Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EM0018

Mecânica II

Código: EM0018     Sigla: M II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Mecânica Aplicada
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 80 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 58,5 162

Objetivos

1. Conhecer os conceitos de CINEMÁTICA necessários à caracterização do movimento dos CORPOS RÍGIDOS, nomeadamente a determinação de velocidades e acelerações.2. Saber determinar os campos de velocidades e acelerações contemporâneas, em movimentos absolutos ou relativos dos diversos componentes de um mecanismo, em movimento arbitrário 3 D.3. Conhecer as "solicitações" que actuam sobre um sólido devidas ao seu movimento (massa e inércia).4. Saber determinar o equilíbrio dinâmico de sistemas mecânicos atrvés dos teoremas vectoriais, dos teoremas energéticos e do teorema do impulso e quantidade de movimento.
No final do semestre espera-se que o aluno saiba analisar os comportamentos cinemático e dinâmico de mecanismos bidimensionais e tridimensionais.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Conhecer os conceitos de CINEMÁTICA necessários à caracterização do movimento dos CORPOS RÍGIDOS, nomeadamente a determinação de velocidades e acelerações.
2. Saber determinar os campos de velocidades e acelerações contemporâneas, em movimentos absolutos ou relativos dos diversos componentes de um mecanismo, em movimento arbitrário 3 D.
3. Conhecer as "solicitações" que actuam sobre um sólido devidas ao seu movimento (massa e inércia).
4. Saber determinar o equilíbrio dinâmico de sistemas mecânicos atrvés dos teoremas vectoriais, dos teoremas energéticos e do teorema do impulso e quantidade de movimento.

No final do semestre espera-se que o aluno saiba analisar os comportamentos cinemático e dinâmico de mecanismos bidimensionais e tridimensionais.

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os alunos devem ter conhecimentos de Física e Matemática do ensino secundário.
Do 1º ano do curso são importantes os conceitos transmitidos nas unidades curriculares de Álgebra e os fundamentos de estática de Mecânica I.

Programa

CINEMÁTICA DO PONTO. Trajectória. Vectores de posição, velocidade e aceleração.Coordenadas intrínsecas e Cartesianas. Movimento de rotação. Teorema das derivadas relativas. CINEMÁTICA DO SÓLIDO-1ª equação de Mozzi e 2ª equação de Mozzi. Movimento relativo-Aceleração complementar (Coriolis). Movimento de sólidos em contacto permanente. Movimento de permutação. Rolante e base. Superfícies axóides. CINEMÁTICA DAS MASSAS - Torsor das quantidades de movimento e quantidades de aceleração. Energia cinética. DINÂMICA - FORÇA, MASSA E ACELERAÇÃO. Dinâmica do ponto material e do sólido: Equilíbrio dinâmico, DINÂMICA - TRABALHO E ENERGIA -Trabalho de forças conservativas e não conservativas. Trabalho e energia mecânica total. Teorema dos trabalhos virtuais: Deslocamento virtual e trabalho virtual. IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO-Impulso linear e angular, Conservação da quantidade de movimento. Aplicação ao problema de choque entre sólidos rigídos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

MIEM-1º Semestre e MIEGI-2º Semestre: 1,5 horas teóricas e 3 horas práticas por semana, 19.5 horas teóricas e 39 horas práticas previstas. Atendimento aos alunos (horário a indicar por cada docente).
AVALIAÇÃO distribuída com exame final. FREQUÊNCIA de acordo com as NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÂO da FEUP.
FÓRMULA DE AVALIAÇÃO: 1. 2 testes: o 1º a meio do semestre (Cinemática). O 2º na data da 1ª chamada (Dinâmica). 2. Os testes terão igual peso (45%) na nota final. 3. Em cada um dos testes a nota mínima será de 8 valores, ou seja 7.50. 5. Realização de 4 TPCs via Moodle, peso de 10% na nota final. Os alunos que: ¿ nas avaliações referidas, não obtiverem a média de 10 valores, ¿ tendo obtido média de 10 valores mas não cumpram os requisitos do ponto 3 ¿ tenham faltado a pelo menos uma das avaliações, poderão ir ao exame de recurso (peso de 90%), matéria toda. Todos os alunos podem aceder ao recurso, mesmo os que já tendo obtido aprovação à disciplina queiram fazer melhoria de nota.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-19 às 18:30:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias