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Laboratório de Programação

Código: EEC0030     Sigla: LPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~jlopes/doku.php/teach/lpro/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 55 Plano de estudos oficial 4 - 6 28 162

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
João António Correia Lopes 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 4 8,00
Tiago Manuel Alves Pereira Marques 4,00
João António Correia Lopes 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


No contexto da especificação, desenvolvimento e manutenção de aplicações de software com interface gráfica em arquiteturas cliente/servidor, esta unidade curricular tem por objetivos:



  • Promover a aquisição de conceitos, métodos e técnicas de Engenharia de Software e dotar os estudantes da capacidade de os aplicar na conceção e desenvolvimento de sistemas de software.

  • Dotar os estudantes de conhecimentos práticos na utilização de ferramentas de desenvolvimento de software adequadas à metodologia a usar e que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida, incluindo a depuração, teste e documentação de código na linguagem de programação Java.


Resultados de aprendizagem e competências


Ao completar esta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:



  1. Identificar e documentar os requisitos de um Sistema de Software utilizando narrativas de utilizador

  2. Descrever os casos de utilização utilizando UML

  3. Realizar um protótipo de interface com o utilizador

  4. Identificar e documentar os requisitos suplementares

  5. Obter o modelo conceptual do domínio utilizando UML

  6. Obter modelos de processos de negócio utilizando UML

  7. Descrever a arquitetura utilizando UML

  8. Validar a arquitetura através de um protótipo vertical

  9. Modelar o comportamento de objetos utilizando UML

  10. Modelar a estrutura de classes utilizando UML

  11. Elaborar a Ajuda ao Utilizador

  12. Elaborar o Manual de Instalação

  13. Codificar classes em Java usando as API standard

  14. Realizar versões de componentes de software

  15. Documentar o código Java utilizando Javadoc

  16. Testar o código utilizando Junit

  17. Utilizar uma ferramenta de elaboração colaborativa de documentação

  18. Utilizar um IDE na manutenção do software

  19. Utilizar um sistema de controlo de versões

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos em Programação.

Programa


  1. Introdução à Engenharia de Software e à modelação ágil.

  2. Introdução à Engenharia de requisitos. Documentação de requisitos.

  3. Linguagem de modelação UML.

  4. Projeto de software orientado por objetos. Modelação de arquitetura, estrutura de classes e comportamento.

  5. Projeto de interfaces.

  6. Codificação linguagem de programação Java.

  7. Verificação, validação e teste de software.

  8. Manutenção de software. Gestão de configurações. Controlo de versões.

  9. Gestão e planeamento de projetos.

Bibliografia Obrigatória

Scott W. Ambler; The object primer. ISBN: 978-0-521-54018-6
F. Mário Martins; Projetos de POO em JAVA, FCA - Editora Informática, 2014. ISBN: 978-972-722-792-1

Bibliografia Complementar

Bruce Eckel; Thinking in Java, Prentice Hall, 4th Edition, 2006. ISBN: 0131-87248-6
Russ Miles and Kim Hamilton; Learning UML 2.0. ISBN: 978-0-596-00982-3
Mauro Nunes e Henrique O'Neill; Fundamental de UML, FCA - Editora Informática, 2004. ISBN: 978-972-722-481-4
Alberto Manuel Rodrigues da Silva e Carlos Alberto Escaleira Videira; UML, metodologias e ferramentas CASE. ISBN: 989-615-009-5
Henrique O.Neil, Mauro Nunes, Pedro Ramos; Exercícios de UML. ISBN: 978-972-722-616-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


A unidade curricular tem aulas teóricas (2 horas por semana) e aulas laboratoriais (2 horas por semana) em sala de computadores.


Os tempos letivos das aulas teóricas são usados para descrever brevemente as várias fases de desenvolvimento de software e os artefactos associados e para apresentar e exemplificar a utilização das metodologias e ferramentas a usar no trabalho prático seguindo o respetivo guião. São ainda indicadas referências de leitura.


Nas aulas laboratoriais os estudantes trabalham, em grupos de 4, num projeto de software.


Software

SVN
IDE NetBeans
Enterprise Architect
Dokuwiki

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação > Engenharia de software
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 40,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 100,00
Estudo autónomo 6,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


O trabalho prático (TP) será avaliado através da documentação apresentada, da aplicação desenvolvida e do desempenho individual nas aulas (TP1 a TP8).


Os conceitos teóricos são avaliados através da resposta individual, sem consulta, a folhas de perguntas (FT1 a FT4), a realizar em algumas aulas laboratoriais.


A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de 50% em cada um dos trabalhos da avaliação prática (TP1 a TP8) e de 40% na média das folhas de perguntas relacionadas com a matéria teórica (FT1 a FT4).


Esta unidade curricular, dada a sua natureza laboratorial, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso.


Fórmula de cálculo da classificação final


A nota final será calculada usando a fórmula: NOTA = 80% TP + 20% FT


sendo:


TP = (TP1 + 3* TP2 + 2* TP3 + 2* TP4 + 2* TP5 + 8* TP6 + TP7 + TP8 ) / 20
FT = (FT1 + FT2 + FT3 + FT4) / 4


A classificação da componente prática (TP) pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo em mais ou menos 2 valores, com base na opinião dos docentes e na autoavaliação a realizar internamente em cada grupo.


Provas e trabalhos especiais

Para além da demonstração do trabalho prático, pode ter lugar uma prova oral para alguns estudantes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


A avaliação prática e teórica, realizada nas aulas laboratoriais durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.


Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários, e realizar as provas teóricas e práticas de avaliação individual previstas.


Melhoria de classificação

A nota final pode ser melhorada apenas através da frequência de numa nova edição da unidade curricular.
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