Teste e Qualidade de Software
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia de Software |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRODEI |
0 |
Plano de estudos Oficial |
1 |
- |
7,5 |
70 |
200 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Familiarização com a terminologia usada em teste de software.
Conhecer e saber aplicar as técnicas principais de teste para controlo de qualidade de software.
Conhecer algumas normas existentes para assegurar a qualidade em processos de desenvolvimento de software.
Programa
1. Conceitos básicos de qualidade de software: noção de qualidade; atributos e métricas de qualidade segundo a norma ISO 9126; factores de qualidade; custos de qualidade; verificação e validação versus garantia de qualidade.
2. Teste de software: conceitos básicos e definições; técnicas de concepção de casos de teste (testes de caixa negra e de caixa branca); testes unitários e "test-driven development"; testes de integração; testes de sistema (teste através da interface para o utilizador, teste de desempenho, fiabilidade, disponibilidade, compatibilidade, etc.); teste baseado em modelos; testes de aceitação; planeamento e documentação de testes; reporte e seguimento de problemas; métricas relacionadas com testes; gestão do processo de testes; automatização dos testes.
3. Inspecções, revisões e outras técnicas de análise estática de software.
4. Qualidade dos processos de software: referência a normas internacionais (ISO/IEC 12207, CMMI, PSP/TSP, ISO/IEC 15504, ISO 9000-2000); elaboração de manuais de qualidade e planos de qualidade; avaliação e melhoria de processos.
Bibliografia Obrigatória
Burnstein, Ilene;
Practical software testing. ISBN: 0-387-95131-8
Aditya P. Mathur; Foundations of Software Testing, Addison-Wesley, 2008. ISBN: 8131716600
Bibliografia Complementar
Kent Beck; Test Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002. ISBN: 978-0321146533
Rick Mugridge, Ward Cunningham; Fit for Developing Software: Framework for Integrated Tests, Prentice Hall PTR, 2005. ISBN: 978-0321269348
Mark Utting, Bruno Legeard; Practical Model-Based Testing: A Tools Approach, Morgan Kaufmann, 2006. ISBN: 978-0123725011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de casos e sua discussão.
Nas aulas laboratoriais, os alunos terão a oportunidade de realizar pequenos projectos e realizar um trabalho de exploração de ferramentas de teste. Este trabalho será dividido em duas fases: na primeira fase, os alunos terão que preparar a apresentação de uma ferramenta de teste e elaborar um exercício prático de utilização; na segunda fase, os alunos terão que produzir um relatório com um levantamento e comparação de ferramentas de teste de um determinado tipo.
Software
ModelJUnit
Marathon
checkstyle
Arbiter
rth
Nester
Pylot
WebScarab
Quilt
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
|
|
Trabalho prático |
Trabalho escrito |
70,00 |
|
2008-12-08 |
Exames |
Exame |
6,00 |
|
2010-02-20 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo de preparação para o exame |
Estudo autónomo |
30 |
2009-02-20 |
Estudo de acompanhamento da disciplina |
Estudo autónomo |
42 |
2008-12-19 |
|
Total: |
72,00 |
|
Obtenção de frequência
Nota mínima de 50% na avaliação de frequência.
Nota mínima de 45% no exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final com peso de 50%.
Trabalho prático com peso de 50%.
Nota: em todo o caso, a classificação final não pode exceder em mais de 2,5 valores a classificação do exame arredondada para o inteiro mais próximo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhos são obrigatórios para todos os alunos, mesmo para os alunos dispensados de frequência às aulas.
Melhoria de classificação
A classificação do exame pode ser melhorada em exame de recurso.
As classificações obtidas no trabalho prático podem ser melhoradas na edição seguinte da disciplina.