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Codicologia

Código: MCI0011     Sigla: COD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 5 Plano de estudos oficial 1 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Propõe-se o estudo do livro medieval (codex, daí o nome codicologia) na sua dimensão física, patrimonial, de testemunho de práticas culturais, de fonte histórica e de suporte de pensamento. O livro manuscrito medieval será abordado numa perspectiva arqueológica, enquanto património físico cuja tutela, conservação, descrição e restauro exige um conhecimento minucioso do que cada códice de um modo único e irrepetível testemunha. Assim, será feito um estudo directo ou sobre reproduções fieis das diferentes etapas do códice, desde o fabrico dos suportes de escrita, às técnicas de manufactura dos cadernos, das páginas e de cópia, aos tipos de textos transmitidos, ao curso do tempo e da história das instituições que levaram à sua destruição ou à sua preservação até aos dias de hoje. Será dada atenção à passagem da escrita manual de livros à reprodução mecânica dos textos através da impressão.

Programa

1. O estudo do livro manuscrito
1.1. Codicologia e arqueologia do livro
1.2. Metodologias em confronto
1.3. O vocabulário da codicologia
2. Os suportes da escrita
2.1. Pergaminho
2.2. Papel
2.3. Outros suportes
3. A preparação dos fascículos
4. A preparação da página
4.1. Modelos de página
4.2. A disposição do texto: “mise en page” e “mise en texte”
5. Os instrumentos e o acto da escrita
6. A escrita/transcrição do texto
6.1. Exemplar e copia
6.2. Texto e paratextos
6.3. Acidentes e erros de cópia
7. Conservação e circulação dos livros
7.1. A leitura
7.2. As bibliotecas
7.3. A circulação dos livros
8. A descrição e a conservação dos manuscritos
9. Do manuscrito ao livro impresso
9.1. Transmissão de modelos
9.2. Coexistência momentânea das duas técnicas
9.3. Os manuscritos modernos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica e trabalho prático em Biblioteca com manuscritos medievais e com quasi-originais (reproduções fieis de códices medievais). Estudo da bibliografia mais relevante. Trabalho prático de seminário, com apresentação de resultados de pesquisa e discussão pelos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

As definidas nas Normas de avaliação da FLUP e no Regulamento do Curso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média da nota atribuída aos trabalhos e à participação.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos, mas cada aluno poderá propor trabalhos extra, que serão considerados, se integrados no trabalho realizado para o seminário.
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