Circulação e Transportes 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Vias de Comunicação |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
JUSTIFICAÇÃO
Esta Unidade Curricular apresenta conteúdos que estão próximos daquilo que habitualmente se enquadra no domínio da Engenharia de Tráfego. Trata-se de uma ciência relativamente recente que nasce com a preocupação de garantir que as deslocações das pessoas e das mercadorias se efetuem nas melhores condições possíveis. Sendo o movimento das pessoas e mercadorias indispensável para o desenvolvimento das sociedades é importante que se usem métodos e técnicas com rigor científico adequado, de forma a que os técnicos possam encontrar as melhores soluções.
OBJETIVOS
Ensino de conceitos, metodologias e técnicas da engenharia do tráfego.
Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas de tráfego.
Capacidade em participar em equipas multidisciplinares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Capacidade de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Conhecimento: Descrever os principais conceitos, metodologias e técnicas da engenharia de tráfego. Identificar os principais componentes do sistema de transportes.
Compreensão: Interpretar os resultados da aplicação das metodologias disponíveis. Selecionar a informação relevante em função do caso a estudar. Identificar os indicadores que avaliem o desempenho das soluções adotadas.
Aplicação: Aplicar e desenvolver metodologias e técnicas ajustadas aos casos a analisar.
Análise: Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho selecionados. Avaliar comparativamente diversas opções.
Síntese: Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos.
Projeto em Engenharia: Conceber soluções eficientes para problemas reais
Prática em Engenharia: Contactar com informação estatística de organismos do sector
Programa
Engenharia de Circulação - Objectivos e evolução. Caracterização das correntes de tráfego.Variáveis microscópicas e macrocóspicas. Relações fundamentais entre variáveis. Modelos macroscópicos. Modelos de filas de espera aplicados ao tráfego. Modelos hidrodinâmicos (modelos das ondas de choque). Métodos, técnicas e instrumentos de recolha de dados de tráfego. Hierarquização viária. Importância das características geométricas e dos volumes de tráfego - níveis de serviço e capacidades em estradas, auto-estradas e nós desnivelados ou de nível (intersecções prioritárias reguladas por sinais luminosos e giratórias rotundas).
Conteúdo científico: 50 %
Conteúdo tecnológico: 50 %
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular apresenta conteúdos que estão próximos daquilo que habitualmente se enquadra no domínio da Engenharia de Tráfego. Trata-se de uma ciência relativamente recente que nasce com a preocupação de garantir que as deslocações das pessoas e das mercadorias se efectuem nas melhores condições possíveis. Sendo o movimento das pessoas e mercadorias indispensável para o desenvolvimento das sociedades é importante que se usem métodos e técnicas com rigor científico adequado, de forma a que os técnicos possam encontrar as melhores soluções.
Bibliografia Obrigatória
Transportation Research Board;
Highway capacity manual. ISBN: 978-0-309-16077-3
Transportation Research Board;
Highway capacity manual. ISBN: 0-309-06681-6
Institute of Transportation Engineers ; ed. James L. Pline;
Traffic Engineering Handbook. ISBN: 0-13-926791-3
Salter, R.J.; Hounsel ,N.B.; Highway Traffic Analysis Design, Palgrave, 1996. ISBN: 0-3332-60903-4
Observações Bibliográficas
Textos disponibilizados na página da unidade curricular
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposições orais nas aulas teóricas, versando sobretudo os conceitos envolvidos.
Resolução de vários problemas concretos nas aulas práticas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Aplicar e desenvolver metodologias e técnicas ajustadas aos casos a analisar. Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho seleccionados. Avaliar comparativamente diversas opções. Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos. Conceber soluções eficientes para problemas reais. Contactar com informação estatística de organismos do sector.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,50 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
“A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se
que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito,
não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade: i) os casos previstos na lei, nomeadamente
os trabalhadores estudantes; ii) os estudantes que foram admitidos a exame no ano letivo anterior.”
Fórmula de cálculo da classificação final
AF = 0,5*MT+0,1*AD1+0,1*AD2+0.3*TI
MT- mini-teste a realizar numa aula teórica
AD1 e AD2 - classificaçãodas provas 1 e 2 a realizar em aulas práticas
TI - trabalho individual
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Melhoria de classificação
Exame Final a realizar na Época de Recurso
Observações
Não exige conhecimento prévio de outras UCs
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas/semana