| Código: | PRODEC022 | Sigla: | MIAR |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Engenharia Civil - Estruturas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Secção de Estruturas e Geotecnia |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PRODEC | 1 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação de incertezas associadas aos problemas de Engenharia Civil, avaliar, quantificar e calcular a segurança com recurso às técnicas de fiabilidade e quantificar o risco inerente aos sistemas estruturais de Engenharia Civil.
Utilizar os modelos mais correntemente utilizados para caraterizar a variabilidade de sistemas estruturais, aplicar as técnicas de fiabilidade para calcular as probabilidades de falha, determinar a segurança estrutural com base numa abordagem probabilística e determinar níveis de risco que lhes estão associados.
Revisão da teoria das probabilidades e técnicas estatísticas. Modelação da incerteza: quantificação da aleatoriedade, modelos analíticos e variáveis aleatórias multi-dimensionais. Técnicas estatísticas no apoio à investigação experimental. Fundamentos da análise de fiabilidade estrutural e técnicas de simulação. Análise de risco e de fiabilidade de sistemas estruturais de Engenharia Civil. Apoio à decisão.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A aplicação de técnicas de modelação de incertezas, de fiabilidade estrutural e de análise de risco permitem atingir os objetivos definidos, nomeadamente no que se refere ao conhecimento dos fundamentos de avaliação da segurança estrutural e da análise de risco e a sua aplicação a problemas de engenharia civil.
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efetuada através da realização de um exame final.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A discussão das matérias permite uma aprendizagem eficiente neste nível de ensino.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
Classificação do exame final