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Circulação e Transportes 1

Código: EC0089     Sigla: CTRA1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2011/2012 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 22 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 52,5 133

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO
Esta Unidade Curricular apresenta conteúdos que estão próximos daquilo que habitualmente se enquadra no domínio da Engenharia de Tráfego. Trata-se de uma ciência relativamente recente que nasce com a preocupação de garantir que as deslocações das pessoas e das mercadorias se efetuem nas melhores condições possíveis. Sendo o movimento das pessoas e mercadorias indispensável para o desenvolvimento das sociedades é importante que se usem métodos e técnicas com rigor científico adequado, de forma a que os técnicos possam encontrar as melhores soluções.

OBJETIVOS
Ensino de conceitos, metodologias e técnicas da engenharia do tráfego.
Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas de tráfego.
Capacidade em participar em equipas multidisciplinares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Capacidade de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Conhecimento: Descrever os principais conceitos, metodologias e técnicas da engenharia de tráfego. Identificar os principais componentes do sistema de transportes.
Compreensão: Interpretar os resultados da aplicação das metodologias disponíveis. Selecionar a informação relevante em função do caso a estudar. Identificar os indicadores que avaliem o desempenho das soluções adotadas.
Aplicação: Aplicar e desenvolver metodologias e técnicas ajustadas aos casos a analisar.
Análise: Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho selecionados. Avaliar comparativamente diversas opções.
Síntese: Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos.
Projeto em Engenharia: Conceber soluções eficientes para problemas reais
Prática em Engenharia: Contactar com informação estatística de organismos do sector

Programa

Engenharia de Circulação - Objectivos e evolução. Caracterização das correntes de tráfego.Variáveis microscópicas e macrocóspicas. Relações fundamentais entre variáveis. Modelos macroscópicos. Modelos de filas de espera aplicados ao tráfego. Modelos hidrodinâmicos (modelos das ondas de choque). Métodos, técnicas e instrumentos de recolha de dados de tráfego. Hierarquização viária. Importância das características geométricas e dos volumes de tráfego - níveis de serviço e capacidades em estradas, auto-estradas e nós desnivelados ou de nível (intersecções prioritárias reguladas por sinais luminosos e giratórias rotundas).

Conteúdo científico: 50 %
Conteúdo tecnológico: 50 %

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

Esta unidade curricular apresenta conteúdos que estão próximos daquilo que habitualmente se enquadra no domínio da Engenharia de Tráfego. Trata-se de uma ciência relativamente recente que nasce com a preocupação de garantir que as deslocações das pessoas e das mercadorias se efectuem nas melhores condições possíveis. Sendo o movimento das pessoas e mercadorias indispensável para o desenvolvimento das sociedades é importante que se usem métodos e técnicas com rigor científico adequado, de forma a que os técnicos possam encontrar as melhores soluções.

Bibliografia Obrigatória

Transportation Research Board; Highway capacity manual. ISBN: 978-0-309-16077-3
Transportation Research Board; Highway capacity manual. ISBN: 0-309-06681-6
Institute of Transportation Engineers ; ed. James L. Pline; Traffic Engineering Handbook. ISBN: 0-13-926791-3
Salter, R.J.; Hounsel ,N.B.; Highway Traffic Analysis Design, Palgrave, 1996. ISBN: 0-3332-60903-4

Observações Bibliográficas

Textos disponibilizados na página da unidade curricular

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições orais nas aulas teóricas, versando sobretudo os conceitos envolvidos.
Resolução de vários problemas concretos nas aulas práticas.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:

Aplicar e desenvolver metodologias e técnicas ajustadas aos casos a analisar. Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho seleccionados. Avaliar comparativamente diversas opções. Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos. Conceber soluções eficientes para problemas reais. Contactar com informação estatística de organismos do sector.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 49,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Segundo as Normas Gerais de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,4*MT+0,3*TI+0,15*TG+0,15*AC
CF = classificação final
MT = Mini teste
TI = Trabalho Individual
TG = Trabalho de Grupo
AC= Avaliação Contínua

Avaliação especial (TE, DA, ...)

REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa; Frequência de unidades curriculares de graduação introdutórias à temática científica versada na presente unidade curricular; Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.

Melhoria de classificação

Segundo as Normas Gerais de Avaliação.

Observações

Não exige conhecimento prévio de outras UCs
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas/semana
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