Código: | EC0012 | Sigla: | IASO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento do Território e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=983 |
Unidade Responsável: | Secção de Planeamento do Território e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 150 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 2 | - | 4,5 | 60 | 118 |
JUSTIFICAÇÃO:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais impactes ambientais, sociais e económicos dos projetos e intervenções de Engenharia Civil.
OBJETIVOS:
- Sensibilização para a problemática da preservação / valorização da qualidade do Ambiente
- Breve revisão das principais Políticas de Ambiente a nível internacional e nacional
- Introdução à elaboração de EIA, processo de AIA e enquadramento legal em Portugal
- Metodologias de previsão e avaliação de impactes ambientais e sociais; mitigação de impactes
- Discussão da natureza dos conflitos ambientais e sociais associados a projetos específicos e apresentação de metodologias para a sua identificação e resolução
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Conhecimento: Descrever as principais políticas de Ambiente e Instrumentos de gestão do território no âmbito do Ambiente. Identificar as diferentes fases do Processo de Avaliação de Impacte Ambiental.
Aplicação: Aplicar metodologias de avaliação de impactes
Análise: Analisar e discutir os resultados de um processo de avaliação de impactes e os conflitos gerados por esse mesmo processo
Síntese: Propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções de projeto que minimizem os impactes
Avaliação: Avaliar e criticar os processos de decisão
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Os estudantes devem ter um conhecimento básico das diversas obras/projetos de Engenharia Civil
PROGRAMA
1. Introdução a conceitos gerais
2. Políticas e Instrumentos de gestão do Ambiente
- Políticas de Ambiente (internacionais, europeias, nacionais)
- A componente ambiental nos instrumentos de gestão territorial
- O Instrumento de Avaliação de Impacte Ambiental
– O Processo de AIA e AAE
3. Análise de Impactes Ambientais
- Estudos de Impacte Ambiental
- Componentes ambientais: variáveis biofísicas (clima, geologia, solos, ar, água, ruído, recursos biológicos, paisagem, ocupação do solo, património) e variáveis socioeconómicas (população, habitação, emprego e atividades económicas, condições e qualidade de vida)
4. Conflitos ambientais e sociais e processos de participação pública
5. Processo de decisão e técnicas de apoio à avaliação de projetos
- Introdução às análises multicritério e custo-benefício
Conteúdo científico - 80%
Conteúdo tecnológico - 20%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais impactes ambientais, sociais e económicos dos projetos e intervenções de Engenharia Civil.
- exposição teórica para a apresentação dos conceitos e das metodologias básicas
- apresentação de estudos de caso
- Realização de trabalhos nas aulas práticas
- Sempre que possível, realização de visitas de estudo a obras de engenharia civil com impactes ambientais relevantes
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino utilizadas permitem aplicar metodologias de avaliação de impactes, analisar e discutir os resultados de um processo de avaliação de impactes e os conflitos gerados por esse mesmo processo.
Desta forma será possível propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções de projeto que minimizem os impactes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos. Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade:
i) os casos previstos na lei, nomeadamente os trabalhadores estudantes;
ii) os estudantes que obtiveram frequência no ano letivo anterior.
CF - Classificação Final
EX - Exame
Trab1 - Trabalho n.º 1
Trab2 - Trabalho n.º 2
CF = 0,75*EX + 0,05*Trab1 + 0,2*Trab2
(classificações de todas as componentes de avaliação de uma unidade curricular são expressas na escala de 0 a 20 valores)
Os estudantes que estão dispensados da verificação das condições de assiduidade constantes da alínea i) poderão ser avaliados exclusivamente por Exame, podendo no entanto optar pelas mesmas condições de avaliação dos alunos ordinários.
Os estudantes que estão dispensados da verificação das condições de assiduidade constantes da alínea ii) e que optem pela não realização de nova avaliação distribuída serão avaliados de forma similar à dos estudantes ordinários, com a classificação da avaliação distribuída obtida no ano letivo anterior.
Os estudantes que, por razões a que são alheios, devidamente justificadas e aceites pela direção do MIEC, poderão ter a nota da componente de avaliação distribuída que não efetuaram acrescida à classificação do Exame.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas