Introdução ao Empreendedorismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão de Inovação |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Considerando que nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu profundas transformações e passou a exigir profissionais que saibam agir com independência, autonomia, flexibilidade, criatividade, compromisso e colaboração; define-se como objectivo estratégico da disciplina a disseminação de uma cultura empreendedora, trabalhando um conjunto de competências técnicas e sociais, que se pretendem que estimule e favoreça a criação de novos projectos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base tecnológica.
Pretende-se assim, que a disciplina de Introdução ao Empreeendedorismo contribua através da formação e da disseminação de exemplos para o estimulo de uma atitude empreendedora e para o aprofundamento de matérias relacionadas com o processo de empreendedorismo.
Definem-se como objectivos operacionais:
• Ser capaz de compreender o impacto do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social.
• Ser capaz de compreender as questões básicas do empreendedorismo, principais conceitos e reconhecer o processo empreendedor.
• Ter desenvolvido competências relacionadas com o processo de empreendedorismo, envolvendo o conjunto de tópicos relevantes à criação de novas empresas e à inovação sustentada por parte das empresas já existentes.
• Ter adquirido capacidade para a análise e discussão crítica de situações reais do processo de empreendedorismo;
Programa
1. Introdução ao Empreendedorismo
2. Noções e Conceitos: Inovação; Empreendedorismo e intra-empreendedorismo, Empreendedorismo tecnológico, empreendedorismo social e empreendednorismo académico.
• O empreendeorismo e o processo de desenvolvimento económico e social.
• A Dinâmica do empreendedorismo e os factores da envolvente
3. O papel do Empreendedor
• O perfil de um empreendedor: capacidades instrumentais, pessoais, técnicas e de gestão
4. O processo de Empreendedorismo
• Sistematização do Processo de Empreendedorismo
• Estudo de casos
4. Intra-empreendedorismo e inovação
• A cadeia de valor das actividades de inovação
5. Definição e identificação de uma oportunidade de negócio
A identificação de fontes de oportunidade
• A geração de ideias
• A avaliação das oportunidades
• Tomada de decisão
• Exercícios práticos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina combina uma abordagem rigorosa de formação científica utilizando o método expositivo com a exploração de aplicações práticas e partilha de experiências que será conduzida através da exposição e análise de casos de estudo escritos e orais.
Pretende-se promover uma forte interacção com empreendedores, estando previstos ao longo do curso “momentos empreendedores”, através da participação de oradores convidados ou visitas.
Todos os casos apresentados serão seguidos de exercícios de análise de grupo e reflexão, procurando-se deste modo desenvolver um forte espírito critico e capacidade de análise.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Presença obrigatória na apresentação oral dos trabalhos de grupo e apresentação do trabalho individual.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em grupo (NG):
• Proposta de desenvolvimento de 2 trabalhos práticos ( ver provas e trabalhos especiais) ( N1 e N2)
• Os trabalhos deverão ser apresentados oralmente
Avaliação Individual (NI) : reflexão individual
NG (nota do grupo) = 50%*( NT1+NT2)
Classificação Final = 60%* NG + 40% NI
Provas e trabalhos especiais
Trabalho prático1:
Proposta 1: Estudo de caso
Proposta 2 : Identificação de uma Opotunidade
Trabalho Individual: Reflexão sobre um tema ( Proposta de abstract e desenvolvimento de um working paper - ISPIM)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável; trata-se de um processo contínuo de aprendizagem
Melhoria de classificação
Não aplicável; trata-se de um processo contínuo de aprendizagem