Economia, Empreendedorismo e Inovação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia e Gestão |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Ao longo desta disciplina, pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.
Pretende-se instruir os alunos a utilizarem, de uma forma articulada, ferramentas de análise que lhes permitam ultrapassar com sucesso as indefinições com que natural e quotidianamente se confrontam os empreendedores.
A disciplina contempla uma forte componente de experimentação, que visa dotar os alunos com competências no saber-fazer e no saber-ser, atendendo à falta de experiência profissional relevantes que a maioria dos mesmos tipicamente revelará.
No final da disciplina espera-se que os alunos sejam capazes, de forma individual e em grupo, de identificar uma oportunidade de negócio, e avaliar o potencial da mesma.
Programa
O processo de de empreendedorismo (Modelo Timmons)
A Oportunidade. O reconhecimento e a sua formatação e reformatação
Como obter informação para dimensionar o mercado: Exemplos
Caso de Estudo: Malincho
Comprender o Modelo de Negócio & Estratégia
Caso de Estudo: Alan Aircraft
Marketing para empreendedores
A constituição da equipa de fundadores
O Plano de Negócios
A componente Financeira do Plano de Negócios
Caso de Estudo: P'kolino Financials
Como fechar um balanço
Como fazer a avaliação de um projecto pelo método dos Fluxos de Caixa Descontados
Financiamento e Dívida
Aspectos Legais / Impostos / Propriedade Intelectual
Bibliografia Obrigatória
William Bygrave, Andrew Zacharakis;
Entrepreneurship. ISBN: 978-0-471-75545-6
Jeffry A. Timmons and Stephen Spinelli;
New venture creation. ISBN: 978-007-127632-0
Bibliografia Complementar
Generico, Inc. - An Example of a Complete Business Plan, PwC, 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Práticas de carácter tutorial.
Análise de casos de estudo.
Monitorização de trabalhos de grupo.
Esclarecimento de dúvidas sobre a resolução de problemas e trabalhos de casa propostos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Normas gerais de avaliação, artigo 4º.
Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Qualidade das intervenções nas sessões semanais: 10%,
Apresentação e defesa da ideia de negócio: 10%
Apresentação e defesa do dimensionamento do mercado: 10%
Plano de Negócios Final (50%) + Apresentação do Plano de Negócios (50%) (10mins): 45%.
Prova escrita individual: 25%
Provas e trabalhos especiais
As aulas, com duração de 4 horas serão ministradas por 2 docentes.
Os grupos de alunos, cada um responsável por um e só um plano de negócios, não poderão ter menos do que cinco e mais do que seis alunos.
A formação dos grupos e a escolha da projecto sob a qual desenvolverão o plano de negócios é da livre iniciativa dos alunos.
Até à véspera da 3ª Aula, os grupos devem anunciar a sua composição final, sob pena de serem excluídos do processo de avaliação contínua.
Até à véspera da 6ª Aula, os grupos devem anunciar a ideia de negócio que pretendem analisar, sob pena de serem excluídos do processo de avaliação contínua. Os alunos poderão mudar a sua ideia de negócio até à 10ª Aula, mas terão que recuperar o trabalho já realizado, para essa mesma ideia de negócio.
Aula 1a [11/9] > Apresentação da disciplina. Como se realiza um brainstorming.O que é o Empreendedorismo. Desafio para a próxima semana.
Aula 1b [11/9] > O Plano de Negócios, Introdução.
Aula 2a [18/9] > O processo de de empreendedorismo (Modelo Timmons)
Aula 2b [18/9] > Dimensionar e quantificar o mercado.
Aula 3a [25/9] > A Oportunidade. O reconhecimento e a sua formatação e reformatação
Aula 3b [25/9] > Componente Financeira do plano de negócios.
Aula 4a [2/10] > Será que esta ideia é uma Oportunidade?
Aula 4b [2/10] > Componente Financeira do plano de negócios.
Aula 5a [9/10] > Proposta de Valor. Curva de Valor. Estudo de Caso de Empreendedorismo: Malincho
Aula 5b [9/10] > Componente Financeira do plano de negócios. Aplicação Prática.
Aula 6a [16/10] > Avaliação > Apresentação e defesa da ideia de negócio (10 mins)
Aula 6b [16/10] > Componente Financeira do plano de negócios. Aplicação Prática.
Aula 7a [30/10] > Comprender o Modelo de Negócio & Estratégia
Aula 7b [30/10] > Componente Financeira do plano de negócios. Aplicação Prática.
Aula 8a [6/11] > Comprender o Modelo de Negócio & Estratégia
Aula 8b [6/11] > Componente Financeira do plano de negócios. Aplicação Prática.
Aula 9a [13/11] > Componente Financeira do plano de negócios. Aplicação Prática.
Aula 9b [13/11] > Estudo de caso: P'kolino
Aula 10a [20/11] > Avaliação > Apresentação e defesa do dimensionamento do mercado (10 mins)
Aula 10b [20/11] > A constituição da equipa de fundadores. A Apresentação do Plano de Negócio
Aula 11a [27/11] > Avaliação de um Projecto
Aula 11b [27/11] > Marketing para empreendedores
Aula 12a [4/12] > Avaliação de um Projecto
Aula 12b [4/12] > Marketing para empreendedores
Aula 13a [11/12] > Apresentação Final - Ensaio
Aula 13b [11/12] > Plano de Negócio, revisão.
Ao longo do semestre serão propostos trabalhos de casa individuais e trabalhos de grupo, em ambos os casos com data/hora limite de entrega definida.
A qualidade das intervenções orais nas aulas semanais (12 aulas, excluindo os períodos de avaliação dos marcos intermédios e final do Plano de Negócios) será avaliada, pelos docentes da disciplina, e a sua classificação será exclusivamente 0 ou 1/11 valores, de acordo com a grelha de avaliação que será disponibilizada na 1ª sessão.
A avaliação dos trabalhos dos grupos e das intervenções orais de defesa dos mesmos será da responsabilidade da respectiva equipa docente.
Os alunos que faltarem ou chegarem depois após a hora marcada da sessão (tolerância de 10 minutos) terão zero valores no capítulo da intervenção oral nessa sessão.
A falta, ou o atraso, a mais do que cinco aulas ditará a exclusão do aluno do regime de avaliação contínua.
A avaliação dos trabalhos enunciados nas sessões 6a (não mais do que dez slides), 10a (não mais do que dez slides) e 14 (não mais do que vinte slides) será da responsabilidade da equipa docente.
Na primeira sessão serão igualmente disponibilizados aos alunos as grelhas de avaliação dos trabalhos intermédios e final, previstos para as referidas sessões.
Igualmente na 1ª sessão serão disponibilizados os templates dos slides, que deverão ser seguidos em todas as apresentações.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações em época especial serão realizadas tendo por base apenas um exame final (40%) e a entrega de um trabalho (60%), este na prática consubstanciado na entrega e avaliação, pelo júri constituído pelos docentes, de um plano de negócios que prove o domínio do Aluno dos parâmetros enunciados no capítulo “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”.
Incluirá sempre apresentação oral, para além da entrega do plano de negócios em formato escrito.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação da componente de avaliação distribuída será alvo de uma prova especial durante a época de exames.
Essa prova consistirá na entrega e avaliação, de um exame final (40%) e de um trabalho (60%), este na prática consubstanciado na entrega e avaliação, pelo júri constituído pelos docentes,
Observações
Os grupos de estudantes desta unidade curricular serão convidados a participar no Graduate Programme da Junior Achievement ( empreendedorismo.up.pt ) com o trabalho desenvolvido no decorrer do semestre.