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Teste e Qualidade de Software

Código: PRODEI013     Sigla: TQS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Software

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~apaiva/teach/1011/TQSO.htm
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEI 4 Plano de estudos Oficial 1 - 7,5 70 200

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Familiarização com a terminologia usada em teste de software.
Conhecer e saber aplicar as técnicas principais de teste para controlo de qualidade de software.
Conhecer algumas normas existentes para assegurar a qualidade em processos de desenvolvimento de software.

Programa

1. Conceitos básicos de qualidade de software: noção de qualidade; atributos e métricas de qualidade segundo a norma ISO 9126; factores de qualidade; custos de qualidade; verificação e validação versus garantia de qualidade.
2. Teste de software: conceitos básicos e definições; técnicas de concepção de casos de teste (testes de caixa negra e de caixa branca); testes unitários e "test-driven development"; testes de integração; testes de sistema (teste através da interface para o utilizador, teste de desempenho, fiabilidade, disponibilidade, compatibilidade, etc.); teste baseado em modelos; testes de aceitação; planeamento e documentação de testes; reporte e seguimento de problemas; métricas relacionadas com testes; gestão do processo de testes; automatização dos testes.
3. Inspecções, revisões e outras técnicas de análise estática de software.

Bibliografia Obrigatória

Burnstein, Ilene; Practical software testing. ISBN: 0-387-95131-8
Aditya P. Mathur; Foundations of Software Testing, Addison-Wesley, 2008. ISBN: 8131716600

Bibliografia Complementar

Kent Beck; Test Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002. ISBN: 978-0321146533
Rick Mugridge, Ward Cunningham; Fit for Developing Software: Framework for Integrated Tests, Prentice Hall PTR, 2005. ISBN: 978-0321269348
Mark Utting, Bruno Legeard; Practical Model-Based Testing: A Tools Approach, Morgan Kaufmann, 2006. ISBN: 978-0123725011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de casos e sua discussão.
Nas aulas laboratoriais, os alunos terão a oportunidade de realizar pequenos projectos e realizar um trabalho de exploração de ferramentas de teste. Este trabalho será dividido em duas fases: na primeira fase, os alunos terão que preparar a apresentação de uma ferramenta de teste e elaborar um exercício prático de utilização; na segunda fase, os alunos terão que produzir um relatório com um levantamento e comparação de ferramentas de teste de um determinado tipo.

Software

JUnit / NUint / TestNG
WebTst
Websecurify
TestMaker
Hudson
SpecExplorer (VS2010)
Jester
Vienna
RATS

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 57,00
Exames Exame 6,00 2011-02-11
Estudo e preparação para o exame Exame 25,00 2011-02-11
Trabalhos práticos Exame 75,00 2010-12-17
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo e acompanhamento da disciplina Estudo autónomo 40 2010-12-17
Total: 40,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 50% na avaliação de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final com peso de 50%. Nota mínima de 45% no exame.
Trabalho prático com peso de 50%.
Nota: em todo o caso, a classificação final não pode exceder em mais de 3 valores a classificação do exame arredondada para o inteiro mais próximo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhos são obrigatórios para todos os alunos, mesmo para os alunos dispensados de frequência às aulas.

Melhoria de classificação

A classificação do exame pode ser melhorada em exame de recurso.
As classificações obtidas no trabalho prático podem ser melhoradas na edição seguinte da disciplina.
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