| Código: | MEMG0021 | Sigla: | RSA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Tecnologias, Ciências Aplicadas, Projecto |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.fe.up.pt/1213/course/view.php?id=489 |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia de Minas |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEMG | 4 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
| MIEA | 57 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
- Conhecimento: Relembrar conhecimentos relativos a equilíbrios multi-fásicos, química ambiental e eco-toxicologia; - Compreensão: Identificar, reconhecer e caracterizar situações de contaminação de solos e aquíferos; - Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes tecnologias; Seleccionar as tecnologias adaptadas a cada situação. - Análise: Elaborar uma Análises de Risco simples; Definir a investigação a desenvolver para realizar um Plano de Acção Correctiva; - Síntese: Estabelecer a metodologia da elaboração de um plano de acção correctiva; Dimensionar unidades de remediação de solos e/ou águas subterrâneas.
Capacidade de
- caracterizar a dispersão duma contaminação no subsolo;
- seleccionar as tecnologias de reabilitação mais convenientes;
- determinar os parâmetros de projecto mais relevantes;
- prever e projectar a monitorização da tecnologia;
- plaborar um Plano de Acção Correctiva.
Revisão dos Conceitos Básicos de Química Ambiental; Transporte e Destino de Contaminantes no Subsolo; Introdução à Análise de Risco e Breves Noções de Ecotoxicologia; Barreiras de Contenção e barreiras reactivas permeáveis; A Atenuação Natural como modalidade de reabilitação; Tecnologias de reabilitação de solos contaminados com produtos petrolíferos: Técnicas agrárias, eiras biológicas, ventilação do solo, bio-ventilação, arrastamento in-situ, atenuação Natural, bio-reabilitação in-situ, extracção multi-fásica, dessorção térmica a baixa temperatura; Tecnologias de reabilitação de solos contaminados com metais pesados: electrocinética, fito-reabilitação, lavagem de solos, lavagem de solos in situ; Tratamento de água subterrânea: Arrastamento por ar e arrastamento por vapor; Tratamento químico in-situ; Tecnologias avançadas: extracção por fluídos super-críticos;
Parte-se da análise do equilíbrio em sistemas multi-fásicos para compreender a repartição dos contaminantes pelas diferentes fases constituintes dos subsolo. Analisa-se em seguida como os sistemas de transporte e destino de contaminantes no solo. Como toda a reabilitação apenas pode ser efectuada se houver um risco introduzem-se conceitos básicos de Análise de Risco quantitativa. Analisam-se em seguida um conjunto de tecnologias de reabilitação de solos e aquíferos contaminados de modo a cobrir vários objectivos: serem sistemas bastante utilizados, alguns serem in-situ e outros “off-site”, alguns serem de raíz física, outros química e outros biológica, permitirem tratar vários tipos de contaminantes: orgânicos e metais pesados. Nas aulas práticas resolvem-se problemas, que se tenta sejam complexos retratando situações reais.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 75,00 |
| Teste | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 56,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Total: | 112,00 |
Para obter frequência os alunos terão que estar presentes em pelo menos 75% das aulas teórico-práticas e práticas leccionadas.
0,75* Nota Exame Final + 0,25* Nota Teste Parcelar
O teste parcelar será realizado no dia 25 de Novembro no horário da aula teórica e com a mesma duração.
Não existente.
Em exame de melhoria de classificação.
Disciplina complementada com módulo de e-learning.