Economia e Gestão de Empresas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia, Gestão, Organização, Projecto |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo. O curso tem por objetivos:
1. Desenvolver competências na utilização de um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão.
2. Reforçar o conhecimento das diferentes áreas funcionais da Gestão, e da forma como se interligam na estratégia global da empresa.
3. Desenvolver capacidades de coordenar múltiplas tarefas interdisciplinares, integrando as diferentes área da Gestão, de forma a atingir os objetivos comuns.
4. Compreender e explorar a forma como as tecnologias de informação podem ser um elemento potenciador da Gestão.
5. Melhorar as capacidades de trabalho em equipa.
6. Desenvolver capacidades de aplicação dos métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e da identificação de melhorias.
7. Desenvolver capacidades de aplicação dos métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos.
Programa
1. A GESTÃO E O SEU CONTEXTO
1.1. A Gestão e o papel do gestor
1.2. A evolução da Gestão
2. POLÍTICAS FUNCIONAIS
2.1. Marketing
2.2. Gestão de Operações
2.3. Gestão Financeira
2.4. Recursos Humanos
3. O PROCESSO DE GESTÃO
3.1. Planeamento
3.1.1. Gestão estratégica e competitividade
3.1.2. Análise do meio ambiente externo
3.1.3. Análise do meio ambiente interno
3.1.4. Desenvolvimento de estratégias competitivas
3.2. Organização
3.4. Controlo
Bibliografia Obrigatória
Gomez-Mejia, Luis R.;
Management. ISBN: 0-07-111131-X
Hitt, Michael A.;
Strategic management. ISBN: 0-324-11479-6
Bibliografia Complementar
Donnelly, Jr., James H.;
Administração. ISBN: 972-773-037-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas serão apresentados conceitos e instrumentos de gestão, acompanhados da análise de casos e sua discussão.
As aulas práticas envolverão a análise e discussão de casos de estudo. Estes casos de estudo serão colocados à disposição dos alunos no final da semana anterior à das aulas correspondentes.
Irá ser também realizado um trabalho de grupo que se centrará na utilização de tecnologias na gestão estratégica e no desenvolvimento de vantagens competitivas de uma empresa já existente. Os alunos deverão mostrar capacidades de utilização dos conceitos e instrumentos abordados nas aulas ao caso concreto de uma empresa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A avaliação de frequência envolverá a realização de um trabalho sobre a utilização de tecnologias na gestão estratégica de uma empresa, a realizar em grupo:
1. Apresentação e entrega de um relatório intermédio do trabalho de grupo (10% da nota final).
2. Bullet report e apresentação oral do trabalho (30% da nota final).
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final= 0,10*(componente 1 da avaliação de frequência) + 0,3*(componente 2 da avaliação de frequência) + 0,6*nota de exame.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
A obtenção da frequência envolve a realização de um trabalho de grupo com dois momentos de avaliação:
Semana de 14.11- Apresentação intermédia do trabalho de grupo e entrega dos slides da apresentação.
18.12 -Entrega final do relatório do trabalho de grupo
Semana de 05 a 12.12 - Apresentação final do trabalho de grupo
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos dois momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.
Melhoria de classificação
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.