Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PRODEC008

Desempenho e Economia da Construção

Código: PRODEC008     Sigla: DEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Civil - Construções

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Construções e Materiais
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 0 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer as diversas vertentes que influenciam o desempenho das empresas de construção e saber aplicar metodologias que permitem a avaliação desse desempenho.

Resultados de aprendizagem e competências

Identificar informação relevante para a determinação de indicadores de desempenho e trabalhar os mesmos de modo a definir estratégias de gestão a curto e longo prazo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Gestão orientada para o desempenho. Modelos de análise da performance empresarial: BSC, KPI, CII, CDT, DEN, SISIND, icBench. Indicadores de benchmarking. Fontes de informação e avaliação via web. Tendências plurianuais. Estruturação da informação económica. O protocolo ProNIC e os concursos e plataformas electrónicas de procurement. Modelos de Parcerias Público Privadas: BOO, DB, DBM, DBO, BLT, LDO. Procedimentos para implementação de PPP's.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:O conhecimento das diversas abordagens utilizadas e casos de estudo no mundo permite identificar as principais questões relevantes na análise de desempenho e o modo como podem ser utilizadas.

Bibliografia Obrigatória

Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na página da UC; .
Main references provided in digital support.; .
Construction Consultants KPI’s 2004, Constructing Excellence, Londres, UK, 2004.; .
Industry Performance Report 2009. Constructing Excellence, UK, 2009.; .
icBench – Resultados 2005. Jorge Moreira da Costa e Isabel Horta. FEUP/IMOPPI/ADI, Porto, 2006.; .
Indicadores 2009 – Construtores. Jorge Moreira da Costa. FEUP/InCI, 2011.; .

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões de apresentação de conceitos intercaladas com pequenos trabalhos de grupo com apresentação e discussão posterior. Avaliação através destes trabalhos e de um trabalho individual.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:

Trata-se de uma área onde a experiência e conhecimento pessoal tem relevância, pelo que a manutenção de espaço de discussão é considerada como apropriada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-12-14 às 17:29:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias