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Planeamento Regional

Código: EC0085     Sigla: PREG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento do Território e Ambiente

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Planeamento do Território e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 6 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 52,5 133

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Identificar as actuais práticas do planeamento e das políticas regionais, e conhecer o seu contexto institucional, em Portugal e na União Europeia;
- Descrever, em traços gerais, a situação das regiões portuguesas, no contexto da União Europeia;
- Conhecer as principais referências da “ciência regional” e os seus contributos para a compreensão dos sistemas regionais;
- Identificar e analisar de forma crítica a importância concedida à inovação, à relação entre estratégias de desenvolvimento regional e sistemas de planeamento territorial, e às transformações institucionais, como debates centrais do planeamento regional, no contexto actual;
- Conhecer metodologias de análise e de intervenção em planeamento regional, em especial as que se relacionam com a prospectiva territorial e com a avaliação de programas e políticas;
- Desenvolver competências de “profissional reflexivo”, incluindo capacidades de pesquisa, de análise crítica e de reflexão ética, de imaginação, de comunicação e de trabalho em grupo.

Programa

Aulas teóricas
I Introdução ao planeamento regional
1.Conceitos fundamentais: planeamento, região, problemas regionais, desenvolvimento regional.
2. O actual contexto do planeamento regional em Portugal e na União Europeia.
II Os contributos da ciência regional
3.Introdução à ciência regional: precursores, principais domínios de investigação.
4.Teorias da diferenciação e do desenvolvimento regional: convergência e divergência regional; teorias do ciclo do produto e do ciclo do lucro; teorias da divisão internacional do trabalho; teorias sobre os novos espaços industriais e sobre a relação entre territórios e inovação.
5.O debate actual sobre territórios e inovação.
6.A situação das regiões portuguesas.
III As políticas regionais
7.Introdução às políticas regionais: história das políticas regionais; principais instituições e domínios de intervenção.
8. As políticas regionais no contexto europeu: da Agenda de Lisboa ao novo período de programação 2017-1013, às suas orientações estratégicas e mecanismos de intervenção.
9. As políticas regionais no contexto português: dos anteriores QCA ao novo Quadro de Referência Estratégico Nacional e à sua operacionalização.
10. Síntese: a relação entre a ciência regional e as políticas regionais. Alguns conceitos importantes: clusters, sistemas regionais/nacionais de inovação, coesão económica e social, governância multi-nível.
IV Os sistemas de planeamento do território
11. A dimensão regional do planeamento do território em Portugal: a importância do PNPOT e dos PROT.
12. O contexto europeu: do EDEC à construção de uma “Agenda territorial europeia”.
13. Síntese: a relação entre políticas regionais e sistemas de planeamento do território. Alguns conceitos importantes: policentrismo, planeamento estratégico, projectos estruturantes.

Aulas teórico-práticas
1. “Exercício de imaginação espacial”: proposta de construção de um “modelo territorial” de uma região portuguesa.
2.Complementos de metodologias de análise e intervenção: bases de informação para o planeamento regional; prospectiva territorial: avaliação de programas e políticas.
3.Construção de uma base de dados para o planeamento regional: fontes de informação estatística e geográfica, referências bibliográficas, experiências de planeamento, sítios oficiais e de projectos de investigação em curso

Bibliografia Obrigatória

Marques, Teresa Sá; Portugal na transição do século. ISBN: 972-36-0709-3
José Silva Costa; Compêndio de Economia Regional, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 2002. ISBN: 972-98803-1-X
Castells, Manuel; The information age. ISBN: 0-631-21594-8
Amin, Ash 340; Globalization, institutions, and regional development in Europe. ISBN: 0-19-828916-2
Antonelli, Cristiano 340; Comunicação, conhecimento colectivo e inovação. ISBN: 972-671-068-5
Lopes, A. Simões; Desenvolvimento regional
Benko, Georges 340; As regiões ganhadoras. ISBN: 972-8027-24-9
Benko, Georges; A^ciência regional. ISBN: 972-774-052-9
Cooke, Philip 340; Regional innovation systems. ISBN: 0-415-30369-9
ADAMS, N., ALDEN, J. & HARRIS, N.; Regional Development and Spatial Planning in an Enlarged European Union, Ashgate, 2006. ISBN: 0-7546-4714-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação é feita em aulas teóricas, que assumem uma natureza predominantemente expositiva, e aulas teórico-práticas, que consistem na preparação, desenvolvimento e apresentação de trabalhos de grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Administração pública
Ciências Sociais > Geografia > Geografia regional
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação dos trabalhos - 40%
Classificação do exame - 60%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final
Estudantes em mobilidade: Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.

Observações

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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas
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