Sistemas de Propulsão e Suspensão Automóvel
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Produção e Engenharia Automóvel |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
a) Objectivos específicos:
Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos.
b) Resultados esperados
O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel.
No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.
Programa
1 – A evolução histórica do automóvel
2 – Sistemas de Propulsão
2.1 - Motores de combustão interna
Evoluções nos motores de combustão interna
Tipo de ciclos
Parâmetros de funcionamento
Estrutura dos motores
Motores a gasolina
Motores a diesel
2.1.1 - Princípios de funcionamento
Motores a 2 tempos
Motores a 4 tempos
Motores Wankel
2.1.2 - Motores a 2 tempos
Modo de funcionamento
Soluções construtivas: Porta Pistão,Admissão ao cárter por lamelas e Válvula rotativa
Diagramas de funcionamento: Admissão e Escape
2.1.3 - Motores a 4 tempos
Modo de funcionamento
Motores a gasolina: Soluções construtivas, Carburadores, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistemas de Ignição
Motores a diesel: Soluções construtivas, Bombas injectoras, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistema Common Rail
Sobre alimentação: Tipos de turbos, Compressores, Intercooler
2.1.4 – Combustíveis
Combustíveis de origem fóssil
Combustíveis alternativos:BioDiesel, Etanol, Metanol, GPL, Gás Natural, Hidrogénio
2.2 – Outros sistemas de propulsão
2.2.1 - Sistemas híbridos: Série e Paralelo
2.2.2 – Sistemas eléctricos: Com baterias, Pilhas de combustível
Desenvolvimento das células de combustível
Funcionamento de uma célula de combustível
2.3 – Sistemas anti-poluição
Catalizadores
Filtros de partículas
3 – Sistemas de transmissão
Caixas de velocidades: Manuais, Pilotadas, Automáticas, Sequenciais
Diferenciais
4 – Suspensões
Tipos de suspensão
Molas
Amortecedores
Bibliografia Obrigatória
Martins, Jorge;
Motores de combustão interna. ISBN: 972-98726-8-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de análise de equipamento automóvel.
Sessões de montagem e desmontagem de componentes automóvel.
Aulas de acompanhamentos dos trabalhos em curso.
Aulas teórico-práticas proferidas por entidades externas
Visitas
Os alunos realizarão um trabalho teórico ou teórico-prático com apresentação pública
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica > Engenharia automóvel
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
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Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
Trabalho de pesquisa bibliografica |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo semanal |
Estudo autónomo |
28 |
|
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
15 |
|
Visitas |
Frequência das aulas |
10 |
|
Palestras/sessões de demonstração |
Frequência das aulas |
7 |
|
|
Total: |
60,00 |
|
Obtenção de frequência
Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final:
NF=A*0.3+B*0.3+C*0,3+D*0,1D
NF-nota final
A- Nota do teste
B- Media das notas dos relatórios várias actividades
C- Nota do Trabalho (relatório+apresentação)
D- Nota de avaliação prática
A- Nota de exame
B- Nota do trabalho
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame sobre toda a matéria e todas as actividades realizadas no âmbito da disciplina
Realização apresentação e defesa de um trabalho sobre um assunto abordado na disciplina (2 semanas de prazo de entrega)
NF=A*0.6+B*0.4
NF- nota final
A- Nota de exame
B- Nota do trabalho
Melhoria de classificação
Não aplicável