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Transferência de Calor

Código: EM0037     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Fluidos e Calor

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Fluidos e Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 219 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 58,5 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-09-01.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: Compreender os mecanismos e os modos (condução, convecção e radiação) de transferência de calor e identificar as equações fundamentais que os traduzem. É dominante a preocupação da compreensão dos fenómenos e da sua expressão matemática mais do que a preocupação de quaisquer automatismos.

Resultados de aprendizagem e competências



Competências: ser capaz de efetuar análise qualitativa mas também quantitativa para situações nas quais existem soluções analíticas relativamente simples ou correlações experimentais expeditas. Usar a análise quantitativa para situações de dimensionamento. Num e noutro casos recorrer ao apoio de sistemas de simulação e cálculo.




Resultados da aprendizagem e competências: valorizar a perspectiva desta disciplina como instrumento de abordagem aos processos de conversão energética e oportunidades de uso ambientalmente relevante da energia-calor, nomeadamente, através da eficiênca energética.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Análise e Álgebra Matemática, Termodinâmica, Mecânica de Fluidos, Análise Numérica

Programa

1. Introdução aos mecanismos de Transferência de Calor: posicionamento da disciplina de TC no contexto da utilização da energia calor fazendo o contraponto da sua abordagem ao nível dos processos, com a Termodinâmica, que se baseia em balances entre estados “finais”.

2. Condução: equação de Fourier, condução estacionária, alhetas, condução monodimensional transiente.

3. Convecção: equação da energia, escoamentos internos e externos, convecção natural, convecção com mudança de fase.

4. Transferência de calor por radiação: fenómeno da radiação, propriedades dos materiais, métodos de cálculo elementares associados à emissão e à absorção, aos balanços e às trocas por radiação.

5. Permutadores de calor: Definição dos tipos de processo de permuta de calor e caracterização de objetivos e potencialidades de diversas tipologias e configurações de permutadores.


Esta UC tem uma componente Científica 90% e uma componente Tecnologica de 10%

Bibliografia Obrigatória

Incropera, F. and Witt, D. de; Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, S.A., 2003
Enunciados de Exercícios para apoio às aulas Práticas
; Tabelas de propriedades dos fluidos e características de sistemas para apoio às aulas práticas
Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera, F. P. and DEWitt, D. P.; Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 7th edition, John Wiley and Sons , 2011 (Versão inglesa e mais atual da bibliografia obrigatória. Esta será a versão seguida pelo regente)

Bibliografia Complementar

Çengel, Yunus A.; Heat Transfer - A Practical Approach, McGraw Hill, 2002. ISBN: 0-07-011505-2
Holman, J.P.; Heat Transfer, McGraw-Hill, 1998. ISBN: 0-07-114320-3
Ozisik, N.; Basic Heat Transfer, McGraw-Hill

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos conceitos nas aulas teóricas semanais (2 aulas de 1,5 horas) acrescida de uma aula prática semanal de 1,5 h para discussão e validação da resolução de problemas típicos com o apoio tutorial inerente em função do interesse dos alunos.

 

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia térmica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Terão frequência os alunos regularmente inscritos que não excedam o número de faltas conforme as normas de avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.

 A avaliação desta Unidade Curricular é realizada por dois testes, sem consulta, a realizar durante o semestre, sendo que cada teste tem um peso de 50% para a nota final.

 A prova de recurso pode ser feita só ao primeiro teste (peso de 50% para a nota final), só ao segundo teste (peso de 50% para a nota final) ou a toda a matéria (peso de 100% para a nota final).

 As regras de avaliação são idênticas para trabalhadores com o estatuto TE, decorrendo as suas provas nosmesmos dias e horas que as dos alunos regulares.

Melhoria de classificação a efectuar na época de recurso: aplicam-se as mesmas regras que para a avaliação normal, i.e., ou parte 1 (50%) ou parte 2 (50%) ou exame global (100%)). De notar que não há transferência das notas das partes 1 e 2 entre semestres/ anos. 

Melhorias de classificação fora da época de recurso são através de um único exame sobre a totalidade da matéria e com peso de 100%.

Naquilo em que este regulamento é omisso aplica-se o regulamento geral da FEUP.

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)


As provas de avaliação especial, trabalhadores estudantes, dirigentes associativos e outros, consistem num único exame a toda a matéria e com peso de 100% para a nota final.



 

Melhoria de classificação


Melhoria de classificação a efectuar na época de recurso: aplicam-se as mesmas regras que para a avaliação normal, i.e., ou parte 1 (50%) ou parte 2 (50%) ou exame global (100%)). De notar que não há transferência das notas das partes 1 e 2 entre semestres/ anos. 


Melhorias de classificação fora da época de recurso são através de um único exame sobre a totalidade da matéria e com peso de 100%.


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