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Engenharia de Software

Código: EIC0024     Sigla: ESOF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Software

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 123 Plano de estudos a partir de 2009/10 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarizar-se com os métodos de engenharia e gestão necessários ao desenvolvimento de sistemas de software complexos e/ou em larga escala, de forma economicamente eficaz e com elevada qualidade.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:



    • descrever os princípios, conceitos e práticas da engenharia de software e do ciclo de vida do software;

 

    • conhecer e saber aplicar as técnicas e ferramentas necessárias para executar e gerir as várias actividades do processo de desenvolvimento de software de qualidade;

 

    • explicar os métodos e processos de construção de diferentes tipos de sistemas de software.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

    1. INTRODUÇÃO: problemática do desenvolvimento de software; objetivos e âmbito da engenharia de software.

 

    1. PROCESSO DE SOFTWARE: noção de processo de software; modelos de processos; métodos ágeis; atividades do processo; métricas de desempenho; exemplo do Rational Unified Process.

 

    1. GESTÃO DE PROJECTOS DE SOFTWARE: estimação, planeamento, monitorização e controlo de projecto; gestão ágil e gestão clássica de projetos; organização e gestão de equipas; gestão de riscos.

 

    1. ENGENHARIA DE REQUISITOS: requisitos de software; documentos de requisitos; processo de engenharia de requisitos; modelação de requisitos com UML (diagramas de casos de utilização e diagramas de atividades); prototipagem de interfaces.

 

    1. DESENHO DE SOFTWARE:desenho de arquitetura; modelação de arquitetura com UML (diagramas de "deployment", componentes e "packages");  reutilização (componentes, frameworks e linhas de produtos); desenho detalhado. 

 

    1. CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE: ambientes integrados de desenvolvimento; ambientes de desenvolvimento rápido; ambientes de desenvolvimento baseados em modelos; integração contínua; gestão de versões; desenvolvimento ágil com XP.

 

    1. VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE: conceitos básicos; testes unitários, de integração, de sistema e de aceitação; revisões e inspecções de software; registo de defeitos; análise estática de código.

 

    1. EVOLUÇÃO DE SOFTWARE: processos de evolução;  dinâmica da evolução de programas; manutenção de software; sistemas legados; engenharia reversa e re-engenharia do software.

 

    1. MELHORIA DE PROCESSOS: ciclo de vidas dos processos; métricas; melhoria de processos com PSP/TSP; o modelo de maturidade CMMI.

 

Bibliografia Obrigatória

Ian Sommerville; Software engineering (9th edition), Addison-Wesley, 2011. ISBN: 9780137035151 (Na biblioteca da FEUP existe apenas a 8ª edição)

Bibliografia Complementar

Russ Miles & Kim Hamilton; Learning UML 2.0, O'Reilly, 2006. ISBN: 0-596-00982-8
Silva, Alberto Manuel Rodrigues da; UML, metodologias e ferramentas CASE. ISBN: 989-615-009-5
Humphrey, Watts S; A discipline for Software engineering. ISBN: 0-201-54610-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina tem uma componente teórica baseada em aulas de exposição e discussão, que incluem a descrição dos problemas, as metodologias de análise e as soluções e boas práticas preconizadas. As aulas teórico-práticas serão dedicadas à aplicação prática e aprofundamento dos conceitos e técnicas apresentados nas aulas teóricas, através de exercícios, pequenos projetos e trabalhos de pesquisa.

Software

Eclipse
Enterprise Architect

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 62,50
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 37,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 28,00
Estudo autónomo 78,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obtenção de um mínimo de 45% na componente IP (Informação Prática).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) da disciplina será calculada segundo a seguinte fórmula: CF= 0,625*EF + 0,375*IP em que:

- EF – Classificação obtida no exame final;

- IP – Classificação obtida nas aulas práticas.

A componente IP compreendendo :

- aulas de realização de experiências e exercícios (6 aulas) - 1,5 valores (0,25 por aula);

- projeto de modelação - 4 valores;

- trabalho de pesquisa - 2 valores.

É exigido um mínimo de 45% em cada uma das 2 componentes. No caso de estudantes que, por razões justificadas, faltam a aulas de realização de experiências e exercícios, o peso correspondente é transferido para o exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O projeto de modelação e o trabalho de pesquisa são obrigatórios para todos os alunos, mesmo para os alunos dispensados de frequência às aulas ao abrigo de estatutos especiais. É válida no entanto a classficiação de frequência do ano anterior.

Melhoria de classificação

A classificação do exame pode ser melhorada em exame de recurso. As classificações obtidas nos mini-projectos, exercícios e trabalho de pesquisa podem ser melhoradas na edição seguinte da disciplina.

Observações

Para a frequência desta unidade curricular é de toda a conveniência terem concluído LPOO.

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