Experimentação Animal e Clínica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Biomédica |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
37 |
Plano de estudos oficial |
5 |
- |
5 |
60 |
135 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A aquisição de conhecimentos no domínio da investigação experimental envolve o conhecimento de modelos e métodos adequados que respondam às questões colocadas. Perceber que investigação com modelos in vivo e/ou in vitro pode envolver um objectivo a longo prazo: desenvolvimento de um novo medicamento e/ou selecção de um composto especial, estudar um gene ou mutação encontrada em animais e em seres humanos ou estudar um processo fundamental, nomeadamente a transcrição de genes. Saber como escolher o modelo que responda o mais próximo possível ao esperado num ser humano ou noutro animal.
Ter noção das diferenças entre o modelo a utilizar e a meta a atingir. As diferenças são tão importantes como as semelhanças que nos permitem atingir um objecto que não seria possível com um ser humano.
Ter noção que ao fazer experimentação animal existem regras e condutas a seguir, que em suma contemplam o objectivo dos 3Rs.
Por fim é objectivo desta UC preparar os estudantes para a exposição a estas metodologias, levando-o a visitar algumas unidades de investigação com trabalhos a decorrer nas diversas áreas.
Aquisição de conhecimentos referentes aos conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia. Familiarização com a linguagem própria da área científica. Compreender como a Epidemiologia contribui para fundamentar a prática médica.
Fundamentar opiniões sobre o valor de provas de rastreio, tratamentos e outros actos médicos. Realizar tarefas epidemiológicas simples, de forma autónoma, como tabular dados, calcular medidas de frequência e associação, e dominar alguns aspectos da recolha, análise e interpretação de dados em investigação epidemiológica. Reconhecer os principais tipos de estudos epidemiológicos e seleccionar o tipo de estudo mais adequado para responder a determinada questão concreta. Ler criticamente um artigo científico, sintetizar e avaliar a informação nele contida.
Programa
Na primeira parte desta Unidade Curricular, relacionada com experimentação animal, serão discutidos os seguintes temas:
1. Controlo microbiológico de animais de laboratório
2. Biomateriais e sistemas celulares em medicina regenerativa
3. Experimentação animal: ética e legislação
4. Doença oncológica e modelos de experimentação: esporádicos e induzidos
5. Modelo animal de doença: critérios de escolha e espécies de animais
6. Colheira / gestão de amostras cirúrgicas provenientes de modelos animais de doenças
7. Modelos animais emergentes na pesquisa biomédica. Modelos animais para estratégias terapêuticas
8. Modelos animais da doença de Alzheimer e Parkinson.
9. Modelos de zoonoses
10. Modelos in vitro
11. Contributos positivos da experimentação animal vs qualidade de vida
Na segunda parte da Unidade Curricular, referente a investigação clínica, serão abordados os seguintes temas:
1. Tipos de estudo em humanos (será dada particular atenção aos estudos experimentais (ensaios clínicos) e estudos observacionais para avaliação do efeito de intervenções em humanos)
2. Selecção dos participantes / doentes
3. Amostragem - critérios de selecção, tipos de amostragem, tamanho amostral
4. Medidas de frequência
5. Medidas de efeito
6. Avaliação e comparação de prognóstico em grupos de doentes
7. Erros aleatórios e erros sistemáticos (viés)
8. Revisão sistemática e meta-análise
9. Questões éticas na investigação em humanos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de 90 minutos.
Trabalho individual e em grupo sob orientação à distância.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
Média de dois trabalhos propostos (ponderação 50%/50%).
Melhoria de classificação
Revisão dos trabalhos entregues para avaliação mediante resposta aos comentários dos docentes avaliadores, à semelhança do processo habitual para publicação de trabalhos científicos.