Materiais de Construção 2
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Materiais |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
JUSTIFICAÇÃO:
O conhecimento e interpretação do comportamento dos diferentes materiais de construção quando expostos a acções de qualquer natureza, particularmente a acções estruturais e ambientais, permite a sua adequada utilização em serviço nas diferentes aplicações na construção.
OBJECTIVOS:
A aquisição de conhecimentos técnico-científicos no domínio dos materiais de construção, nomeadamente ligantes, caldas de injecção, argamassas e betões.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Noções básicas de resistência de materiais.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL:
Conteúdo Científico - 35%
Conteúdo Tecnológico - 65%
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: conhecer e interpretar o comportamento dos materiais de construção anteriormente referidos quando sujeitos a acções diversas.
Compreensão: interpretar o comportamento dos materiais tendo em conta a sua constituição, as condições de fabrico e as condições técnicas de aplicação, tendo em vista o seu desempenho em serviço durante a vida útil das construções.
Aplicação: para além do conhecimento e compreensão anteriormente referidos, o conhecimento das tecnologias actualizadas de utilização destes materiais e da normalização técnica vigente a observar para aplicação adequada destes materiais na construção.
Programa
Introdução à disciplina.
1ª Parte:
LIGANTES, Classificação.GESSO. Processo de fabrico, principais propriedades e aplicações. CAL AÉREA e CAL HIDRÁULICA. Fabrico,principais propriedades e aplicações. Normalização actual. CIMENTOS.Cimento portland: processo de fabrico; composição; hidratação; propriedades físicas, mecânicas e químicas; Modificações na composição do clínquer portland. Adições. Cimento resistente aos sulfatos, cimento de baixo calor de hidratação, cimento com elevada resistência inicial e cimentos brancos.
Adições: Fíler, escórias de alto-forno, materiais pozolânicos, cinzas volantes , sílica de fumo, cinza de casca de arroz e metacaulino. Reactividade de um material pozolânico. Especificações dos cimentos e normalização em especial NP EN 197 referente à família de cimentos correntes. Outras famílias de cimentos de acordo com a legislação europeia tais como os cimentos de alvenaria, de aluminato de cálcio (aluminoso), Supersulfatado, aluminoso etc.
ARGAMASSAS. Definição e aplicações. Principais propriedades e composição.
2ªParte:
CALDAS DE INJECÇÃO. Definição e aplicações. Principais propriedades e composição.
ADJUVANTES.Principais propriedades.Aplicações
BETÃO. Definição. Fórmula fundamental da composição do betão. Máxima dimensão do agregado. Efeito de parede. Segregação. Trabalhabilidade. Água de amassadura. Métodos para o estudo da composição granulométrica do betão: métodos empíricos ou experimentais, métodos que utilizam tabelas e ábacos e métodos das curvas de referência. Método das curvas de referência: curvas de Bolomey, curvas de Faury e curvas de Joisel.
Resistências macânicas. Módulo de elasticidade. Coeficiente de Poisson.
Retracção. Fluência e relaxação.
Tipos, classes e qualidade dos betões.Durabilidade.
Betões especiais.
Regulamentação - NP EN 206-1 e normas relacionadas.
Bibliografia Obrigatória
Neville, A. M.;
Properties of concrete. ISBN: 0-582-23070-5
Observações Bibliográficas
Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na pagina da UC.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposições teóricas, aulas práticas no Laboratório de Materiais de Construção e eventualmente visitas de estudo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
48,00 |
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Miniteste 1 em calendário fixado pleo DEC |
Exame |
31,00 |
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Miniteste 2 em calendário fixado pleo DEC |
Exame |
31,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Média final de 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média final dos dois minitestes.
Haverá oportunidade de recuperação de um dos mini-testes, em momento a programar na semana de intervalo entre os exames normais e os de recurso do calendário escolar da FEUP.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam fazer mehoria podem optar por realizar ominiteste 1 ou miniteste 2 ou
miniteste 1 mais miniteste 2 (os exames não se realizam simultaneamente), MAS TEM DE SE INSCREVER NA SECRETARIA.
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas