Código: | EC0026 | Sigla: | TEST2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estruturas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.fe.up.pt/1213/course/view.php?id=787 |
Unidade Responsável: | Secção de Estruturas |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 326 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 3 | - | 7 | 90 | 188 |
JUSTIFICAÇÃO:
Para a realização de projetos de estruturas das construções é necessário prever a distribuição de deformações e tensões, devida às ações regulamentares, em todos os pontos das estruturas de modo a serem confrontados com valores limites. Para a determinação do estado de tensão e deformação é necessário dominar as metodologias de análise estrutural para os diversos tipos de estruturas e elementos estruturais.
OBJETIVOS:
Apresentação e discussão do método dos deslocamentos, formulação matricial, para análise de estruturas reticuladas em regime linear, planas e tridimensionais, e seus desenvolvimentos do ponto de vista da sua aplicação prática, nomeadamente no que se refere à sua utilização no cálculo automático.
Apresentação dos aspetos gerais do método dos elementos finitos. Análise dinâmica de estruturas aplicada a sistemas estruturais simples. Introdução à análise não linear geométrica e análise plástica.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Identificar diferentes tipos de soluções estruturais, caracterizar a distribuição e deslocamentos e esforços, devida a ações estáticas e dinâmicas, em estruturas reticuladas com comportamento linear e não linear, e interpretar os resultados da aplicação dos métodos de análise estrutural.
Compreensão: Identificar as hipóteses e os passos a adotar na análise estrutural com o método do deslocamentos com formulação matricial, método de Cross e método dos Elementos Finitos.
Aplicação: Utilizar os métodos de análise estrutural no cálculo dos deslocamentos e esforços em estruturas em regime linear e não linear e considerando o comportamento dinâmico.
Análise: Discutir e criticar os resultados do cálculo de estruturas tendo em vista a validação do processo de cálculo.
Síntese: Propor, no âmbito dos métodos dos deslocamentos, sistemas base eficientes e em função dos resultados encontrar variantes estruturais com melhor comportamento.
Projeto em Engenharia: Analisar estruturas reais de modo a aproximar os esquema estruturais de situações próximas das de projeto.
É feita a apresentação e discussão de todos os aspetos da matéria nas aulas teóricas, procedendo-se à sua ilustração através de exemplos simples apropriados. Nas aulas teórico-práticas são propostos e discutidos um conjunto de aplicações associado às matérias teóricas. É ainda proposto um conjunto de exercícios para serem resolvidos individualmente e posteriormente entregues e corrigidos.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino permitem utilizar os métodos de análise estrutural no cálculo dos deslocamentos e esforços em estruturas em regime linear e não linear e considerando o comportamento dinâmico, discutir e criticar os resultados do cálculo de estruturas tendo em vista a validação do processo de cálculo, propor, no âmbito dos métodos dos deslocamentos, sistemas base eficientes e em função dos resultados encontrar variantes estruturais com melhor comportamento.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 48,00 |
Total: | 48,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída, que consiste em (duas) provas a realizar durante o período de aulas, e num exame final. (A avaliação distribuída tem carácter opcional). Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.
A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF = max {CT ; EF}
Onde,
CT = PA / 2 x CAD1 + PA / 2 x CAD2 + PF x EF
CAD1 – classificação da prova de avaliação 1;
CAD2 – classificação da prova de avaliação 2;
EF – classificação do exame final a realizar nas Épocas Normal e/ou de Recurso.
Às classificações CAD1, CAD2 e EF estão associados os seguintes pesos:
PA = (25%)
PF = (75%)
NOTA 1: As provas de avaliação, associadas às classificações CAD1 e CAD2, são opcionais. Caso o estudante não realize alguma dessas provas, os respetivos pesos serão adicionados a PF.
NOTA 2: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.
NOTA 3: Os estudantes que frequentaram a unidade curricular no ano letivo anterior poderão manter a classificação da componente distribuída de avaliação, mantendo-se, neste caso, os pesos previstos nesse ano letivo.
Procedimento para a avaliação a realizar durante o período de aulas
2. A avaliação distribuída a realizar durante o período de aulas será feita com base na realização e avaliação de dois exercícios complementares aos propostos para serem discutidos nas aulas práticas.
Essa avaliação será feita de acordo com as seguintes regras:
2.1. Na altura da distribuição de cada exercício será indicada a data em que deverá ser feita a entrega da correspondente resolução, devendo os estudantes ficar em seu poder com uma cópia que servirá para procederem à sua correção.
2.2. Imediatamente após a data estabelecida para a entrega dos exercícios, será divulgada na página da unidade curricular a correspondente resolução que servirá de guião à correção e classificação que cada estudante fará do seu exercício, devendo entregá-la ao docente das aulas práticas em modo a combinar. Na resolução divulgada será indicada uma cotação para as diversas partes do exercício de modo a permitir a sua classificação.
2.3. Nas aulas seguintes à entrega da correção os estudantes poderão ser interrogados pelo respetivo docente sobre todos aspetos envolvidos na resolução e correção do exercício.
2.4. Durante uma aula teórica seguinte será realizada uma prova de validação com o objetivo de avaliar o grau de compreensão do exercício complementar adquirido na sua realização. Essa prova consistirá, assim, em perguntas diretamente relacionadas com o exercício que foi proposto e realizado.
2.5. A classificação final de cada uma das provas de avaliação resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CAD= 0,4 x classificação do exercício realizado + 0,6 x classificação da prova de validação
No caso de a classificação da prova de validação ser inferior 8 valores (em 20 valores) não será considerada a componente da classificação do exercício realizado.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas Conhecimentos Prévios: São indispensáveis os conhecimentos de Estática, ministrados em Mecânica, a determinação de deslocamentos e esforços em estruturas isostáticas, ministrados em Resistência de Materiais, e as matérias de análise estruturais incluídas em Teoria das Estruturas 1