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Gestão de Projectos

Código: EC0035     Sigla: GPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construções

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~construc/gp/
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 9 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 3 3 45 78
MIEC 204 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 3 45 78
Plano de estudos de transição para 2006/07 4 - 3 45 78

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Numa etapa terminal da formação em Engª Civl, os objectivos da disciplina são :
- No plano das competências desenvolver a capacidade de formular problemas, o entendimento de sistemas, o pensamento crítico, atitudes profissionais, a contextualização externa da construção e o entendimento dos processos.
- No plano dos conhecimentos e relativamente ao acto de construir, com maior ênfase nas etapas a montante da execução físicas das obras :
- Tomar contacto com a actividade construção, perceber os vários enquadramentos profissionais possíveis dos Engos Civis e a necessidade de gestão da carreira profissional;
- familiarizar os alunos com as diferentes fases do processo do empreendimento construtivo - promoção, estudos e projectos, materiais, construção, utilização e manutenção;
- perceber que todo o processo do empreendimento construtivo se desenvolve sob um enquadramento legislativo/normativo e de responsabilização crescente e tomar contacto mínimo com o mesmo;
- sublinhar a importância do recurso à Gestão de Projectos na construção, apresentando os objectivos e as ferramentas mais usadas (planeamento e controlo do tempo, recursos e custos, estimação de custos, avaliação de projectos, ...);
- sublinhar a necessidade de adoptar metodologias e procedimentos de trabalho dos vários intervenientes no acto de construir que facilitem a troca de informação e uma inequívoca interpretação técnica da mesma;
- reflectir sobre a qualidade e sustentabilidade de todo este processo e sobre as acções de melhoria que devem ser empreendidas.
Competências que se esperam alcançar na disciplina:
Ética; Experimentação e simulação; Interpretação de resultados; Comunicação escrita; Formulação de problemas; Gestão de Projecto; Gestão do tempo; Integração de conhecimentos.

Programa

(ver em conteúdos plano detalhado de aulas teóricas e teórico-práticas)

Os temas a abordar na disciplina estão organizados em 5 grandes capítulos, com abordagens complementares nas aulas teóricas e teórico-práticas:

Capítulo I – Introdução e Enquadramento
- I.1 -Introdução e apresentação da disciplina;
- I.2 - Actividade construção, caracterização nacional e internacional e evoluções previsíveis
- I.3 - Enquadramento profissional dos Engos Civis
Capítulo II – Processo Construtivo
- II.1 -Ciclo de vida da construção, intervenientes e responsabilidades;
- II.2 -Referencia ao enquadramento legislativo e normativo da construção;
Capítulo III – Análise detalhada da etapa concepção/ projecto
- III.1 -Objectivos, tipos, conteúdos e formas de encomenda de serviços de concepção de obras de construção;
- III.2 - Elementos de comunicação a produzir na etapa concepção e sua organização
Capítulo IV – Gestão de Projectos de Construção
- IV.1 -Objectivos da Gestão de projectos e principais ferramentas;
- IV.2 -Planeamento e controlo;
- IV.3 -Estimação de custos;
- IV.4 -Negociação e contratação;
- IV.5 -Liderança e Riscos.
Capítulo V – Qualidade e Sustentabilidade na Construção
- V.1 – Clarificação do conceito de qualidade aplicada à construção;
- V.2 – Clarificação do conceito de sustentabilidade aplicado á construção;
- V.3 – Apresentação de modelos e metodologias de implementação de sistemas de gestão da qualidade
-
Serão objecto de tratamento apenas nas aulas teóricas os temas I.2, II.1, II.2, IV.1, IV.5 e V.1, V.2 e V.3.
Os restantes temas serão objecto de referência nas aulas teóricas e aprofundamento e aplicação nas aulas teórico-práticas.
Procurar-se-á sempre que aplicável ligar os assuntos tratados a concretizações à construção, particularmente no plano tecnológico.
Em cada capítulo serão dadas pistas de aprofundamento.

Necessidades de Software – Programa Microsoft Project

Bibliografia Obrigatória

Hipólito Sousa; Apontamentos da Disciplina, 2003 (Disponíveis na editorial)
Fonseca Manuel; Curso sobre regras de medição na construção, LNEC, 1997
Victor Sequeira Roldão; Gestão de Projectos, Monitor, 2005. ISBN: 972-9413-62-2
David Williams; - Preparing for Project Management , ASCE Press, 1996

Bibliografia Complementar

Cabrita A.; Regras para Elaboração de Projectos. , LNEC, 1974
Ritz George; Total Construction Project Management, McGraw Hill
Santos Artur e outros; HillQualidade na Construção. Contributos do Projecto Mequalcon. , Instituto da Construção, 2000

Observações Bibliográficas

Apontamentos da disciplina disponíveis na editorial
Apresentações das aulas téoricas disponíveis no SIFEUP
Exercicios e outrso elementos dsitribuidos nas aulas teórico-práticas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação dos conceitos recorrendo a exemplificação com situações da construção. Procura-se sempre que possível ligar os conceitos a outras disciplinas e desenvolver o conhecimento das tecnologias da construção.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

não exceder o limite de faltas – 25% do número de aulas teórico-práticas previstas – 3, fazer os 2 minitestes e
elaborar, entregar e discutir o trabalho individual obrigatório

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação: 2 minitestes ( nas datas 18/10 e 29/11) incidindo sobre partes da matéria leccionada (MT1 e MT2)
1 trabalho individual obrigatório realizado ao longo do semestre (TI1) com apresentação e discussão no mínimo por 30% dos alunos, de acordo com critério a definir pelos docentes após entrega dos trabalhos. O tempo de trabalho médio por semana, conjuntamente com a presença e participação nas aulas são suficientes para a realização do trabalho obrigatório.

Cálculo da classificação final:
NF = 0.3MT1+0.30MT2+0.40TI1

Condições de aprovação: Deverão estar reunidas todas as seguintes condições NF > 9.5/20; MT1 e MT2 > 8.5; TI1 > 8.0. A não realização de qualquer das componentes de avaliação corresponde à nota zero.

A obtenção de classificação superior a17 valores implica a realização de uma prova oral

Provas e trabalhos especiais

Não há

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estes alunos terão que optar entre a avaliação geral segundo as condições acima referidas, podendo exceder o número de faltas, ou efectuar um exame final para 20 valores

Melhoria de classificação

Prova oral a realizar no fim do semestre

Observações

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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2 horas
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