Codicologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCI |
5 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Propõe-se o estudo do livro medieval (codex, daí o nome codicologia) na sua dimensão física, patrimonial, de testemunho de práticas culturais, de fonte histórica e de suporte de pensamento. O livro manuscrito medieval será abordado numa perspectiva arqueológica, enquanto património físico cuja tutela, conservação, descrição e restauro exige um conhecimento minucioso do que cada códice de um modo único e irrepetível testemunha. Assim, será feito um estudo directo ou sobre reproduções fieis das diferentes etapas do códice, desde o fabrico dos suportes de escrita, às técnicas de manufactura dos cadernos, das páginas e de cópia, aos tipos de textos transmitidos, ao curso do tempo e da história das instituições que levaram à sua destruição ou à sua preservação até aos dias de hoje. Será dada atenção à passagem da escrita manual de livros à reprodução mecânica dos textos através da impressão.
Programa
1. O estudo do livro manuscrito
1.1. Codicologia e arqueologia do livro
1.2. Metodologias em confronto
1.3. O vocabulário da codicologia
2. Os suportes da escrita
2.1. Pergaminho
2.2. Papel
2.3. Outros suportes
3. A preparação dos fascículos
4. A preparação da página
4.1. Modelos de página
4.2. A disposição do texto: “mise en page” e “mise en texte”
5. Os instrumentos e o acto da escrita
6. A escrita/transcrição do texto
6.1. Exemplar e copia
6.2. Texto e paratextos
6.3. Acidentes e erros de cópia
7. Conservação e circulação dos livros
7.1. A leitura
7.2. As bibliotecas
7.3. A circulação dos livros
8. A descrição e a conservação dos manuscritos
9. Do manuscrito ao livro impresso
9.1. Transmissão de modelos
9.2. Coexistência momentânea das duas técnicas
9.3. Os manuscritos modernos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica e trabalho prático em Biblioteca com manuscritos medievais e com quasi-originais (reproduções fieis de códices medievais). Estudo da bibliografia mais relevante. Trabalho prático de seminário, com apresentação de resultados de pesquisa e discussão pelos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
As definidas nas Normas de avaliação da FLUP e no Regulamento do Curso.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média da nota atribuída aos trabalhos e à participação.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos, mas cada aluno poderá propor trabalhos extra, que serão considerados, se integrados no trabalho realizado para o seminário.