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Dissertação - Iniciação ao Projecto de Investigação I

Código: ESG0009     Sigla: IPI I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 30 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-02-10.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de recursos, conceptuais e instrumentais, para a realização de projetos de investigação no âmbito das Ciências Sociais. Os conteúdos a abordar inserem-se em dois domínios gerais: o enquadramento histórico e epistemológico da investigação em ciências sociais e a compreensão das diversas etapas do processo de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final, espera-se que os estudantes tenham construído um conhecimento e desenvolvido um conjunto de competências no âmbito da investigação em ciências sociais que lhes permita conceber e realizar de forma autónoma um projeto de investigação individual neste âmbito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. A Investigação científica em Ciências Sociais
1. Características
2. Paradigmas de investigação, metodologias quantitativas e qualitativas e desenvolvimento do conhecimento
3. Perspetiva histórica e enquadramento epistemológico da investigação quantitativa e qualitativa
II. Etapas do processo de investigação
1. Definição do objeto/tópico de estudo, do objetivo e das questões de investigação;
2. Escolha da metodologia de investigação;
3. Formulação de hipóteses;
4. Técnicas de amostragem;
5. Técnicas de recolha de dados (documentos escritos, entrevista, observação, questionário);
6. Técnicas de análise de dados;
7. Divulgação/Publicação dos resultados;
8. Questões éticas subjacentes à investigação em ciências sociais.

Bibliografia Obrigatória

Brewerton, P. & Millward, L.; Organizational Research Methods, Londres: SAGE Publications, 2001
Bryman, A.; Research Methods and Organization Studies, Londres: Routledge, 2000
Cassell, C. & Symon, G. (Eds.) ; Essential guide of qualitative methods in organizational research, London: Sage Publications, 2004
Denzin, N. & Lincoln, Y. ; The Landscape of Qualitative Research. Theories and Issues. , California: SAGE Publications., 1998
Sampieri, R. H., Collado, C. F. & Lucio, P. B.; Metodologia de Pesquisa, São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ltda, 2006
Silverman, D.; Doing Qualitative Research. A Practical Handbook., Londres: SAGE Publications, 2000
Yin, Robert K.; Qualitative research from start to finish, The Guilford Press, 2011. ISBN: 978-1-60623-701-4

Bibliografia Complementar

Bryman, A. ; Analyzing Qualitative Data, Londres: Routledge, 2001
Robert K. Yin; Case study research. ISBN: 978-1-4129-6099-1
Silverman, D.; Interpreting Qualitative Research. Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. , Londres: SAGE Publications, 2001

Observações Bibliográficas

Revistas na área:
- JSR (Journal of Service Research);
- International Journal of Service Industry Management;
- Journal of Marketing;
- Journal of Operations Management

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

• Aulas de exposição de conteúdos pela docente;
• Pesquisas, consultas nas bases de dados da especialidade;
• Trabalho em grupo;
• Estudo autónomo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 54,00
Total: 54,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
a) Trabalho individual (30%): Realização com aprovação de 4 módulos (3º ao 6º) do Certificado de Infoliteracia; e
b) Trabalho em grupo (70%): Elaboração de um portefólio.

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve obter:
i) aprovação igual ou superior a 50% em cada um dos 4 módulos do Certificado de infoliteracia;
ii) uma classificação mínima de 10 valores no portefólio; e,
iii) uma classificação final mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível apenas mediante a reelaboração/melhoria das actividades do portefólio com avaliação negativa. Nestas situações, mantém-se a forma de cálculo da classificação final.

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