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Sistemas de Propulsão e Suspensão Automóvel

Código: EM0081     Sigla: SPSA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Produção e Engenharia Automóvel

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais e Processos Tecnológicos
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 8 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 70 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

a) Objectivos específicos:
Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos.


b) Resultados esperados
O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel.
No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.

Programa

1 – A evolução histórica do automóvel
2 – Sistemas de Propulsão
2.1 - Motores de combustão interna
Evoluções nos motores de combustão interna
Tipo de ciclos
Parâmetros de funcionamento
Estrutura dos motores
Motores a gasolina
Motores a diesel
2.1.1 - Princípios de funcionamento
Motores a 2 tempos
Motores a 4 tempos
Motores Wankel
2.1.2 - Motores a 2 tempos
Modo de funcionamento
Soluções construtivas: Porta Pistão,Admissão ao cárter por lamelas e Válvula rotativa
Diagramas de funcionamento: Admissão e Escape
2.1.3 - Motores a 4 tempos
Modo de funcionamento
Motores a gasolina: Soluções construtivas, Carburadores, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistemas de Ignição
Motores a diesel: Soluções construtivas, Bombas injectoras, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistema Common Rail
Sobre alimentação: Tipos de turbos, Compressores, Intercooler
2.1.4 – Combustíveis
Combustíveis de origem fóssil
Combustíveis alternativos:BioDiesel, Etanol, Metanol, GPL, Gás Natural, Hidrogénio
2.2 – Outros sistemas de propulsão
2.2.1 - Sistemas híbridos: Série e Paralelo
2.2.2 – Sistemas eléctricos: Com baterias, Pilhas de combustível
Desenvolvimento das células de combustível
Funcionamento de uma célula de combustível
2.3 – Sistemas anti-poluição
Catalizadores
Filtros de partículas
3 – Sistemas de transmissão
Caixas de velocidades: Manuais, Pilotadas, Automáticas, Sequenciais
Diferenciais
4 – Suspensões
Tipos de suspensão
Molas
Amortecedores

Bibliografia Obrigatória

Martins, Jorge; Motores de combustão interna. ISBN: 972-98726-8-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de análise de equipamento automóvel.
Sessões de montagem e desmontagem de componentes automóvel.
Aulas de acompanhamentos dos trabalhos em curso.
Aulas teórico-práticas proferidas por entidades externas
Visitas
Os alunos realizarão um trabalho teórico ou teórico-prático com apresentação pública

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica > Engenharia automóvel

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Exame Exame 2,00
Trabalho de pesquisa bibliografica Trabalho escrito 30,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo semanal Estudo autónomo 28
Preparação para exame Estudo autónomo 15
Visitas Frequência das aulas 10
Palestras/sessões de demonstração Frequência das aulas 7
Total: 60,00

Obtenção de frequência

Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final:
NF=A*0.3+B*0.3+C*0,3+D*0,1D
NF-nota final
A- Nota do teste
B- Media das notas dos relatórios várias actividades
C- Nota do Trabalho (relatório+apresentação)
D- Nota de avaliação prática


A- Nota de exame
B- Nota do trabalho

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame sobre toda a matéria e todas as actividades realizadas no âmbito da disciplina
Realização apresentação e defesa de um trabalho sobre um assunto abordado na disciplina (2 semanas de prazo de entrega)
NF=A*0.6+B*0.4
NF- nota final
A- Nota de exame
B- Nota do trabalho

Melhoria de classificação

Não aplicável
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