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Criatividade

Código: ESG0008     Sigla: CRIA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia
OFICIAL Engenharia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3223
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 25 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Identificação dos requisitos cognitivos da percepção e do comportamento que permitem o desenvolvimento de propostas inovadoras.

- Compreensão dos mecanismos e das diferentes fases de um processo criativo.

- Utilização consciente e flexível de ferramentas heurísticas sistémicas: técnicas para a exploração de problemas, métodos e técnicas de geração e validação de ideias.

- Desenvolvimento das competencias de comunicação de ideias e para escolher as ferramentas mais persuasivas e que melhor as comunicam.

- Participação pro-ativa num grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do processo de aprendizagem os estudantes serão capazes de:
Identificar diferentes modelos para o processo criativo;
Identificar os fundamentos cognitivos e metodológicos de um processo criativo; Aplicar o pensamento divergente e convergente na recolha de dados, na geração de ideias e no desenvolvimento de soluções; Compreender e utilizar o raciocionio abductivo para resolver problemas.
Aplicar métodos e técnicas no desenvolvimento de pequenos projetos de grupo;
Gerir as tarefas projetuais e distribui-las nos trabalhos de equipa;
Gerar ideias, conceitos, soluções e argumentos de forma individual e/ou colaborativamente nos diversos exercícios propostos;
Gerir o tempo do processo atraves da gestão do tempo das ferramentas utilizadas;
Aceitar divergência e responsabilidade no âmbito dos trabalhos de equipa;
Apresentar ideias elaboradas visual e oralmente a um público;
Refletir criticamente acerca da aplicação dos métodos experimentados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - Criatividade. A criatividade em relação às pessoas, ao desenvolvimento de produtos de processo e ao ambiente. A importância de uma postura criativa para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedora. 

2 - O processo criativo e caracteristicas elementares. As teorias contemporâneas e históricas de criatividade. Como as caracteristicas da personalidade podem afectar a criatividade individual: inovadores e adaptadores. Fluxo criativo. Elementos necessários para atingir o fluxo criativo. 

3 - Palavras-chave, ferramentas e técnicas. O Design thinking: Exploração, geração de ideias, reflecção e implementação. O pensamento divergente e convergente;

4 - Criatividade nas Organizações. O Projeto centrado no utilizador. Estudos de caso inspiradores. Os elementos que podem ativa e passivamente afetar o processo criativo nas organizações. 

5 - Entregar, divulgar e demonstrar uma ideia. Exploração das ideias. Ferramentas e métodos de comunicação de ideias.

Bibliografia Obrigatória

ed James C. Kaufman, Robert J. Sternberg; The Cambridge handbook of creativity. ISBN: 978-0-521 (Handbook of Creativity, Cambridge University Press, 2004)

Bibliografia Complementar

Mark A. Runco, Steven R. Pritzker ; Encyclopaedia of Creativity, Academic Press, 1999
Roberto Verganti; Design-driven innovation. ISBN: 978-1-4221-2482-6
Roger Martin; The design of business. ISBN: 978-1-4221-7780-8
Tom Kelley; The art of innovation. ISBN: 0-385-49984-1
Kees Dorst; Frame Innovation, knew Thinking by Design, MIT Press, 2015. ISBN: 978-0-262-32431-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular irá privilegiar duas metodologias de aprendizagem a Experiencial e a Cooperativa. A aprendizagem experiencial vai promover a aquisição de conhecimentos através da reflexão do testemunho dos alunos sobre a questões da criatividade. Com uma metodologia de aprendizagem cooperativa as atividades de sala de aula irão promover dinâmicas de aprendizagem de interação social organizada em equipes.
Ambas as metodologias promovem a exploração e aplicação de técnicas baseadas na experiência para a resolução criativa de problemas no trabalho em equipe, que simulam um processo de inovação dentro das organizações.
A UC tem também momentos de aula mais expositivos onde conceitos teóricos são explicados e exemplificados e se confrontam com os exercícios práticos fazendo pontes entre a reflexão abstrata e a abordagem prática.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Textos reflexivos individuais sobre os conceitos e os exercícios práticos desenvolvidos nas aulas [50%]
2. Relatório do trabalho de grupo para a resolução de um problema real e com aplicação das ferramentas para criatividade [40%] 3. Assiduidade e participação [10%].
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