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Gestão de Projectos

Código: EC0035     Sigla: GPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construções

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~construc/gp/
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 252 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 3 45 78
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2012-10-18.

Campos alterados: Objetivos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação final/distribuída, Obtenção de frequência, Programa, Observações, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO


A construção é uma atividade importante, mas onde ocorrem, com frequência, manifestações de falta de qualidade, provocando descontentamento dos utentes Muitos destes problemas decorrem não só debilidades técnicas, mas muito da inadequada coordenação e gestão dos processos e das interações entre intervenientes.


A disciplina de Gestão de Projetos introduz estes temas na formação do MIEC. Para o efeito enquadra-se a atividade construção e os seus processos, com mais detalhe a montante da fase de execução. Dá-se destaque à formação em Gestão de Projetos de Construção, ao seu contributo para a eficácia dos resultados, apresentando-se as principais e ferramentas desta disciplina.


OBJETIVOS


Numa etapa avançada da formação dos estudantes em Engª Civl, os objetivos da disciplina são:


- Apresentar e enquadrar a atividade da construção e as suas tendências a médio e longo praz;


- Apresentar os principais processos da construção ao longo do seu ciclo de vida;


- Apresentar os objetivos da gestão de projetos e as suas principais ferramentas na perspetiva da indústria da construção;


- Desenvolver uma visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes;


- Explorar e desenvolver metodologias de trabalho em grupo em analogia com o contexto profissiona;


- Conhecer sistemas de informação e qualificação para a construção.


 

Resultados de aprendizagem e competências



Relativamente ao ato de construir, com maior ênfase nas etapas a montante da execução física das obras:


- desenvolver competências na formulação de problemas, compreender os sistemas, desenvolver pensamento crítico, promoverr atitude profissional. perceber o contexto externo e compreender os processos da construção.

Conhecimento:
- tomar contacto com a atividade construção, percebendo os vários enquadramentos em que esta se pode desenvolver;


Compreensão:
- entender as diferentes fases do processo do empreendimento construtivo - promoção, estudos e projetos, materiais, construção, utilização e manutenção;
- perceber a importância dos constrangimentos/ limitações principais de qualquer obra – respeito da função, limitações de prazo e custo;
- perceber que todo o processo construtivo se desenvolve sob um enquadramento legislativo/normativo e de responsabilização dos agentes, tomando contato com os aspetos mais importantes desse quadro legal;
- perceber a importância do recurso à Gestão de Projetos na construção, apresentando os objetivos e as ferramentas mais usadas (planeamento e controlo do tempo, recursos e custos, estimação de custos, avaliação de projetos, análise de propostas...);
- entender a necessidade de adotar metodologias e procedimentos uniformes de trabalho e organização dos vários intervenientes no ato de construir que facilitem a troca de informação e uma inequívoca interpretação técnica da mesma;
- perceber a importância da qualidade e sustentabilidade de todo este processo e as ações de melhoria que devem ser empreendidas;
- perceber o papel da Engenharia e dos Engenheiros Civis na construção e os aspetos chave de gestão da carreira.


Aplicação:
- utilização de ferramentas de gestão de projetos, incluindo aplicações informáticas;


Análise:
- experimentação e simulação, procurando identificar soluções de projeto alternativas e testar a sua viabilidade;
- interpretação de resultados de simulações efetuadas, comparando funções, custos e prazos de soluções alternativas;


Síntese:
- desenvolver a capacidade de formular problemas;
- integração de conhecimentos.


Avaliação:
- desenvolver uma apreciação crítica acerca da atividade da construção e suas especificidades.


Resultados da aprendizagem
Ética; Experimentação e simulação; Interpretação de resultados; Comunicação escrita; Formulação de problemas; Gestão de projetos; Gestão do tempo; Integração do conhecimento

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:

Os estudantes devem ter conhecimentos na área da investigação operacional (ferramentas de apoio ao planeamento) e tecnologias de construção.

Programa

Os temas a abordar na disciplina estão organizados em 5 grandes capítulos, com abordagens complementares nas aulas teóricas e teórico-práticas:


Capítulo I – Introdução e Enquadramento


- I.1 -Introdução e apresentação da disciplina (T+TP);


- I.2 - Atividade construção, caracterização nacional e internacional e evoluções previsíveis (T);


- I.3 - Enquadramento profissional dos Engos Civis (T);


Capítulo II – Os principais Processos da Construção


- II.1 -Ciclo de vida das obras e modelos de contratação e realização (T+TP)


- II.2 -intervenientes e responsabilidades (T);


- II.3 -Referencia ao enquadramento legislativo e normativo da construção (T+TP);


- II.4 -Os Processos da Concepção (T+TP)


- II.5 - Organização documental e sistemas de informação na construção (TP) .


Capítulo III– Gestão de Projetos de Construção e Principais Ferramentas


- III.1 -Objetivos da Gestão de projetos e principais ferramentas (T);


- III.2 -Planeamento e controlo (TP);


- III.3 – Avaliação de quantidades, Estimação de custos e indicadores (TP);


- III.4 -Negociação e contratação, Análise de propostas (TP+T);


- III.5 -Liderança e Riscos (T).


Capítulo IV – Novos enfoques na gestão de Projetos de Construção


- IV.1 – Garantia de qualidade aplicada à construção (T);


- IV.2 – Sustentabilidade aplicado à construção (T);


- IV.3 – Análise Ciclo de Vida (T).


Procurar-se-á sempre que aplicável ligar os assuntos tratados a concretizações à construção, particularmente no plano tecnológico. Em cada capítulo serão dadas pistas de aprofundamento.


Necessidades de Software – Programa Microsoft Project, Ferramenta Pronic.


Conteúdo Científico – 50%


Conteúdo Tecnológico – 50%

Bibliografia Obrigatória

Hipólito Sousa; Apontamentos da Disciplina, 2003 (Disponível nos Conteúdos em separatas)
Victor Sequeira Roldão; Gestão de Projectos, Monitor, 2005. ISBN: 972-9413-62-2
David Williams; - Preparing for Project Management , ASCE Press, 1996
Fonseca Manuel; Curso sobre regras de medição na construção, LNEC, 1997

Bibliografia Complementar

Cabrita A.; Regras para Elaboração de Projectos. , LNEC, 1974
Ritz George; Total Construction Project Management, McGraw Hill
Arménio Rego e Jorge Braga; Ética para Engenheiros, LIDEL, 2005. ISBN: 972-757-341-X

Observações Bibliográficas

Apontamentos da disciplina disponíveis na editorial
Apresentações das aulas téoricas disponíveis no SIFEUP
Exercicios e outros elementos dsitribuidos nas aulas teórico-práticas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação dos conceitos recorrendo a exemplificação com situações da construção. Procura-se sempre que possível ligar os conceitos a outras unidades curriculares e desenvolver o conhecimento das tecnologias da construção. Aulas teóricas predominantemente expositivas, mas com formulação de casos de análise Aulas teórico-práticas com tratamento dum conjunto de 5 temas, sendo que em cada um é proposto, a partir de conteúdos de apoio disponibilizados, o desenvolvimento dum trabalho ou exercício que no fim desse modulo é sujeito a uma avaliação expedita


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:


As metodologias de ensino desenvolvem as capacidades de utilização de ferramentas de gestão de projetos, incluindo aplicações informáticas, experimentação e simulação, procurando identificar soluções alternativas e testar a sua viabilidade, interpretação de resultados de simulações efetuadas, comparando funções, custos e prazos de soluções alternativas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
presença nas aulas e entrega componentes avaliação distribuida Participação presencial 42,00 25,00 2012-12-14
exame Exame 2,00 75,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos. Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade: i) os casos previstos na lei, nomeadamente os trabalhadores estudantes; ii) os estudantes que foram admitidos a exame no ano letivo anterior.”

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação compreende, além do exame final, mais 3 componentes:


- 1 Trabalho a desenvolver ao longo do semestre, com 3 entregas faseadas, datas a anunciar nas aulas e de caracter obrigatório CAD1 - 15%;


- 2 avaliações facultativas, a realizar nas aulas teóricas, com duração de 15 minutos, em datas a anunciar nas aulas - CAD2 - 5% e CAD3 - 5%


O exame final cobrirá toda a matéria- EF - 75% ( minimo)


NF o máximo de:


NF = 0.15CAD1 + 0.05CAD2+ 0.05CAD3 +0.75EF


NF = 0.15CAD1 + 0.85EF


Condições de aprovação: N F >9.5/20

Provas e trabalhos especiais

Dada a mudança do regime de avaliação não são consideradas as notas dos trabalhos dos anos anteriores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estes estudantes terão que optar entre a avaliação geral segundo as condições acima referidas, podendo exceder o número de faltas, ou efectuar um exame final EF para 20 valores.

Os alunos impossibilitados de cumprir a componente obrigatória de avaliação distribuida, por motivo aceite pela Direção de Curso, poderão também efetuar o exame final EF para 20 valores

Melhoria de classificação

A CAD 1 correspondente à entrega do trabalho desenvolvido nas aulas, não poderá ser melhorada. As CAD2 e 3 poderão, por insucesso ( ausência ou classificação inadequada) anular o seu peso, passando este a estar incluído no EF. A melhoria da Classificação Final será efetuada de forma global através dum exame único, valendo 85%

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2 horas

 

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