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Estruturas de Alvenaria de Pedra

Código: PRODEC088     Sigla: EAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Civil - Estruturas

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Estruturas e Geotecnia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 0 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dominar uma abordagem qualitativa dos princípios e métodos que devem reger o processo de intervenção em estruturas de alvenaria de pedra, com principal incidência em edifícios antigos.
Inclui ainda o objectivo de fornecer uma visão global dos métodos de análise estrutural aplicáveis a este tipo de estruturas bem como das verificações de segurança pertinentes.

Resultados de aprendizagem e competências

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Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Sistemas construtivos e estruturais de edifícios antigos de alvenaria de pedra
2. Danos em estruturas de alvenaria de pedra
3. Intervir no edificado antigo
4. Soluções de reforço e consolidação estrutural
5. Métodos de análise estrutural e verificação de segurança

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

A compreensão da forma correta de intervir em edifícios antigos de alvenaria de pedra requer o conhecimento básico dos sistemas construtivos e das estruturas antigas, o que é abordado no tópico 1 dos conteúdos, bem como uma adequada percepção dos danos que nelas ocorrem em geral, conforme se transmite no tópico 2.
A intervenção em património contruído antigo de alvenaria de pedras tem especificidades que são abordadas nos tópicos 3 e 4, onde se são também apresentadas e discutidas técnicas de reforço e/ou consolidação, cuja aplicação deve ser sustentada por métodos de análise e de verificação de segurança apropriados apresentados no tópico 5

Bibliografia Obrigatória

Giorgio Croci, Computational Mechanics Publications, Southampton (1998).; The Conservation and Structural Restoration of Architectural Heritage
Dirk Proske, Pieter Gelder; Safety of historical stone arch bridges, Springer Verlag, 2009. ISBN: 978-3-540-77618-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de um trabalho e se necessário a realização de um exame.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

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