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Comportamento Organizacional e Liderança

Código: MIET0005     Sigla: COL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Empresas

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Automação, Controlo e Sistemas de Produção Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 28 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 42 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

ENQUADRAMENTO:
No contexto de mercado global, o incremento qualitativo da formação emerge como uma condição indissociável da progressiva eficácia das organizações. De facto, apesar da actual confrontação com um ambiente incerto e complexo representar um factor de instabilidade, tal situação constitui também um importante desafio à capacidade de gerir a mudança como um factor de desenvolvimento organizacional.
Neste sentido é urgente formar líderes com os conhecimentos e as competências essenciais ao incremento da performance no plano da gestão do capital humano, o que permitirá mobilizar um importante potencial para protagonizar iniciativas que visem não só uma melhoria do desempenho profissional como também um sistemático aperfeiçoamento dos modos de organização do trabalho com consequências positivas sobre o comportamento organizacional, aumentando a disponibilidade dos diversos profissionais para trabalhar conjuntamente em direcção a uma visão comum.

OBJECTIVOS:
-Identificar as formas mais comuns de organização do trabalho, os diferentes tipos de estruturas e os principais elementos que configuram a cultura organizacional; definir os factores comportamentais mais significativos que facilitam/bloqueiam o sucesso da liderança em contextos de empreendedorismo.
-Aplicar técnicas de intervenção geradoras de mudança, dominar estratégias de liderança, utilizar técnicas de negociação e controlar o desempenho dos colaboradores, recorrendo a instrumentos práticos para guiar a acção individual e colectiva no sentido da realização dos objectivos organizacionais.
-Interiorizar as mudanças necessárias a uma nova atitude geradora de inovação, ao desenvolvimento de um perfil de liderança e ao incremento da capacidade de empreendedorismo. Ter consciência de que o bom desempenho do grupo é um elemento chave da performance do líder, cuja intervenção deverá garantir a constante qualificação da(s) sua(s) equipa(s), assim como a progressiva eficácia ao nível do comportamento organizacional.

Programa

Comportamento Humano nas Organizações
Gestão do Trabalho em Equipa
Controlo da Interacção e Resolução de Conflitos
Evolução dos Modelos de Organização do Trabalho
Estrutura e Cultura Organizacional
Análise Estratégica e Mudança nas Organizações
Liderança e Condução de Grupos
Gestão dos Diferentes Estilos de Liderança
Técnicas de Negociação Profissional
Técnicas para Apresentações de Sucesso

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas:
Métodos expositivo e interrogativo com recurso à utilização de diversos auxiliares audiovisuais como quadros, retroprojector e/ou computador com videoprojector.
Métodos demonstrativo e activo com recurso à utilização de actividades práticas, análise de casos e exercícios de treino comportamental para aperfeiçoamento das competências relativas aos diferentes níveis de aplicação referidos nos conteúdos do programa da disciplina.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 36,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas com participação obrigatória nos momentos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito individual – 50% (=10 valores)
+
Trabalho de grupo – 50% (=10 valores)

Nota: A aprovação final exige um resultado mínimo de 50% em cada componente da avaliação (5 + 5 valores).

Provas e trabalhos especiais

Teste escrito individual: sobre todos os contéudos da disciplina e a realizar no final do semestre.
Trabalho de grupo: elaboração de um relatório e sua apresentação para aplicação dos temas abordados com relevância para as áreas da inovação e do empreendedorismo tecnológico.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica aos alunos ordinários.

Melhoria de classificação

Por repetição do teste escrito individual e do trabalho de grupo.

Observações

Bibliografia Principal:
Textos de Apoio da Disciplina.

Bibliografia Complementar:
Gibson, James L. [et al.], “Organizations: behavior, structure, processes”, McGraw-Hill Higher Education, 2003 (11th Edition)
Holmes, G.; Glaser, S., "Business-to-Business Negotiation", Butterworth-Heinemann Ltd, Oxford, 1991
Jesuíno, J. C., "Processos de Liderança", Livros Horizonte, Lisboa, 1987.
Jesuíno, J. C., "A Negociação - estratégias e tácticas", Texto Editora, Lda., Lisboa, 1992.
Mintzberg, Henry, “Estrutura e Dinâmica das Organizações”, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1995.
Morgan, Gareth, "Images of Organization", Sage Publications, California, 1986
Quick, James Campbell; Nelson, Debra L. “Organizational behavior: foundations, realities, and challenges”, Thomson South-western, EUA, 2003 (4th Edition)
Quinn, Robert E., "Beyond Rational Management", Jossey-Bass Publishers, San Francisco, 1988.
Reto, Luís; Lopes, Albino, "Liderança e Carisma", Editorial Minerva, Lisboa, 1993.
Tavares, Mª Manuel, “Desenvolvimento organizacional: gerir as organizações em tempo de mudança”, Edições Universidade Lusíada, Colecção Manuais, 2004
Thévenet, Maurice, “Cultura de Empresa: Auditoria e Mudança”, Edições Monitor, Lisboa, 1989.
Thompson, Leigh L., “The social psychology of organizational behavior: key readings”, Psychology Press, Taylor & Francis Books, Inc., 2003
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