Código: | EIG0031 | Sigla: | MK |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Marketing e Estratégia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIG | 88 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os alunos de competências empresariais que facilitam a aproximação à realidade de um mercado global, extremamente competitivo.
No final da frequência desta disciplina os alunos deverão ser capazes de (i) entender a área de negócio de uma Empresa, (ii) analisar as competencias da Empresa na sua abordagem aos respetivos mercados, (iii) identificar o seu Posicionamento e a importância da diferenciação em mercados competitivosl, (iv) construir um Plano de Marketing Estratégico. Os estudantes aprendem, trabalhando em grupo, aplicando e desenvolvendo os conceitos de Marketing em casos reais.
Introdução e Conceito. Aplicação nas Estratégias Empresariais. Área de Negócio e sentido estratégico. Marketing versus Vendas, antagónicos ou complementares? Contexto do Marketing no Mercado Global. Mercado, Procura Primária e Seletiva. Comportamento do Consumidor no mercado de consumo e no mercado industrial. O Processo de Compra e o Marketing Industrial: intervenientes, seu papel e motivações. Pesquisa de Mercado: metodologias e dificuldades. Marketing de Serviços e suas especificidades. Parâmetros de Segmentação e escolha do Grupo Alvo. Posicionamento e diferenciação para uma Estratégia de Marketing. Interação dos recursos – o Mix. Políticas de: PRODUTO (Marca e Embalagem); SERVIÇO (modelo SERVQUAL); PREÇO; DISTRIBUIÇÃO e COMUNICAÇÃO (Plano de Comunicação e Força de Vendas). Elaboração de um Plano de Marketing. Globalização e o Marketing Internacional. O e-marketing.
Nesta disciplina os conceitos são introduzidos progressivamente através do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso são organizados grupos de trabalho compostos por 3 a 4 alunos que acompanham o evoluir de uma Empresa/tema à sua escolha, através de pequenos trabalhos que são discutidos em aula. Finalmente é-lhes solicitada a montagem e a apresentação de um trabalho final onde desenvolvem um Plano de Marketing Estratégico para a Empresa.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 20,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 48,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 10,00 |
Total: | 149,00 |
O Marketing não se aprende mas sim apreende-se e, para isso, é preciso vivê-lo. Deste modo as apresentações dos trabalhos individuais, dos trabalhos de grupo e respectivas participações em aula, são condições importantes para a obtenção de Frequència.
Esforço individual (inclui os trabalhos individuais, a participação em aula e a apresentação do trabalho final)- entre 10 e 30% Trabalho final (relatório)- entre 30 e 40%. Exame final - entre 60 e 30%. Obs: sempre que o número de alunos permitir um acompanhamento adequado, será dado mais relevo ao esforço individual em prejuízo do exame final.
Espera-se que o trabalho final (relatório e apresentação) seja de utilidade comprovada para as respectivas Empresas e/ou promova o empreendorismo no caso de novas ideias e/ou Empresas. A experiência passada tem demonstrado essa particularidade e a essa condição é dado especial relevo na avaliação do trabalho final.
Apresentação de um trabalho individual e respectiva defesa(40%). Exame final (60%).
Exame: Recurso Trabalhos: Apresentação de trabalho individual como recurso excepcional à não obtenção de frequência.