Investigação Operacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Planeamento do Território e Ambiente |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos gerais
Com a cadeira de Investigação Operacional espera-se contribuir para que os alunos desenvolvam capacidades (métodos) de resolução de problemas concretos (processos de tomada de decisões).
Espera-se ainda dotar e desenvolver nos alunos competências para identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão, construir modelos de problemas de decisão, usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os problemas construídos, como suporte para decisões fundamentadas, bem como usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais
Objectivos Pedagógicos:
CONHECIMENTO:
Conhecer a metodologia e as técnicas de investigação correntemente utilizadas como suporte aos processos de tomada de decisões. Domínio teórico e de aplicação prática das técnicas de programação linear (nomeadamente método simplex, dualidade, problemas de transportes, problemas de afectação), redes e fluxos (problemas de optimização em redes, redes PERT e CPM), teoria dos jogos e teoria da decisão.
COMPREENSÃO:
Compreensão dos processos de tomada de decisões e da fundamentação matemática e visualização geométrica dos métodos de resolução de problemas de programação linear, análise de sensibilidade e análise pós-óptimo, problemas de transportes, problemas de afectação, problemas de optimização em redes, problemas de teoria dos jogos e teoria da decisão. Generalização dos conceitos apreendidos a qualquer dimensão dos problemas de decisão, atendendo aos seus diferentes níveis de complexidade (variáveis de decisão, objectivos visados e diversos tipos de restrições).
APLICAÇÃO:
Aplicação das ferramentas analíticas da investigação operacional à abordagem, estruturação e resolução racional de problemas de decisão.
ANÁLISE:
Analisar problemas concretos que requerem a tomada de decisões, com diferentes graus de complexidade, diferentes tipos e origens de informação e diferentes modos de abordagem, estruturando-os e formulando-os sob a forma de modelos (determinísticos ou estocásticos), nos quais são claramente identificados os objectivos, as variáveis de decisão e os diferentes tipos de restrições (físicas, económico-financeiras, regulamentares, etc.), e nos quais se fundamentam as decisões mais adequadas a tomar. Análise pós-óptima de modelos de forma a ajustar convenientemente as suas condições de aplicabilidade à evolução das suas condicionantes externas e internas (à empresa e aos processos).
SÍNTESE:
Sintetizar em modelos informação relevante dos diferentes problemas que requerem uma decisão, através da clara identificação e expressão matemática das variáveis de decisão, da função objectivo e das restrições, expressas de acordo com o tipo e a estrutura do problema de decisão em análise.
AVALIAR:
Avaliar diferentes alternativas de decisão face a problemas concretos com que os futuros engenheiros se irão defrontar, escolhendo de modo fundamentado e racional a melhor alternativa.
MANUSEAR:
Manusear diferentes metodologias de apoio à decisão, identificando claramente quais as metodologias mais apropriadas no apoio à decisão em diferentes tipos de situações. Desenvolver capacidades de implementação das decisões.
Programa
AULAS TEÓRICAS
1. Investigação Operacional (2 aulas)
1.1. Natureza e Metodologia da Investigação Operacional. Modelação: objectivos, características e técnicas.
1.2. Importância da Investigação Operacional no processo de tomada de decisões.
1.3. Estudo de caso: abordagem metodológica, estruturação do problema, e conclusões.
2. Método da IO (4 aulas)
3. Gestão de Projectos (2 aulas)
4. Teoria da Decisão e Teoria de Jogos (2 aulas)
AULAS PRÁTICAS
Aula 1: Introdução. Problemas de Programação Linear. Resolução pelo Método Gráfico.
Aula 2: Problema de Programação Linear. Formulação.
Aula 3: Problemas de Programação Linear. Introdução ao Método Simplex: algébrico e matricial.
Aula 4: Problemas de Programação Linear. Resolução pelo Método Simplex. Aplicação do “Interactive Operations Research Tutorial”.
Aula5: Problemas de Programação Linear. Resolução pelo Método Simplex de duas fases (para casos não standard). Aplicação do “Interactive Operations Research Tutorial”.
Aula 6: Problema de Transportes. Introdução. Formulação.
Aula 7: Problema de Transportes. Resolução de Exercícios. Aplicação do “Interactive Operations Research Tutorial”.
Aula 8: Problema de Transportes. Resolução de Exercícios. Aplicação do “Interactive Operations Research Tutorial”. Problemas de Afectação. Resolução do Método Húngaro.
Aula 9: Problemas de Redes. Árvore de ligações mínimas, e caminho mais curto. Formulação e resolução.
Aula 10: Problemas de Redes. o problema do fluxo máximo; C.P.M. (“Critical Path Method”); P.E.R.T. (“Program Evaluation and Review Technique”). Formulação e resolução.
Bibliografia Obrigatória
Hillier, Frederick S.;
Introduction to operations research. ISBN: 0-07-100745-8
Bibliografia Complementar
Taha, Hamdy A.;
Operations research. ISBN: 0-02-418975-8
Tavares, Luís Valadares 070;
Investigação operacional. ISBN: 972-8298-08-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e resultados relevantes dos diversos assuntos tratados, realçando a sua importância na futura actividade profissional de engenharia civil, e recorrendo a exemplos elucidativos e a estudos de caso. Apelo ao entendimento dos conceitos, à sua aplicação e inter-relação, e à interpretação de informação diversa.
Nas aulas teórico-práticas, o aluno é encaminhado, por um lado, para a interpretação de informação proveniente de estudos de caso, e para a resolução de problemas seleccionados, e por outro lado, para a aplicação integrada dos conceitos aprendidos na realização de um trabalho de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
72,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Não faltar a mais do que 25% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Soma dos valores obtidos nas 3 avaliações (nos dois Mini-Testes e no Trabalho de Grupo).
Provas e trabalhos especiais
. 1º Mini-teste (6 valores)
. 2º Mini-teste (8 valores)
. Trabalho de grupo (2 ou 3 pessoas) (6 valores)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de exame cobrindo a totalidade da matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas.
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Melhoria de classificação
Realização de exame cobrindo a totalidade da matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas.
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2.5 horas