Investigação Operacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Planeamento do Território e Ambiente |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos gerais
Com a cadeira de Investigação Operacional espera-se contribuir para que os alunos desenvolvam capacidades (métodos) de resolução de problemas concretos (processos de tomada de decisões).
Espera-se ainda dotar e desenvolver nos alunos competências para identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão, construir modelos de problemas de decisão, usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os problemas construídos, como suporte para decisões fundamentadas, bem como usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais
Objectivos Pedagógicos:
CONHECIMENTO:
Conhecer a metodologia e as técnicas de investigação correntemente utilizadas como suporte aos processos de tomada de decisões. Domínio teórico e de aplicação prática das técnicas de programação linear (nomeadamente método simplex, dualidade, problemas de transportes, problemas de afectação), redes e fluxos (problemas de optimização em redes, redes PERT e CPM), teoria dos jogos e teoria da decisão.
COMPREENSÃO:
Compreensão dos processos de tomada de decisões e da fundamentação matemática e visualização geométrica dos métodos de resolução de problemas de programação linear, análise de sensibilidade e análise pós-óptimo, problemas de transportes, problemas de afectação, problemas de optimização em redes, problemas de teoria dos jogos e teoria da decisão. Generalização dos conceitos apreendidos a qualquer dimensão dos problemas de decisão, atendendo aos seus diferentes níveis de complexidade (variáveis de decisão, objectivos visados e diversos tipos de restrições).
APLICAÇÃO:
Aplicação das ferramentas analíticas da investigação operacional à abordagem, estruturação e resolução racional de problemas de decisão.
ANÁLISE:
Analisar problemas concretos que requerem a tomada de decisões, com diferentes graus de complexidade, diferentes tipos e origens de informação e diferentes modos de abordagem, estruturando-os e formulando-os sob a forma de modelos (determinísticos ou estocásticos), nos quais são claramente identificados os objectivos, as variáveis de decisão e os diferentes tipos de restrições (físicas, económico-financeiras, regulamentares, etc.), e nos quais se fundamentam as decisões mais adequadas a tomar. Análise pós-óptima de modelos de forma a ajustar convenientemente as suas condições de aplicabilidade à evolução das suas condicionantes externas e internas (à empresa e aos processos).
SÍNTESE:
Sintetizar em modelos informação relevante dos diferentes problemas que requerem uma decisão, através da clara identificação e expressão matemática das variáveis de decisão, da função objectivo e das restrições, expressas de acordo com o tipo e a estrutura do problema de decisão em análise.
AVALIAR:
Avaliar diferentes alternativas de decisão face a problemas concretos com que os futuros engenheiros se irão defrontar, escolhendo de modo fundamentado e racional a melhor alternativa.
MANUSEAR:
Manusear diferentes metodologias de apoio à decisão, identificando claramente quais as metodologias mais apropriadas no apoio à decisão em diferentes tipos de situações. Desenvolver capacidades de implementação das decisões.
Programa
AULAS TEÓRICAS
1. Investigação Operacional (2 aulas)
1.1. Natureza e Metodologia da Investigação Operacional. Modelação: objectivos, características e técnicas.
1.2. Importância da Investigação Operacional no processo de tomada de decisões.
1.3. Estudo de caso: abordagem metodológica, estruturação do problema, e conclusões.
2. Método da IO (4 aulas)
3. Gestão de Projectos (2 aulas)
4. Teoria da Decisão e Teoria de Jogos (2 aulas)
AULAS PRÁTICAS
Problemas de Programação Linear. Formulação e métodos de resolução.
1. Resolução Gráfica.
2. Resolução Algébrica.
3. Método Simplex.
3.1. Método Simplex de duas fases (casos não standard).
4. Problema de Transportes.
4.1. Problemas de Afectação. Método Húngaro.
5. Problemas de Redes.
5.1. Árvore de ligações mínimas
5.2. Caminho mais curto
5.3. Fluxo máximo
5.4. C.P.M. (“Critical Path Method”)
5.5. P.E.R.T. (“Program Evaluation and Review Technique”); formulação e resolução.
Bibliografia Obrigatória
Hillier, Frederick S.;
Introduction to Operations Research. ISBN: 0-07-100745-8
Bibliografia Complementar
Taha, Hamdy A.;
Operations research. ISBN: 0-02-418975-8
Tavares, Luís Valadares 070;
Investigação operacional. ISBN: 972-8298-08-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e resultados relevantes dos diversos assuntos tratados, realçando a sua importância na futura actividade profissional de engenharia civil, e recorrendo a exemplos elucidativos e a estudos de caso. Apelo ao entendimento dos conceitos, à sua aplicação e inter-relação, e à interpretação de informação diversa.
Nas aulas teórico-práticas, o aluno é encaminhado, por um lado, para a interpretação de informação proveniente de estudos de caso, e para a resolução de problemas seleccionados, e por outro lado, para a aplicação integrada dos conceitos aprendidos na realização de um trabalho de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Não faltar a mais do que 25% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Soma dos valores obtidos nas 3 avaliações (nos dois Mini-Testes e no Trabalho de Grupo).
Provas e trabalhos especiais
. 1º Mini-teste (6 valores)
. 2º Mini-teste (8 valores)
. Trabalho de grupo (2 ou 3 pessoas) (6 valores)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de exame cobrindo a totalidade da matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas.
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Melhoria de classificação
Realização de exame cobrindo a totalidade da matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas.
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2.5 horas