| Código: | PRODEC088 | Sigla: | EAP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Engenharia Civil - Estruturas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Secção de Estruturas e Geotecnia |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PRODEC | 0 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Dominar uma abordagem qualitativa dos princípios e métodos que devem reger o processo de intervenção em estruturas de alvenaria de pedra, com principal incidência em edifícios antigos.
Inclui ainda o objectivo de fornecer uma visão global dos métodos de análise estrutural aplicáveis a este tipo de estruturas bem como das verificações de segurança pertinentes.
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1. Sistemas construtivos e estruturais de edifícios antigos de alvenaria de pedra
2. Danos em estruturas de alvenaria de pedra
3. Intervir no edificado antigo
4. Soluções de reforço e consolidação estrutural
5. Métodos de análise estrutural e verificação de segurança
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A compreensão da forma correta de intervir em edifícios antigos de alvenaria de pedra requer o conhecimento básico dos sistemas construtivos e das estruturas antigas, o que é abordado no tópico 1 dos conteúdos, bem como uma adequada percepção dos danos que nelas ocorrem em geral, conforme se transmite no tópico 2.
A intervenção em património contruído antigo de alvenaria de pedras tem especificidades que são abordadas nos tópicos 3 e 4, onde se são também apresentadas e discutidas técnicas de reforço e/ou consolidação, cuja aplicação deve ser sustentada por métodos de análise e de verificação de segurança apropriados apresentados no tópico 5
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de um trabalho e se necessário a realização de um exame.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
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