Gestão de Inovação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão de Inovação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Difundir conhecimentos na área da Inovação e Gestão da Inovação que por um lado capacitem os estudantes para a iniciação à investigação na área e, por outro, lhes forneça ferramentas de base para analisarem os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão, explorarando as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações.
Programa
1 – Enquadramento e ciclo de inovação
2 – Elementos-chave do processo de inovação
3 – Inovação como um processo de negócio central
4 – Construindo a organização inovadora
5 – Desenvolvendo uma estratégia de inovação
6- O contexto nacional e competitivo
7 - Explorar trajectórias tecnológicas
8 - Integração e aprendizagem estratégica
9 - Aprender com os mercados e alianças: a cooperação em I&D
10 - Propriedade Intelectual e estratégia de licenciamento
11 - Plano de negócio e financiamento de novos negócios
Bibliografia Obrigatória
Joe Tidd, John Bessant; Managing Innovation, John Wiley & Sons Inc., 2009. ISBN: 0470998105
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino é de carácter teórico-prático, com ênfase na discussão de casos práticos e participação dos estudantes na aula. É também encorajado o trabalho de equipa através da apresentação dos trabahos de investigação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
36,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Não há recurso ou possibilidade de melhoria de classificação para o trabalho de investigação ou relatório.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final=0.30*Teste 1+0.30*Teste 2+0.25*Trabalho/relatório+0.15*Apresentação Trabalho/Relatório
(Obs: a nota do relatório/trabalho será corrigida individualmente, dependendo da avaliação dos pares, seguindo uma distribuição [-x; +x] valores, que mantenha a média global da nota atribuída ao trabalho pela equipa docente).
1º Teste: matéria a avaliar – caps. 1-5 do programa; data a marcar (entre 30 de Março e 12 de Abril 2012)
2º Teste: matéria a avaliar – caps. 7-11 do programa; data, coincidente com Exame Época Normal (segunda, 4 de Junho 2012, 18h30-20h)
Entrega e apresentação dos trabalhos/relatórios de grupo – 22 de Junho 2012, 16h-19h (obrigatoriedade de presença e apresentação por cada elemento do grupo)
Provas e trabalhos especiais
Alternativas para o trabalho de grupo
1. Caso de estudo – auditoria de inovação sobre uma empresa/organização concreta
2. Tema de investigação – ver possíveis temas mais à frente
Data importante
16 Março 2012: Envio por email (ateixeira@fep.up.pt; jose.m.mendonca@inescporto.pt), até às 23h:
a constituição dos membros do grupo (de 3 elementos);
a opção escolhida (Tema de investigação, identificando qual, ou Auditoria de Inovação, identificando a organização a ser objeto de estudo, bem como o respetivo interlocutor e contato na organização).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
N/A
Observações
Honestidade Académica - Código de Honra
Nesta disciplina, espera-se de cada estudante que subscreva os mais altos padrões de honestidade académica. Isto significa que cada ideia que não seja do estudante deve ser explicitamente acreditada ao respectivo autor. O não cumprimento disto constitui plágio.
O plágio inclui a utilização de ideias, código ou conjuntos de soluções de outros estudantes ou indivíduos, ou quaisquer outras fontes para além dos textos de apoio à disciplina, sem dar o respectivo crédito a essas fontes.
A desonestidade académica inclui também a cópia em testes e exames. Nesta disciplina, estes devem ser feitos sem consulta, nem de qualquer texto, nem de outros colegas. Receber ou dar ajuda durante estas provas é um acto de desonestidade académica. Devem ser evitadas situações que possam dar azo a suspeitas de desonestidade (abrir as mochilas para buscar papel, olhar para todos os lados em vez de se concentrar na folha do exame, etc.).
Nesta disciplina, a desonestidade académica é considerada fraude, com todas as consequências legais que daí advêm. Qualquer fraude terá como consequência imediata a reprovação de todos os alunos envolvidos (incluindo os que possibilitaram a ocorrência). Qualquer suspeita de desonestidade académica será relatada aos órgãos superiores da escola para instauração de um processo disciplinar. Este poderá resultar em reprovação à disciplina, reprovação de ano, suspensão temporária ou definitiva da FEUP ou mesmo da Universidade do Porto.