven A.; Physical Models and Laboratory Techniques in Coastal Engineering, World Scientific, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino envolve sessões de apresentação das matérias, sessões tutoriais e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de um ou mais trabalhos e se necessário a realização de um exame.


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de trabalhos e a discussão das matérias permite uma aprendizagem eficiente neste nível de ensino, complementada se necessário com a realização de um exame para verificação dos conhecimentos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

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