Código: | EIC0034 | Sigla: | GEMP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Métodos Quantitativos e Gestão |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3249 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 113 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 4 | - | 5 | 56 | 135 |
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação à análise e à discussão de casos de estudo.
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
1. Compreender as diferentes áreas funcionais da Gestão e a forma como se interligam na estratégia global da empresa.
2. Compreender e explorar a forma como as tecnologias de informação podem ser um elemento potenciador da Gestão.
3. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão.
4. Ser capazes de coordenar múltiplas tarefas interdisciplinares, integrando as diferentes área da Gestão, de forma a atingir os objetivos comuns.
5. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e da identificação de melhorias.
6. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos.
7. Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.
1.A GESTÃO E O SEU CONTEXTO
1.1.A Gestão e o papel do Gestor
1.2.A evolução da Gestão
2.GESTÃO DE ÁREAS FUNCIONAIS
2.1.Marketing
2.2.Gestão Financeira
2.3.Gestão de Operações
3.GESTÃO ESTRATÉGICA
3.1.Gestão estratégica e competitividade
3.2.Missão e objectivos
3.3.Análise do meio ambiente externo
3.4.Análise do meio ambiente interno
3.5.Desenvolvimento de estratégias de negócio
3.6.Estratégias de inovação e empreendedorismo
4.ORGANIZAÇÃO
4.1.Elementos Básicos de organização
4.2.Estruturas organizacionais
5. CONTROLO
As aulas teóricas serão usadas para a apresentação de conceitos, sendo acompanhada da apresentação de casos e sua discussão.
As aulas práticas envolverão a discussão de casos, havendo dois tipos:
(1) casos de discussão - estes casos serão disponibilizados aos alunos na semana anterior e serão discutidos em aula, sem avaliação.
(2) 4 casos de avaliação - os casos serão disponibilizados no início do semestre, e os alunos deverão realizar um relatório de 20 slides e fazer a discussão em aula, contando o relatório e discussão para a avaliação de frequência.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 30,00 |
Estudo autónomo | 36,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 13,00 |
Total: | 135,00 |
No início do semestre, os alunos deverão organizar-se em grupos, sendo que toda a avaliação de frequência será realizada por grupo:
•60% da classificação final- Apresentação e discussão de quatro casos de estudo.
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.
Minimum classification of 37,5% in each of the evaluation components.
Nota final= 0,6*(apresentação e discussão de casos) + 0,4*nota de exame.
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo.
O exame é sem consulta.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.
nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.
Classificação mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos dois momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.