Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC0057

Direcção de Obras

Código: EC0057     Sigla: DOBR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construções

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 73 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 60 133

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivo Estudo e análise dos temas: Direção de Obras, Legislação da Construção, Planeamento da Construção, Organização da Construção, Segurança na Construção, Decisão e Economia da Construção, Controle da Construção, Industrialização da Construção, Ética, Gestão de Recursos Humanos, Informação na Construção, Construção Sustentável.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências a) Conhecimento - Conhecer modos de prevenir acidentes na construção; - Conhecer legislação da construção; - Conhecer procedimentos da construção; - Conhecer possíveis impactos em termos de sustentabilidade na direção de obra. b) Compreensão - Capacidade de apresentar se justificar soluções técnicas e profissionais; - Criação de portefólio eletrónico de competências; - Desenvolvimento de análise crítica, de observação e de síntese na direção de obra; - Preparação para gestão de informação e de comunicação na direção de obra. c) Aplicação - Desempenhar atividade profissional na área da direção de obra; - Utilizar legislação relevante na direção de obra; - Aplicar métodos adequados de avaliação de decisões do ponto de vista económico e ético na direção de obra; - Empregar técnicas de informação e de comunicação na construção e na vida profissional; - Dirigir recursos humanos de acordo com o tipo e com as situações; - Demonstração escrita de conhecimentos teóricos e práticos suficientes para exercer direção de obra. d) Análise - Deduzir e ajustar o progresso através dos trabalhos feitos; - Estudo de casos de estudo; - Comparar os relatórios das visitas de estudo em termos de aquisição de conhecimentos e de análise das obras visitadas; - Análise do planeamento ao longo da obra. e) Síntese - Combinar os resultados dos eportefolios com os dos trabalhos e os testes de modo a propor ajustes; - Gerir os elementos das aulas, de estudo e de bibliografia de modo a cobrir os objetivos da UC; g) Avaliação - Reflexão baseada nos resultados dos trabalhos feitos em grupo, dos debates, de estudo individual e de avaliação dos trabalhos para definir as competências adquiridas; apresentação e debate dos casos de estudo. Projecto em Engenharia - Definição de planeamento e controle probabilístico de uma obra; - Revisão de preços de uma obra; - Plano de segurança na construção com análise de custos; Investigação em Engenharia - Definição de planeamentos de preparação e de encerramento de obra; - Procura de soluções sustentáveis na obra; - Estabelecimento de uma organização para direção de obra. Prática em Engenharia - Funções de diretor de obra; - Legislação de obras públicas e privadas; - Gestão de subempreiteiros; - Liderança, comunicação e ética; - Casos de estudo de uso das TIC na construção; - Análise de quatro visitas a obras; - Utilização de eportefólio na vida profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à UC – Programa, avaliação, testes, visitas, trabalhos, e-portfólio, utilização da plataforma de apoio moodle.up.pt. 2. Direção de Obra – Missão; Direção administrativa; Direção técnica; Direção financeira. 3. Legislação na construção - Código Contratos Públicos (CCP); Decreto-lei 273/2003; Decreto-Lei 46/2008; Outra legislação. 4. Direção de Obra no Estrangeiro – Formação; Preparação; Legislação; Diversidade cultural; Contratos internacionais. 5. Execução da Direção de Obra - Processos construtivos; Subempreiteiros; Planeamento; Organização; Controle. 6. Empresas de Construção – Estruturas; Comunicação (horizontal, ascendente e descendente); Procedimentos no processo de construção. 7. Pré-fabricação – Exemplos; Análise estrutural; Modelos de pré-fabricação. 8. Recursos Humanos – Tipos de liderança; Produtividade e avaliação; Ética na construção; Exercício da profissão; Resolução de conflitos. 9. Segurança na Construção – Avaliação de riscos na construção; Prevenção; Plano de segurança; Análise económica de acidentes e de prevenção na construção; Gestão da segurança na construção. 10. Informação na Construção – Integração da informação; Gestão do conhecimento; Exemplos de aplicações das tecnologias de informação e de comunicação; BIM; PRONIC; H-KNOW. 11. Decisão e Economia da Construção – Análise de valor e de risco; Escolha entre alternativas; Teoria da Decisão aplicada à construção. 12. Construção Sustentável - Legislação; Reciclagem, reutilização e deposição; Custos; Consumos energéticos na construção; Modelos de análise de sustentabilidade; Exemplos. Conteúdo científico: 40% Conteúdo tecnológico: 40% Outros conteúdos: 20% DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: Estudo e análise dos temas: Direção de Obras, Legislação da Construção, Planeamento da Construção, Organização da Construção, Segurança na Construção, Decisão e Economia da Construção, Controle da Construção, Industrialização da Construção, Ética, Gestão de Recursos Humanos, Informação na Construção, Construção Sustentável.

Bibliografia Obrigatória

Halpin, Daniel W.; Construction management. ISBN: 0-471-08393-3
Cardoso, J. M. Mota; Direcção de Obra
Barbara J. Jackson; Construction management JumpStart. ISBN: 978-0-470-60999-6

Bibliografia Complementar

Jorge Mascarenhas; Sistemas de construção. ISBN: 972-24-1156-X (vol. 1)
Richard H. Clough, Glenn A. Sears, S. Keoki Sears; Construction project management. ISBN: 0-471-32438-8
Charles E. Harris, Michael S. Pritchard, Michael J. Rabins; Engineering Ethics. ISBN: 0-534-23964-1
Rousselet, Edison da Silva; A segurança na obra. ISBN: 85-7193-018-X
Semeraro, Giuseppe; Stima degli oneri della sicurezza nei cantieri. ISBN: 88-8184-177-0
Ríos, Sixto 340; Decision theory and decision analysis. ISBN: 0-7923-9466-6
Garold D. Oberlender; Project management for engineering and construction. ISBN: 0-07-039360-5
Branco, J. Paz; Manual de estaleiros de construção de edifícios
Soeiro, Alfredo Augusto Vieira; Segurança na construção. ISBN: 972-752-072-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e debate dos temas nas aulas teóricas Aplicação de conceitos e abordagem de casos de estudo nas aulas teórico-práticas Debates estruturados nas aulas teórico-práticas e na plataforma de aprendizagem Uso dos materiais audio-visuais colocados na plataforma de suporte Moodle, da bibliografia e de vídeos Utilização da plataforma de aprendizagem Aplicação de programas de planeamento a casos de estudo Quatro visitas feitas em tardes de quartas-feiras (planeadas a 19Set12, 3Out12, 10Out12 e 14Nov12) DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: Desempenhar atividade profissional na área da direção de obra; Utilizar legislação relevante na direção de obra; Aplicar métodos adequados de avaliação de decisões do ponto de vista económico e ético na direção de obra; Empregar técnicas de informação e de comunicação na construção e na vida profissional; Dirigir recursos humanos de acordo com o tipo e com as situações; Demonstração escrita de conhecimentos teóricos e práticos suficientes para exercer direção de obra.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Teste 1 Teste 2,00 40,00 2012-10-30
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Teste 2 Teste 2,00 40,00 2012-12-11
4 relatórios visitas Trabalho escrito 16,00 10,00 2012-11-21
4 e-portefolios Trabalho escrito 16,00 10,00 2012-12-14
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

“A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos. Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade: i) os casos previstos na lei, nomeadamente os trabalhadores estudantes; ii) os estudantes que foram admitidos a exame no ano letivo anterior.” O número máximo de faltas é 3 nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas. As visitas a obras são consideradas aulas e não haverá aulas (T ou TP) para compensar estas visitas. Os dias em que não haverá aulas como compensação das visitas serão indicados com uma semana de antecedência.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,40 * (CT1 + CT2) + 0,025 * (CR1 + CR2 + CR3 + CR4) + 0,025 * (CP1 + CP2 + CP3 + CP4)

onde todas as classificações são expressas de 0 a 20 valores, sendo CT1 e CT2 são as classificações dos dois testes escritos, CR1, CR2 , CR3 e CR4 são as classificações dos quatro relatórios das visitas, CP1, CP2, CP3 e CP4 são as classificações dos quatro e-portefólios.

2 testes escritos com consulta (30Out12 e 11Dez12) - 8 valores cada; 4 relatórios de visitas - 0,5 valores cada; 1 e-portefólio com quatro avaliações (28Set12, 19Out12, 16Nov12 e 7Dez12) - 0,5 valores cada

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos dispensados de frequência de acordo com a legislação em vigor realizam 4 trabalhos com 0.5 valores cada no lugar dos relatórios das visitas.

Melhoria de classificação

De acordo com a regulamentação em vigor da FEUP. quem pretender melhorar a a classificação final positiva ou obter classificaçao final positiva pode repetir um teste ou os dois testes em prova na época especifíca determinada pela FEUP.

Observações

Necessários domínio da Língua Portuguesa ou da Inglesa e capacidade de uso corrente de Inglês técnico escrito (dois livros na bibliografia principal) Tempo de estudo semanal estimado fora das aulas: 4 horas. As visitas obrigam a uso de calçado adequado com protecção, colete reflector e capacete. O capacete pode ser emprestado pelo DEC. Conhecimentos prévios: conhecimento de gestão de obras e de projetos e de segurança na construção; conceitos básicos de economia; conhecimento de estatística; conhecimento de teoria de decisão. UCs relacionadas - Economia e Gestão; Estatística; Investigação Operacional; Gestão de Projectos; Gestão de Obras e Segurança. Plataforma da UC: moodle.up.pt Todas as aulas (T and TP) começam a 10Set12

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-20 às 02:42:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias