Informação Científica e Técnica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCI |
13 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos da unidade curricular
O objetivo desta unidade curricular é o de dotar os mestrandos de competências que lhes permitam explorar os recursos de informação científica e técnica (ICT), designadamente as de compreender o seu universo e de caracterizar as formas de produção, organização e uso deste tipo de informação.
Competências e resultados de aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- identificar e aceder às fontes de ICT de acordo com uma necessidade de informação enquadrada num contexto específico
- desenvolver e aplicar estratégias de pesquisa nas diversas áreas de ICT e avaliar os resultados obtidos
- analisar os indicadores de produção e utilização de ICT
Programa
1. Caracterização da informação científica e técnica (ICT)
1.1 Tipologia das fontes de informação
1.2 As origens da ICT no contexto da explosão da informação
1.3 As propriedades da ICT
1.4 A ICT em ciências médicas e da saúde, em ciências exactas e naturais, em ciências da engenharia e tecnologias, em ciências agrárias e em ciências sociais e humanidades
2. Da produção à recuperação da ICT
2.1 Os autores, os editores e os distribuidores
2.2 O acesso à ICT: a aquisição/subscrição, a gestão dos acessos online, o acesso livre
2.3 As técnicas de pesquisa e a definição de estratégias de recuperação da informação
2.3.1 As modalidades de pesquisa frequentes, a utilização de operadores, a utilização de linguagens de indexação vs. linguagem natural, o estabelecimento de limites e a gestão dos resultados
2.3.2 A avaliação dos resultados da recuperação da informação
2.4 A problemática do plágio, da fraude e do conflito de interesses e os mecanismos de garantia da integridade científica
2.5 Os indicadores de produção e de utilização de ICT: bibliometria, cienciometria, cibermetria e infometria
3. Contextos de utilização de ICT
3.1 A ICT no âmbito da inteligência organizacional e competitiva
3.2 A utilização da ICT em Investigação e Desenvolvimento
Bibliografia Obrigatória
G.G Chowdhury ; Introduction to Modern Information Retrieval. 3rd ed. , Facet Publishing, 2010. ISBN: 978-1-85604-694-7
Alison,Cooke; A Guide to Finding Quality Information on the Internet: Selection and Evaluation Strategies (2nd ed.), Library Association Publishing, 2001. ISBN: 1-85604-379-7
Genaro Luís García Lopez; Los sistemas automatizados de acceso a la información bibliográfica: evaluación y tendencias en la era de Internet, Imprensa da Universidade de Coimbra/ Ediciones Universidad de Salamanca, 2007. ISBN: 978-84-7800-402-7
Maltrás Barba, Bruno; Los indicadores bibliométricos: fundamentos y aplicación al análisis de la ciencia , Ediciones Trea, 2003. ISBN: 84-9704-012-0
Silva, Armando Malheiro da e Ribeiro, Fernanda; Recursos de Informação: Serviços e Utilizadores, Universidade Aberta, 2010. ISBN: 978-972-674-672-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são fundamentalmente expositivas e as aulas práticas comportam a exemplificação de casos práticos e a realização de exercícios.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
48,00 |
|
|
| Trabalho escrito (grupo) |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
2012-05-08 |
| Trabalho escrito(individual) |
Trabalho escrito |
58,00 |
|
2012-06-22 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo e leituras para as aulas |
Estudo autónomo |
26 |
|
|
Total: |
26,00 |
|
Obtenção de frequência
Realização de todos os trabalhos definidos com nota mínima de 8 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho de grupo (incluindo a apresentação do trabalho): 50%
Trabalho individual (incluindo a apresentação do projeto): 50%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplica-se o mesmo tipo de avaliação dos estudantes ordinários.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação pode ser obtida recorrendo à reformulação do trabalho individual; o trabalho de grupo poderá ser melhorado na ocorrência seguinte da unidade curricular