Arquivos e Bibliotecas Digitais
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ao completar a disciplina, espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Estabelecer distinções entre repositórios digitais, arquivos digitais, bibliotecas digitais e sítios na web.
- Identificar domínios de aplicação dos repositórios digitais e dar exemplos de repositórios existentes, indicando as instituições que os acolhem e os tipos de colecções.
- Desenvolver uma biblioteca digital básica, com base numa colecção de documentos e recorrendo a software apropriado.
- Avaliar a biblioteca desenvolvida e contabilizar o esforço requerido para cada uma das tarefas.
- Analisar as diferenças entre as bibliotecas físicas e as digitais e seleccionar os aspectos em que estas requerem procedimentos diferentes para construção e manutenção.
- No projecto de uma biblioteca digital, identificar os requisitos em termos de tratamento de documentos, tecnologia e serviços e planear o seu desenvolvimento.
- Comparar características de sistemas existentes para a construção de repositórios digitais.
- Aplicar os conhecimentos de descrição de documentos à sua organização num repositório digital.
- Nomear alguns dos problemas em aberto na investigação nas Bibliotecas Digitais.
Programa
- Arquivos e bibliotecas digitais.
Características dos repositórios digitais. Domínios de aplicação. Questões sociais, económicas e técnicas.
- Objectos digitais.
Texto, imagem,multimédia. Formatos. Digitalização.
- Arquitecturas e modelos.
- Organização de colecções.
Descrição e meta-informação.
- Interface com o utilizador.
Modos de interacção. Pesquisa e modelos de utilizador.
- Plataformas de desenvolvimento de repositórios. Greenstone, DSpace, Fedora.
- Planeamento e implementação de uma biblioteca digital.
Uso do sistema de desenvolvimento de bibliotecas digitais Greenstone.
- Serviços sobre bibliotecas digitais.
- Gestão e preservação em repositórios digitais.
Requisitos e normas de descrição.
- Interoperabilidade em repositórios digitais.
Normas.
Bibliografia Obrigatória
Witten, Ian H.;
How to build a digital library. ISBN: 1-55860-790-0
Bibliografia Complementar
Michael Lesk; Understanding Digital Libraries , Morgan Kaufmann, 2005. ISBN: 1558609245
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são usadas para exposição da matéria, com referência para a bibliografia, e para a realização de pequenos exercícios que estimulem a aprendizagem.
Nas aulas práticas são discutidos temas propostos para investigação aos alunos, realizados trabalhos práticos sobre bibliotecas e arquivos digitais e apresentados os resultados dos trabalhos práticos.
Software
Greenstone Digital Library
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
| Exame Final |
Exame |
2,00 |
|
2008-07-31 |
| Trabalho Prático: Análise de uma Biblioteca Digital |
Trabalho escrito |
8,00 |
|
2008-03-31 |
| Trabalho Prático: Construção de um repositório com o Greenstone. |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2008-05-26 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo Individual. |
Estudo autónomo |
30 |
2008-07-31 |
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
Mínimos para obtenção de frequência:
50% avaliação prática
40% avaliação teórica
Fórmula de cálculo da classificação final
NotaTrabalhos: nota dos trabalhos práticos realizados em grupo.
NotaExame: nota obtida em exame, ao qual se é admitido após a realização dos trabalhos.
Final = 40% * NotaTrabalhos
+
60% * NotaExame
Provas e trabalhos especiais
Os exames ao abrigo de regimes especiais requerem a prévia realização dos trabalhos previstos na disciplina.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os exames ao abrigo de regimes especiais requerem a prévia realização dos trabalhos previstos na disciplina.
Melhoria de classificação
A componente prática pode ser melhorada na edição seguinte da disciplina. A componente de exame pode ser melhorada na época de recurso.