Gestão de Projectos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Construções |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Numa etapa terminal da formação em Engª Civl, os objectivos da disciplina são :
- No plano das competências desenvolver a capacidade de formular problemas, o entendimento de sistemas, o pensamento crítico, atitudes profissionais, a contextualização externa da construção e o entendimento dos processos.
- No plano dos conhecimentos e relativamente ao acto de construir, com maior ênfase nas etapas a montante da execução físicas das obras :
- Tomar contacto com a actividade construção, perceber os vários enquadramentos profissionais possíveis dos Engos Civis e a necessidade de gestão da carreira profissional;
- familiarizar os alunos com as diferentes fases do processo do empreendimento construtivo - promoção, estudos e projectos, materiais, construção, utilização e manutenção;
- perceber que todo o processo do empreendimento construtivo se desenvolve sob um enquadramento legislativo/normativo e de responsabilização crescente e tomar contacto mínimo com o mesmo;
- sublinhar a importância do recurso à Gestão de Projectos na construção, apresentando os objectivos e as ferramentas mais usadas (planeamento e controlo do tempo, recursos e custos, estimação de custos, avaliação de projectos, ...);
- sublinhar a necessidade de adoptar metodologias e procedimentos de trabalho dos vários intervenientes no acto de construir que facilitem a troca de informação e uma inequívoca interpretação técnica da mesma;
- reflectir sobre a qualidade e sustentabilidade de todo este processo e sobre as acções de melhoria que devem ser empreendidas.
Competências que se esperam alcançar na disciplina:
Ética; Experimentação e simulação; Interpretação de resultados; Comunicação escrita; Formulação de problemas; Gestão de Projecto; Gestão do tempo; Integração de conhecimentos.
Programa
(ver em conteúdos plano detalhado de aulas teóricas e teórico-práticas)
Os temas a abordar na disciplina estão organizados em 5 grandes capítulos, com abordagens complementares nas aulas teóricas e teórico-práticas:
Capítulo I – Introdução e Enquadramento
- I.1 -Introdução e apresentação da disciplina;
- I.2 - Actividade construção, caracterização nacional e internacional e evoluções previsíveis
- I.3 - Enquadramento profissional dos Engos Civis
Capítulo II – Processo Construtivo
- II.1 -Ciclo de vida da construção, intervenientes e responsabilidades;
- II.2 -Referencia ao enquadramento legislativo e normativo da construção;
Capítulo III – Análise detalhada da etapa concepção/ projecto
- III.1 -Objectivos, tipos, conteúdos e formas de encomenda de serviços de concepção de obras de construção;
- III.2 - Elementos de comunicação a produzir na etapa concepção e sua organização
Capítulo IV – Gestão de Projectos de Construção
- IV.1 -Objectivos da Gestão de projectos e principais ferramentas;
- IV.2 -Planeamento e controlo;
- IV.3 -Estimação de custos;
- IV.4 -Negociação e contratação;
- IV.5 -Liderança e Riscos.
Capítulo V – Qualidade e Sustentabilidade na Construção
- V.1 – Clarificação do conceito de qualidade aplicada à construção;
- V.2 – Clarificação do conceito de sustentabilidade aplicado á construção;
- V.3 – Apresentação de modelos e metodologias de implementação de sistemas de gestão da qualidade
-
Serão objecto de tratamento apenas nas aulas teóricas os temas I.2, II.1, II.2, IV.1, IV.5 e V.1, V.2 e V.3.
Os restantes temas serão objecto de referência nas aulas teóricas e aprofundamento e aplicação nas aulas teórico-práticas.
Procurar-se-á sempre que aplicável ligar os assuntos tratados a concretizações à construção, particularmente no plano tecnológico.
Em cada capítulo serão dadas pistas de aprofundamento.
Necessidades de Software – Programa Microsoft Project
Bibliografia Obrigatória
Hipólito Sousa; Apontamentos da Disciplina, 2003 (Disponíveis na editorial)
Fonseca Manuel; Curso sobre regras de medição na construção, LNEC, 1997
Victor Sequeira Roldão; Gestão de Projectos, Monitor, 2005. ISBN: 972-9413-62-2
David Williams; - Preparing for Project Management , ASCE Press, 1996
Bibliografia Complementar
Cabrita A.; Regras para Elaboração de Projectos. , LNEC, 1974
Ritz George; Total Construction Project Management, McGraw Hill
Santos Artur e outros; HillQualidade na Construção. Contributos do Projecto Mequalcon. , Instituto da Construção, 2000
Observações Bibliográficas
Apontamentos da disciplina disponíveis na editorial
Apresentações das aulas téoricas disponíveis no SIFEUP
Exercicios e outrso elementos dsitribuidos nas aulas teórico-práticas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação dos conceitos recorrendo a exemplificação com situações da construção. Procura-se sempre que possível ligar os conceitos a outras disciplinas e desenvolver o conhecimento das tecnologias da construção.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
não exceder o limite de faltas – 25% do número de aulas teórico-práticas previstas – 3, fazer os 2 minitestes e
elaborar, entregar e discutir o trabalho individual obrigatório.
data dos mintestes - 31 de Outubro e 12 de Dezembro
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação: 2 minitestes ( nas datas 18/10 e 29/11) incidindo sobre partes da matéria leccionada (MT1 e MT2)
1 trabalho individual obrigatório realizado ao longo do semestre (TI1) com apresentação e discussão no mínimo por 30% dos alunos, de acordo com critério a definir pelos docentes após entrega dos trabalhos. O tempo de trabalho médio por semana, conjuntamente com a presença e participação nas aulas são suficientes para a realização do trabalho obrigatório.
Cálculo da classificação final:
NF = 0.3MT1+0.30MT2+0.40TI1
Condições de aprovação: Deverão estar reunidas todas as seguintes condições NF > 9.5/20 . A não realização de qualquer das componentes de avaliação corresponde à nota zero.
A obtenção de classificação superior a17 valores implica a realização de uma prova oral
Provas e trabalhos especiais
Não há
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estes alunos terão que optar entre a avaliação geral segundo as condições acima referidas, podendo exceder o número de faltas, ou efectuar um exame final para 20 valores
Melhoria de classificação
Prova oral a realizar no fim do semestre
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2 horas