Código: | EIG0018 | Sigla: | E II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIG | 119 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
O objectivo das unidades curriculares Estatística I e II é o de permitir que os alunos adquiram uma visão integrada de conceitos básicos e de técnicas estatísticas de aplicação frequente. No final das unidades curriculares, os alunos deverão ser capazes de utilizarem os métodos de análise estatística de forma crítica e com autonomia na preparação de decisões. A unidade curricular Estatística II incide no percurso indutivo “amostra-população”.
No final do período lectivo pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
(i) definir hipóteses e testá-las estatisticamente;
(ii) realizar diferentes testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos;
(iii) efetuar análises de variância;
(iv) desenhar experiências simples;
(v) efetuar análises de regressão;
(v) utilizar folhas de cálculo e pacotes estatísticos na resolução dos problemas mencionados.
Conhecimentos básicos de folhas de cálculo.
EIG0015: todos os tópicos.
TESTE DE HIPÓTESES: Especificação de testes de hipóteses. Relação entre teste de hipóteses e intervalos de confiança. Testes de localização e de dispersão mais comuns para uma e duas populações.
TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS: Testes de qualidade de ajuste, localização, aleatoriedade e associação.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA: Modelos com um ou dois factores, com efeitos fixos, variáveis ou mistos.
DESENHO DE EXPERIÊNCIAS: Introdução ao planeamento de experiências. Planos factoriais 2k. Planos factoriais fraccionados.
REGRESSÃO: Regressão linear simples e múltipla. Selecção "stepwise" de regressores. Regressão não-linear com e sem transformações de linearização.
Os conceitos e as técnicas são introduzidos recorrendo sistematicamente a exemplos, pretendendo-se, deste modo, que os alunos os apreendam através do contacto com problemas concretos. O processo de aprendizagem é complementado com sessões de resolução de problemas, com o apoio de computadores, e com a realização de trabalhos de grupo.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Teste | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 10,00 |
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 36,00 |
Total: | 162,00 |
Conforme o disposto nas normas gerais de avaliação da FEUP.
A classificação final (CF) será obtida pela seguinte fórmula:
CF = 0.30 TG + 0.70 EF
TG - Trabalhos de Grupo:
- 2 trabalhos de grupo de pequena dimensão (TG1 e TG2).
EF - Exame Final
- exame (com consulta) realizado em época de exames.
Para aprovação à unidade curricular, para além de uma classificação final não inferior a 10 valores, é requerida a classificação mínima de 7 valores no exame final.
Os estudantes poderão melhorar a componente Exame Final (EF).
A componente Trabalhos de Grupo (TG) não é passível de melhoria.