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Economia

Código: EIG0012     Sigla: E

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Comportamento Organizacional e Recursos Humanos

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2007/2008&P_CAD_CODIGO=EIG0012&P_PERIODO=2S
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 88 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 5 56 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-02-11.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos gerais 1 Ter capacidade de resolução de problemas e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação 2 Saber lidar com situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares 3 Saber recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante para fundamentar as soluções que preconiza e os juízos que emite 4 Ter capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, reflectindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais 5 Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão. 6 Ser capaz de comunicar as suas conclusões (e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes) quer a especialistas quer a não especialistas, de uma forma clara e objectiva 7 Ser capaz de, de uma forma auto-orientada e autónoma, prosseguir uma aprendizagem ao longo da vida, demonstrando uma atitude pró-activa perante o conhecimento 1 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Pretende-se que os estudantes sejam capazes de recolher, seleccionar e interpretar informações de natureza económica e financeira, por forma a integrá-las em situações complexas e multidisciplinares. Assim, de acordo com o programa e mais especificamente, pretende-se que os estudantes: Saibam aplicar os princípios da Economia: princípio da escassez; princípio do custo-benefício; princípio dos custos de oportunidade crescentes; princípio da vantagem comparativa e princípio da eficiência. Saibam realizar análises custo-benefício elementares. Saibam interpretar e comentar a situação económica com base nas variáveis macroeconómicas . Saibam extrair conclusões dessa interpretação e concluir pela evolução provável das relações entre os principais agregados e suas consequências – em termos de oportunidades e limitações - para as empresas, as famílias, os investidores e o Estado. Saibam formular cenários elementares para tomada de decisão, por forma a serem atingidos os objectivos dos diversos operadores económicos da sociedade, no quadro de uma situação concreta da economia, caracterizada por determinados valores dos indicadores económicos. Saibam equacionar as variáveis de decisão para a realização dos objectivos do produtor, no curto prazo. Saibam equacionar as variáveis de decisão para a realização dos objectivos do consumidor. 

Resultados de aprendizagem e competências

 Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os estudantes : Saibam expor e aplicar os princípios gerais da Economia. Espera-se ainda que saibam interpretar e expor os mecanismos económicos de base ao nível macroeconómico, por forma a poderem interpretar e comentar a situação económica de um país, com base nas variáveis macroeconómicas . • Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes: Saibam aplicar os demais conhecimentos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

INTRODUÇÃO Economia , ciência social que lida com a alocação eficiente de recursos escassos . Os princípios da Economia. A problemática da escassez e a satisfação de necessidades crescentes e diversificadas. Conceito de bem económico. A curva das possibilidades de produção. As questões que qualquer economia tem para resolver. A satisfação das necessidades; utilidade: total e marginal. A análise custo-benefíco. Preços de reserva, excedente económico e decisão do consumidor. Custo de oportunidade e custos afundados.Especialização, vantagem comparativa e troca.Macroeconomia e Microeconomia.Oferta e procura.MICROECONOMIA: objecto e problemática. Determinantes da oferta e determinantes da procura: preços de equilíbrio. TEORIA DO PRODUTOR .Função produção: produto total. médio e marginal. Lei dos rendimentos decrescentes. O curto e o longo prazo. O equilíbrio do Produtor no curto prazo. Função de produção no longo prazo. Isoquantas. Taxa marginal de substituição técnica. Rendimentos de escala. Custos : fixos, médios variáveis. O curto prazo. Ponto crítico de vendas. TEORIA DO CONSUMIDOR . Noção de utilidade: total e marginal. A utilidade marginal decrescente e a satisfação das necessidades. Análise marginal: posição de equilíbrio do consumidor dados os preços dos bens e uma escala de utilidade. A análise com base nas curvas de indiferença. Noção de curva de indiferença. Características das curvas de indiferença. Mapas de indiferença. Os preços dos bens e a linha limite da despesa. Dedução do equilíbrio do consumidor. A dedução da curva da procura com base nas curvas de indiferença. A função procura. O efeito preço e o efeito rendimento. A elasticidade da procura.A elasticidade-rendimento da procura. Elasticidade cruzada da procura e classificação dos bens.Elasticidade despesa. MACROECONOMIA : objecto e problemática; a visão panorâmica da economia; medição da actividade económica; crescimento económico e níveis de vida. Instrumentos de política económica: a política orçamental. Os desequilíbrios: défice do Estado, défice externo, desemprego e consequências sobre o nível de vida. Noção de equilíbrio macroeconómico. As situações de desequilíbrio: ajustamento via variação dos stocks e dos preços. Oferta e procura agregada. Curvas da oferta e da procura agregadas. Determinantes da procura e determinantes da oferta. O equilíbrio geral. O sector real da economia.Função consumo. Função poupança. O Investimento: determinantes do investimento; a taxa de juro. A curva IS.O modelo do multiplicador: a determinação do rendimento pela despesa total. Keynes e a intervenção do Estado. Críticas ao multiplicador. Monetaristas e Keynesianos. Mercados financeiros e economia real. Mercado monetário: oferta e procura de moeda. Determinantes da procura de moeda. A teoria quantitativa da moeda. A inflacção. O equilíbrio no mercado monetário. Política de taxa de juro e efeitos no sector real da economia. 

Bibliografia Obrigatória

robert frank eben bernake; Princípios de economia, Mcgraw-hill

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos, recorrendo sempre que possível, à interpretação da realidade económica com base nas diversas ferramentas de análise.Nas aulas práticas os estudantes são confrontados com aplicações da teoria económica, tanto a nível macro como micro.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 90,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 74,00
Trabalho de investigação 24,00
Total: 98,00

Obtenção de frequência

Não ultrapassar o limite de faltas, de acordo com o regulamento.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final: 0.5*teste1 + 0.4*teste2 + 0.1*trabalho grupo

Provas e trabalhos especiais

Trabalho de grupo (3 elementos) sobre um tema do programa.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação em momento único através de um exame sobre toda a matéria.

Melhoria de classificação

Os estudantes aprovados poderão melhorar a classificação, submetendo-se a um exame que abrange toda a matéria constante do programa, mediante inscrição na Secretaria da FEUP.

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