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Estatística II

Código: EIG0018     Sigla: E II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 119 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo das unidades curriculares Estatística I e II é o de permitir que os alunos adquiram uma visão integrada de conceitos básicos e de técnicas estatísticas de aplicação frequente. No final das unidades curriculares, os alunos deverão ser capazes de utilizarem os métodos de análise estatística de forma crítica e com autonomia na preparação de decisões. A unidade curricular Estatística II incide no percurso indutivo “amostra-população”.


Resultados de aprendizagem e competências

No final do período lectivo pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

(i) definir hipóteses e testá-las estatisticamente;

(ii) realizar diferentes testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos; 

(iii) efetuar análises de variância;

(iv) desenhar experiências simples;

(v) efetuar análises de regressão;

(v) utilizar folhas de cálculo e pacotes estatísticos na resolução dos problemas mencionados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de folhas de cálculo.

EIG0015: todos os tópicos.

Programa

TESTE DE HIPÓTESES: Especificação de testes de hipóteses. Relação entre teste de hipóteses e intervalos de confiança. Testes de localização e de dispersão mais comuns para uma e duas populações.

TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS: Testes de qualidade de ajuste, localização, aleatoriedade e associação.

ANÁLISE DE VARIÂNCIA: Modelos com um ou dois factores, com efeitos fixos, variáveis ou mistos.

DESENHO DE EXPERIÊNCIAS: Introdução ao planeamento de experiências. Planos factoriais 2k. Planos factoriais fraccionados.

REGRESSÃO: Regressão linear simples e múltipla. Selecção "stepwise" de regressores. Regressão não-linear com e sem transformações de linearização.

Bibliografia Obrigatória

Rui Campos Guimarães, José A. Sarsfield Cabral; Estatística. ISBN: 978-989-642-108-3
Jay L. Devore, Kenneth N. Berk; Modern mathematical statistics with applications. ISBN: 978-1-4614-0390-6
Thomas H. Wonnacott, Ronald J. Wonnacott; Introductory statistics. ISBN: 0-471-51733-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conceitos e as técnicas são introduzidos recorrendo sistematicamente a exemplos, pretendendo-se, deste modo, que os alunos os apreendam através do contacto com problemas concretos. O processo de aprendizagem é complementado com sessões de resolução de problemas, com o apoio de computadores, e com a realização de trabalhos de grupo.

Software

Folha de Cálculo
SPSS

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 10,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Conforme o disposto nas normas gerais de avaliação da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) será obtida pela seguinte fórmula:

          CF = 0.30 TG + 0.70 EF

 TG - Trabalhos de Grupo:

- 2 trabalhos de grupo de pequena dimensão (TG1 e TG2).

 EF - Exame Final

- exame (com consulta) realizado em época de exames.

Para aprovação à unidade curricular, para além de uma classificação final não inferior a 10 valores, é requerida a classificação mínima de 7 valores no exame final.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão melhorar a componente Exame Final (EF).

A componente Trabalhos de Grupo (TG) não é passível de melhoria.

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