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Marketing

Código: EIG0031     Sigla: MK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Marketing e Estratégia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 78 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os alunos de competências empresariais que facilitam a aproximação à realidade de um mercado global, extremamente competitivo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência desta disciplina os alunos deverão ser capazes de (i) entender a área de negócio de uma Empresa, (ii) analisar as competencias da Empresa na sua abordagem aos respetivos mercados, (iii) identificar o seu Posicionamento, (iv) construir um Plano de Marketing Estratégico. Os estudantes aprendem, trabalhando em grupo, aplicando e desenvolvendo os conceitos de Marketing em casos reais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

Introdução e Conceito. Aplicação nas Estratégias Empresariais. Área de Negócio e sentido estratégico. Marketing versus Vendas, antagónicos ou complementares? Contexto do Marketing no Mercado Global. Mercado, Procura Primária e Seletiva. Comportamento do Consumidor no mercado de consumo e no mercado industrial. O Processo de Compra e o Marketing Industrial: intervenientes, seu papel e motivações. Pesquisa de Mercado: metodologias e dificuldades. Marketing de Serviços e suas especificidades. Parâmetros de Segmentação e escolha do Grupo Alvo. Posicionamento e diferenciação para uma Estratégia de Marketing. Interação dos recursos – o Mix. Políticas de: PRODUTO (Marca e Embalagem); SERVIÇO (modelo SERVQUAL); PREÇO; DISTRIBUIÇÃO e COMUNICAÇÃO (Plano de Comunicação e Força de Vendas). Elaboração de um Plano de Marketing. Globalização e o Marketing Internacional. O e-marketing.

 

Bibliografia Obrigatória

Philip Kotler; Marketing management. ISBN: 0-13-098005-6 (ID:000035737)
Jacques Lendrevie... [et al.]; Mercator. ISBN: 972-20-1357-2 (ID: 000045116)
Denis Lindon... [et al.]; Mercator XXI. ISBN: 972-20-2744-1
Bernard Brochand... [et al.]; Mercator 2000. ISBN: 972-20-1912-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta disciplina os conceitos são introduzidos progressivamente através do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso são organizados grupos de trabalho compostos por 3 a 4 alunos que acompanham o evoluir de uma Empresa/tema à sua escolha, através de pequenos trabalhos que são discutidos em aula. Finalmente é-lhes solicitada a montagem e a apresentação de um trabalho final onde desenvolvem um Plano de Marketing Estratégico para a Empresa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Exame 60,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 149,00

Obtenção de frequência

O Marketing não se aprende mas sim apreende-se e, para isso, é preciso vivê-lo. Deste modo as apresentações dos trabalhos individuais, dos trabalhos de grupo e respectivas participações em aula, são condições importantes para a obtenção de Frequència.

Fórmula de cálculo da classificação final

Esforço individual (inclui os trabalhos individuais, a participação em aula e a apresentação do trabalho final)- entre 10 e 30% Trabalho final (relatório)- entre 30 e 40%. Exame final - entre 60 e 30%. Obs: sempre que o número de alunos permitir um acompanhamento adequado, será dado mais relevo ao esforço individual em prejuízo do exame final.

Provas e trabalhos especiais

Espera-se que o trabalho final (relatório e apresentação) seja de utilidade comprovada para as respectivas Empresas e/ou promova o empreendorismo no caso de novas ideias e/ou Empresas. A experiência passada tem demonstrado essa particularidade e a essa condição é dado especial relevo na avaliação do trabalho final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apresentação de um trabalho individual e respectiva defesa(40%). Exame final (60%).

Melhoria de classificação

Exame: Recurso Trabalhos: Apresentação de trabalho individual como recurso excepcional à não obtenção de frequência.

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